Cara, q maluquice... rsrs.
Existem vários tipos de deficiência visual, e é legal fazer um jogo pra quem é color blind e tals, mas totalmente cego seria um desafio. Isso pois sem um conhecimento preciso do q está a sua volta fica difícil alocar um meeple, jogar uma carta, ou ver quanto saiu em um dado. O mais perto q eu consigo pensar pra sair essa sua ideia de cooperativo é q vc não possa ver algo, mas seus outros colegas conseguem. Tipo, Hanabi, ou o jogo q o pessoal estava jogando no bar em Bastardos Inglórios (o filme). Bem, ali não era cooperativo, mas a pessoa teria q acertar algo por dedução com base em coisas q os outros passam de dica.
Pra ser um jogo q não use nada de visão, tem q ser orientado por som (mais provavelmente), ou (mais dificilmente) tato. Até me lembrei das gincanas q tinha no buteco da faculdade, em q as pessoas reuniam grupos e tinham q adivinhar de qual filme eram as músicas tocadas. É legal, mas não é bem inclusivo, pois creio q filmes em geral não sejam assunto de grande interesse entre os cegos. Daria pra talvez colocar as pessoas para imitar sons, tipo o q se faz com mímica em muitos programas de TV, mas dessa vez com foco na audição. Mas teria pouca rejogabilidade. Sei lá.
Pensei aqui uns 15 minutos enquanto ia escrevendo, a melhor ideia q tive é a seguinte (embora bem diferente do seu tema): tenha um pool com 200 cartas ou mais, tipo do Codinomes, com coisas escritas. Se estiver em Braille até rola de cego jogar. Sorteie duas. Com uma palavra, tente transmitir a ideia das duas cartas pro seu colega de time. Crie um sistema de pontuação. Tipo, se o q recebeu a dica não puder adivinhar nenhuma das duas palavras em 10 tentativas, 0 pts. Se conseguir uma, sei lá, 3 pts. Conseguindo as duas, varia de acordo com o número de tentativas. Ainda precisaria de uma forma possível de marcar score.
Tomara q dê certo aí. Vai falando pra gente das suas ideias e quem sabe ajudamos mais.