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  3. Tzolk'in: O Calendário Maia
  4. Resenha: Tzolk'in: Nem todo jogo bom é bom pra todo mundo

Resenha: Tzolk'in: Nem todo jogo bom é bom pra todo mundo

Tzolk'in: O Calendário Maia
  • avatar
    andrekohn04/05/19 14:00
    avatar
    andrekohn
    04/05/19 14:00
    418 mensagens MD

    Aclamado como um dos melhores euros do mercado, posicionado entre os 50 melhores jogos no ranking do BGG, Tzolk'in: O calendário Maia da dupla Daniele Tascini e Simone Luciani tem tudo pra agradar quem curte um euro médio de estratégias a longo prazo. Ou será que não?

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/53c93_yz4mfl.jpg

    Tzolk'in: Inovação com as engrenagens

    No jogo, os jogadores representam diferentes tribos maias e podem, em seu turno, alocar ou retirar seus trabalhadores das engrenagens - uma parte inovadora muito interessante. Assim, ao alocar seu trabalhador em uma das engrenagens, o jogador prepara sua ação e, no futuro, ao retirar, irá de fato realizá-la. A jogada aqui é que, conforme o jogo passa, as engrenagens rodam e a ação que você preparou anteriormente fica mais poderosa.

    Conforme o jogo vai passando, então, os jogadores tentam marcar pontos de vitória, subir nas trilhas dos deuses - que podem gerar mais pontos de vitória e outros bônus - e angariar os famosos recursos de um jogo euro (madeira, milho, pedra, etc.) que servirão tanto para realizar ações quanto para construir tecnologias.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/16fca_yz4mfl.jpg

    Jogadores tentam subir nas trilhas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b8012_yz4mfl.jpg

    Conseguir tecnologias pode ser fundamental para vencer a partida.

    A mecânica das engrenagens é uma dinâmica muito diferente dentro de jogos de alocação de trabalhadores, fugindo um pouco do uso mais comum e óbvio dessa mecânica. As engrenagens é que fazem Tzolk'in ser um jogo diferente e uma  oxigenação do worker placement é muito bem-vinda.

    Mas, pra mim, isso não bastou.

    Com o passar das rodadas, Tzolk'in se mostrou um jogo muito mais burocrático e trabalhoso do que divertido. As rodadas inteiras se resumem a colocar ou tirar o trabalhador, angariar recursos e realizar uma ação burocrática. Depois, mais recursos para mais ações que já fizemos anteriormente. Depois, novamente isso. A parte mais divertida do jogo foi, de fato, girar as engrenagens - mas simplesmente por ser algo que não tem em nenhum outro boardgame.

    O jogo pede estratégias a longo prazo o tempo todo. Então, dificilmente você verá um momento "Caramba, que jogada linda vou fazer agora, vocês vão ficar de boca aberta!". Aquele momento em que um adversário faz uma jogada fabulosa e você não só parabeniza-o como fica com inveja, não ocorre. O que ocorre é a preparação de uma jogada OK que se inicia na rodada X e irá ocorrer 3 rodadas depois. E ninguém fica de boca aberta com aquilo. Interação entre os jogadores? Quase nenhuma. Cada um no seu quadrado, o que ajuda a transformar Tzolk'in em um jogo pacato demais, devagar demais (não em tempo de jogo, mas no sentimento que passa), sem emoção demais. 

    Daniele Tascini lançou recentemente o excelente Teotihuacan, que compartilha algumas mecânicas - embora não as engrenagens - e o tema pré-colombiano. A diferença é que Teotihuacan é tudo o que Tzolk'in é e mais. Tem mecânica diferente, tem trilhas a serem subidas, tem planejamento a longo-prazo, tem trabalhador pra alimentar. Mas além de tudo isso tem interação, jogadas espetaculares, emoção o tempo todo e passa uma dinâmica muito maior na mesa. Ou seja, é muito mais divertido.

    Jogar Tzolk'in é como morar numa cidadezinha pacata no interior do país, onde todo mundo se conhece, pouca coisa ocorre e o ritmo do dia-a-dia é lento. Já Teotihuacan é morar numa cidade que nunca dorme, onde a dinâmica do dia-a-dia é acelerada, parece que tudo pode acontecer e isso trás uma atividade muito divertida. Da escola italiana, tão falada recentemente aqui na Ludopedia, Grand Austria Hotel, As Viagens de Marco Polo e Lorenzo se mostraram bem mais divertidos que Tzolk'in, apesar da inovação com as engrenagens.

    "Ah, mas você então só deve curtir ameritrash para não gostar de Tzolk'in". Olha, curto muito ameritrash, mas Lisboa, Terraforming Mars, The Gallerist e Teotihuacan estão entre os meus jogos preferidos. A questão aqui é que Tzolk'in tem um ritmo cadenciado demais, monótono demais. 

    Isso faz de Tzolk'in um jogo ruim? Longe disso. Tzolk'in é um jogo extremamente sólido e que traz uma inovação no "desgastado" worker placement. Mas não vai agradar a todos, especialmente quem curte ver jogadas incríveis acontecendo diante de seus olhos, procura um mínimo de interação nos jogos e evita jogos burocráticos.

    Tzolk'in é a prova de que nem todo jogo bom vai ser bom pra todos. É a ilustração perfeita de que o determinismo deve ter cada vez menos espaço no hobby, afinal, nada agrega. Tzolk'in é top 50 do BGG, adorado na Ludopedia, possui mecânicas sólidas e até inovação do worker placement. E ainda assim não agradou. 

    É evidente pelos seus rankings e notas nos portais de boardgames que o jogo é adorado por muitos. Mas se você não curtiu Tzolk'in, sem problemas, amigo. Tem mais gente por aí como você.


    Curtiu? Veja outros textos do canal:
    Resenha: Grand Austria Hotel: 5 estrelas ou meia-boca? 
    Resenha: Teotihuacan 
    Resenha: Fog of Love, o amor está no ar - mas não para todos 
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    Comentários:

  • RMaia8
    2267 mensagens MD
    avatar
    RMaia804/05/19 14:56
    RMaia8 » 04/05/19 14:56

    Que estranho.... parece que fui eu quem escreveu esse texto. Tenho EXATAMENTE o mesmo sentimento sobre esse jogo, e sobre a comparação dele com o mais que excelente Teotihuacan.

    Assino embaixo!!!

    15
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato04/05/19 15:07
    edeodato » 04/05/19 15:07

    Cara, discordo veementemente!

    Se faltou um momento "nossa que combo maravilhoso" é porque ainda não sabem ler o jogo. Quer um exemplo? Assista o gameplay do Coelho e veja uma jogada que ele faz que é de tirar o chapéu!

    Engraçado que quando gostamos do jogo o "produzir recursos e realizar ações" é visto como tático, quando não gostamos é burocrático. E admito esse feelling em outros jogos.

    Enfim, uma pena não ter gostado de Tzolk'in. Um jogo que força muito a estratégia e o pensamento futuro. Não consigo ver Lisboa (top 10 meu) ser menos burocrático ou cadenciado que Tzolk'in - ao contrário, o excesso de regras pode deixar até mais.

    Tzolk'in aqui não é top 10, mas é um jogão que sempre vê mesa e sempre que alguém chamar eu vou topar na hora! 

    Abraços

    22
  • LABRC
    137 mensagens MD
    avatar
    LABRC04/05/19 15:10
    LABRC » 04/05/19 15:10


    Excelente texto! Embora faça a crítica ao Tzolk’in, é respeitoso e consistente.

    5
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn04/05/19 17:31
    andrekohn » 04/05/19 17:31

    edeodato::Cara, discordo veementemente!

    Se faltou um momento "nossa que combo maravilhoso" é porque ainda não sabem ler o jogo. Quer um exemplo? Assista o gameplay do Coelho e veja uma jogada que ele faz que é de tirar o chapéu!

    Engraçado que quando gostamos do jogo o "produzir recursos e realizar ações" é visto como tático, quando não gostamos é burocrático. E admito esse feelling em outros jogos.

    Enfim, uma pena não ter gostado de Tzolk'in. Um jogo que força muito a estratégia e o pensamento futuro. Não consigo ver Lisboa (top 10 meu) ser menos burocrático ou cadenciado que Tzolk'in - ao contrário, o excesso de regras pode deixar até mais.

    Tzolk'in aqui não é top 10, mas é um jogão que sempre vê mesa e sempre que alguém chamar eu vou topar na hora! 

    Abraços

    Sem problemas em discordar! Tanto é que irei também discordar da resposta :)

    A questão de "não saber ler o jogo", concordo em partes. Não sou expert no jogo, longe disso, mas ficou claro que essas situações não são muito frequentes. Veja bem, não disse que não existe, mas que é raro e muito trabalhoso pra ocorrer. No Teotihuacan, por exemplo, é muito mais frequente ver isso, portanto, pra mim, mais divertido.

    Com relação ao Lisboa ser mais burocrático, discordo fortemente. Primeiro pq a temática é bem amarrada e presente, deixando as ações menos enfadonhas e, de novo, mais divertidas. Segundo pq você não está repetindo a mesma coisa o tempo todo. Em Tzolk'in, assim como em muitos euros, o core do jogo é: alocar trabalhador, gerar recurso, fazer ação pra ganhar pontos. Enquanto em Lisboa - que também dá mais margem para jogadas grandiosas -, você tem que manejar sua mão de cartas, pode visitar um nobre - o que gera uma oprtunidade pros adversários, tendo aqui a interação que falta em Tzolk'in -, ou colocar uma carta no portfólio. Nessas ações você tenta colocar meeples nos escritórios, pegar projetos, gerar dinheiro, impedir que o adversário te siga, gerar influência, desmontar o quebra-cabeça das ruas...e apenas uma pequena parcela disso é "gerar recursos" para fazer as ações. Enquanto em Tzolk'in você se pega fazendo repetidas vezes a mesma coisa, em Lisboa não. Quando digo que Tzolk'in é burocrático não me refiro às regras, mas às ações feitas ao longo do jogo. 

    No fundo, como disse, Tzolk'in é um bom jogo, mas não para todos - certamente não para mim (e isso não é problema nenhum).

    7
  • Paulo_Segundo
    821 mensagens MD
    avatar
    Paulo_Segundo04/05/19 19:59
    Paulo_Segundo » 04/05/19 19:59

    RMaia8::Que estranho.... parece que fui eu quem escreveu esse texto. Tenho EXATAMENTE o mesmo sentimento sobre esse jogo, e sobre a comparação dele com o mais que excelente Teotihuacan.

    Assino embaixo!!!

    Dois membros!
    Tzolkin me deu foi sono...

    3
  • diogoilho
    194 mensagens MD
    avatar
    diogoilho04/05/19 21:10
    diogoilho » 04/05/19 21:10

    andrekohn::

    Com o passar das rodadas, Tzolk'in se mostrou um jogo muito mais burocrático e trabalhoso do que divertido. As rodadas inteiras se resumem a colocar ou tirar o trabalhador, angariar recursos e realizar uma ação burocrática. Depois, mais recursos para mais ações que já fizemos anteriormente. Depois, novamente isso. A parte mais divertida do jogo foi, de fato, girar as engrenagens - mas simplesmente por ser algo que não tem em nenhum outro boardgame.

    Matou a pau.... review pode se resumir a isso. Talvez so colocaria o comentario a mais do fato do jogo ter "jogadas ensaiadas" que dividem os jogadores entre quem sabe, e os que não sabe, com um abismo enorme entre os dois grupos.

    6
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique04/05/19 22:27
    bhenrique » 04/05/19 22:27

    Opa, bacana o review, parabéns, apesar de discordar da conclusão rs... acho que penso um pouco como o @edeodato nessa

    Vale ressaltar que são só opiniões diferentes, então não acho que há certo ou errado, mas pra mim tzolkin é justamente um jogo de grandes jogadas rs, o ponto é que você precisa desenhar uma estratégia bastante antecipada para isso e passar boa parte do jogo preparando essas "lacradas" kkkk.

    Sou suspeito pois acho tzolkin genial e sou muito fã de jogos de planejamento de ações (Zhanguo que o diga) e tzolkin é um dos melhores que se propõe a isso. Mas é muito comum ver mesa com pessoas que olham e tabuleiro e não sabem o que fazer pois invariavelmente não há opções de ações imediatas (a única é a de pegar o primeiro jogador e os milhos da engrenagem) e isso eu acho genial, pois é um jogo que exige uma definição de estratégia a longo prazo e essa visão no início da partida de como o jogo pode progredir não é tão trivial. E tudo isso com uma simplicidade absurda de regras. Tanto que já acho teotihuacan uma requentada no tzolkin, com uma mecanica ou outra a mais principalmente pra enfiar uma piramide no meio do tabuleiro e gerar hype, uma roupagem diferente, um pouco mais de interação e mais regras, mas a base do tzolkin é facilmente identificada ali. 

    Claro que o teotihucan é um ótimo jogo (pois só o fato de ter tzolkin como uma referência já o credencia para tanto) mas ainda fico com o seu big daddy rs...

    Na onda dos italianos, pelo menos até aqui, continuo com os clássicos, tzolkin e marco polo (com veneza) e o colocaria o calimala ai pra fechar uma santa trindade.

    12
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz05/05/19 04:49
    leandrofvaz » 05/05/19 04:49

    Tzolk'in é um dos jogos mais cerebrais que conheço, e também é um dos meus prediletos. Sinceramente, eu ainda prefiro ele ao Teotihuacan, acho um jogo mais robusto e melhor concluído [mas não significa que Teotihuacan não seja bem concluído, pelo contrário]. 


    Entretanto, Tzolk'in é extremamente punitivo e precisa de dedicação, não é um jogo que se pega na primeira, segunda ou terceira partida, também não é um jogo que se domina na décima.

    A diferença entre um bom jogador de Tzolk'in, que se dedicou à ele [e para isso tem que gostar desse jogo], de um jogador de primeira viagem pode ser uns "míseros" 100 pontos. É como fazer 150 pontos e o outro 50. E é exatamente isso que gosto nesse jogo, ele premia a insistência e dedicação. Para quem quer jogar em alto nível e aprender a fazer essas jogadas "inusitadas" que se esperou dele nesse post, sugiro o treino [na Internet mesmo se for a opção], pois ele é um jogo de camadas. 


    Novamente ressalto. Aprendendo agora? 40, 50, 60 pontos e um pouco de frustração. Já consegue visualizar o jogo? 110, 120, 150 pontos. E sem falsa modéstia, se eu terminar um partida e 3 jogadores [que é o melhor formato para mim], com menos de 95 pontos, ou  o jogo foi muito marcado ou eu joguei muito mal.

    13
  • LeoMuinhos
    50 mensagens MD
    avatar
    LeoMuinhos05/05/19 05:28
    LeoMuinhos » 05/05/19 05:28

    Exatamente isso!
    A minha primeira impressão foi de ser um grande jogo, mas essa impressão foi passando e já o vejo da mesma forma descrita no texto.

    0
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Tzolk'in: O Calendário Maia - Resenha: Tzolk'in: Nem todo jogo bom é bom pra todo mundo
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