Com menos de uma semana de campanha, Sereias conseguiu na última sexta-feira (26) bater 100% da meta no financiamento coletivo. Coincidentemente, no mesmo dia já estava marcada uma live com as responsáveis pelo belo visual do jogo: Mariana Livraes (ilustração) e Jessica Lang (design gráfico).
O novo lançamento da editora Potato Cat tem chamado bastante atenção por sua arte que, além de extremamente bonita, apresenta uma representação feminina diversa e não sexualizada. Conversamos com Mariana sobre como foi o processo de criação das personagens do jogo e com Jéssica sobre como é seu trabalho em cima da arte depois de criada e na elaboração da iconografia.
Assim como Mariana, Jéssica também trabalha com ilustração, sendo a responsável pela arte do Café Express. Então ambas puderam falar sobre como enxergam a questão da representação feminina nas artes em geral, levando em consideração suas experiências como artistas.
Um dos pontos abordados, usando o exemplo da questão temática do Sereias, foi sobre como a sexualização não é algo intrínseco a nudez. Na verdade, ela está relacionada mais a intencionalidade do artista. Por isso, mesmo estando com uma parte de seus corpos expostos, as personagens não ficaram objetificadas.
Clica no vídeo abaixo para saber muito mais sobre a arte do Sereias:
Na verdade faz sentido a sereia ser sensual ja que na sua história clássica, elas faziam uso de sua aparência sensual para afogar pescadores e piratas.
Eu deixaria de lado o fator "feminista" nesse caso, porque sereia é além de um mito, uma espécie não humana, não é uma mulher.
Gente, poderiam descrever o que estão considerando "sexualizado" nas artes? Como é um conceito que varia muito de pessoa pra pessoa, seria interessante a gente saber! Nos eventos, geralmente o que tem chamado a atenção das pessoas no primeiro momento é a diversidade étnica e de físicos, mas observamos aqui aqui em fóruns da Ludopedia acabaram surgindo comentários nesse sentido.
Na minha visão, por exemplo, algo é sexualizado quando é representado com traços sensuais de forma incompatível e/ou incoerente com a referência ou o contexto. Desse modo, eu nunca consegui ver sexualização nas artes de sereias da Mariana, tendo em vista a referência mitológica delas - inclusive o fato de elas estarem com os seios cobertos eu até vi como um "extra" por conta do jogo ser familiar.