Sempre bom ouvir o podcast de vocês. Excelente qualidade.
Na minha opinião, o grande "porta-voz" entre o designer do jogo e o jogador é o manual. É nele que deve constar todas as informações relevantes para que a experiência criada pelo autor seja experimentada pelo jogador em sua forma plena. Nada me chateia mais do que ler uma manual mal escrito. Tudo bem que o designer gráfico ajude, mas o manual é o essencial.
O melhor manual que li até hoje foi o do Twilight Struggle, cheio de exemplos, muito bem organizado e, somado, um exemplo de andamento de partida.
Posto isto, gostaria de saber o que vocês acham dos manuais estilo "fantasy flight". Explico: em geral, são dois manuais; um deles possui uma descrição para começar a jogar, isto é, você não recebe todas as informações, apenas o básico para iniciar a partida. O segundo manual, mais completo, contém todas as regras em forma de glossário.
Eu sinceramente acho horrível, gosto de ter todas as informações antes de jogar. Mas acredito que seja um estilo adaptado para nova geração, que quer jogar logo e não gastar tempo no manual. Eu leio os dois, mas confesso que fica chato ler o segundo manual em forma de glossário. Acho que estou ficando velho e chato hahah, mas não gosto dessa forma de passar a informação. Prefiro ler um manual de 100 páginas do que ler dessa forma. E vocês?
Abraços
Luiz Alberto