"Em Concept, seu objetivo é adivinhar palavras por meio da associação de ícones."
E na real isso pode não ser tão simples como parece...
E certo.
Nunca vi pessoas jogando esse jogo da forma que o manual ensina (com dois jogadores dando as dicas). E na verdade o próprio manual acaba abrindo as regras para os jogadores alterarem o que desejarem.
Então, no vídeo mostrei as regras detalhadas como o manual indica, mas no texto vou tomar a liberdade de descrever o jogo na forma com que jogamos por aqui... com apenas um jogador dando dicas.
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Neste jogo, um jogador tenta expressar uma palavra ou frase para os outros jogadores, utilizando vários conceitos básicos espalhados no tabuleiro.
Então, quando você for o jogador das dicas, deve comprar uma carta da pilha, e escolher uma das linhas para ser a palavra ou frase da rodada.
Cada carta vem com 9 termos, sendo divididos entre fáceis, médios e difíceis.
Depois você deve usar os peões para tentar fazer os outros jogadores descobrirem o termo.
Você terá um peão em forma de interrogação, que é o mais importante. Ele sempre irá descrever o conceito mais básico e direto.
Em paralelo, você ainda poderá usar cubos da mesma cor para desenvolver este conceito.
Alguns termos são bem complexos, então, se desejar, você pode usar os peões extras para criar conceitos paralelos sobre o termo, junto com seus cubos.
Enquanto isso, os outros jogadores estão livres para falar tudo que acharem que pode ser o termo escondido.
Por exemplo:
Peão na figura de cubo. E marcadores em Preto, Branco, e girar.
Acredito que alguém já tenha falado "Dado".
Se um jogador acertar.
Ele recebe uma ficha de 2 pontos, o jogador que estava dando a dica ganha 1 ponto.
Se os jogadores desistirem, ninguém ganha ponto.
De qualquer forma, agora é a vez do próximo jogador comprar uma carta.
O jogo finaliza quanto todas as fichas de 2 pontos forem compradas.
E quem possuir a maior pontuação no final é o vencedor.
Seguem outros exemplos para você entender a brincadeira.
Respostas nos comentários.
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E ok.
Este é um daqueles jogos de entrada, bem família, que é mais divertido jogar do que vencer.
Por aqui, no primeiro grupo que apresentei o jogo, o pessoal curtiu a ideia, mas gostou mesmo é de pegar termos mais simples e acelerar o jogo. Desta forma você sabe que a palavra vai ser descoberta em algum momento, e a graça está na pressão de acertar antes dos outros jogadores.
Já em outro grupo, a diversão ficou por conta do desafio em expressar conceitos mais complexos, geralmente oscilando entre as palavras de nível médio e difícil. O jogo diminuiu um pouco sua velocidade, e alguns termos não chegaram nem perto de serem descobertos. Mas a sensação de acertar uma frase, e mesmo de ver alguém acertando uma frase que você desenvolveu é fantástica.
Em outro grupo, mais leve, o pessoal realmente ignorou os pontos de vitória. E a diversão ficou pela partida mesmo, como um verdadeiro passa tempo em família.
Depois desse relato já deu para ver que a versatilidade desse jogo me encanta.
A mecânica dele é muito simples, e acaba se adaptando à mesa a ponto de parecer um jogo diferente em cada grupo.
Mas de qualquer forma, em todos os grupos o jogo fluiu muito bem.
Na primeira rodada é comuns os jogadores darem uma engasgada em relação aos peões e o monte de cubos. Mas só é preciso um exemplo para que o jogo comece a caminhar bem.
Concept também merece destaque em relação a sua dificuldade maleável.
A ideia de separar os termos por dificuldade, e ainda deixar a escolha para o jogador é fantástica.
Existem alguns termos que os jogadores acertam quase que instantaneamente, só com o marcador de interrogação e um cubinho no tabuleiro. Do outro lado temos termos que os jogadores só vão identificar com todos os peões em jogo, e vários cubos (Olhe para o tabuleiro e tente dar dicas para a frase "Ficar a ver Navios").
Sem contar que também existem alguns termos no nível difícil que não tenho certeza se são possíveis. Mas isso acaba fazendo o desafio ser realmente tentador.
E como brinde, vale dizer que a versão nacional veio com termos "abrasileirados".
Você vai encontrar termos como "Dolly", "Machado de Assis", ou frases como "Meter o pé na jaca". Isso acabou sendo uma atração a parte nas jogatinas.
Agora, pontos negativos.
Concept tem uma tendencia a ser enjoativo, afinal ele é simples deeeemaaaisss.
Suas partidas na verdade são várias mini partidas em um jogo só né... Você vai passar pelas mesmas etapas várias e várias vezes.
O estranho é que isso contrasta com sua rejogabilidade. O jogo vem com muitas palavras, além da possibilidade de simplesmente ignorar as cartas e criar suas próprias regras para os termos.
Então é possível dizer que a rejogabilidade é infinita, mas você vai cansar em algum momento.
Outra questão é que a mecânica deste jogo é bem abstrata.
Alguns jogadores se sentem incomodados por não estar construindo ou avançando em nada durante a partida. O jogo cria um mini desafio a ser vencido, repete isso infinitamente, e em 10 min ninguém mais lembra quem ganhou.
E apesar de dizer isso, o jogo tem sim momentos memoráveis.
Algumas dicas são tão bem feitas que vão marcar a sua mesa para sempre. Mas no fundo, depende da criatividade, vontade e o quanto os jogadores se arriscam né.
No fim.
Jogo bem família, bem leve, e que se adapta ao tipo de mesa.
Exemplo 3.
Pessoa de roupa preta
País com bandeira branca e bola vermelha (Japão)
Noite + Morte (Mata de noite)
= Ninja
Exemplo 4.
Círculo Amarelo
Esporte/jogos/Música + Tv + Digital (Vídeo game)
Come + Morte (Come fantasmas)
= Pac Man
Exemplo 5.
Literatura Fantástica
Menina que usa vermelho, tem um brinquedo, e vai pra briga.
Menino de verde que pensa muito e se destaca pela fala.
Menina de amarelo que come... e come muuuiitooo (Muitos cubos no ícone).
Menino de vermelho e amarelo... que cheira (Não gosta de banho)
= Turma da Mônica
Por aqui a gente faz um cooperativo as vezes, esperando a galera toda chegar para jogar. Definimos um tempo, tipo 30 min, para ver quantas cartas conseguimos acertar. E vai rolando ou até o tempo acabar ou até chegar todo mundo, depende da vontade.