Quando eu comecei o canal eu queria abrir um espaço para compartilhar um pouco do gosto que tenho pelo RPG que foi o hobby que veio bem antes do meu contato com os jogos modernos de tabuleiro. No primeiro tópico do canal eu contei como comecei a jogar RPG na minha adolescência.
Mas o que é o RPG ? A resposta mais óbvia é que ele é um jogo de interpretação de papéis.
Se formos analisar friamente jogar RPG é exercitar sua imaginação. É conseguir construir um mundo paralelo sem limitações e cheio de perigos, desafios e aventuras. É conseguir visualizar nas suas mãos uma espada Vorpal e utilizar a mesma para cortar em pedacinhos dezenas de Goblins e Orcs. Quem nunca fez isso ?
Não sei vocês mas eu já joguei no intervalo das aulas, durante as aulas (meu garoto que não leia isso rs), já joguei na praça, na rua em frente de casa, em qualquer lugar literalmente. nunca nos importamos se estavamos passando vergonha ou se tinha o mundo olhando para você. Não nos importavamos onde estavamos jogando.
Mas o tempo passa. Vamos crescendo e virando adultos. Responsabilidades, afazeres, projetos, estudo, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, mercado de trabalho, etc. Muda nosso ambiente, nosso gerenciamento de tempo. Para agravar ficamos cada vez mais conectados. Cada vez passamos mais e mais tempo online. Não desgrudamos dos nossos smartphones. Acho que para muitos a última atividade do dia é checar seus emails e mensagens antes de dormir e a primeira ação ao acordar é a mesma coisa.
O crescimento dos modernos jogos de tabuleiro tem conseguido tirar os jogadores por alguns momentos desse mundo digital. Sempre que iniciamos uma jogatina temos certeza que iremos passar algumas horas bem divertidas.
Esse movimento offline dos Jogos de Tabuleiro não é uma moda, eu vejo como uma nova forma de interagir, de voltar a socialização pessoal, seja com a família ou amigos. Sem falar que as possibilidades envolvendo os jogos de tabuleiro são enormes nas áreas da educação e treinamento corporativo.
Mas a pergunta que fica é: Por que paramos com o RPG ??
Será que é porque não temos tempos para longas partidas ? Mas quantas vezes não passamos 4h horas jogando Eldrich Horror ou Zombicide ?
É a dificuldade para se organizar as agendas do grupo ? Mas não conseguimos marcar nossas jogatinas ?
Será que é por que os componentes do jogo de tabuleiro fornecem uma “desculpa” mais fácil para um grupo de marmanjos se sentar em torno de uma mesa e jogar ?
Ou será que com o passar do tempo perdemos nossa capacidade de IMAGINAR ? Será que chegamos num ponto onde perdemos a capacidade de criar mundos, aventuras some ?
Ou será que acabamos nos consideramos adultos e maduros demais para ficarmos sentados em torno de uma mesa com folhas de papel, às vezes algumas miniaturas, contando nossas histórias.
Já pensou nisso ? Já pensou por que paramos de jogar RPG ??
Te convido a parar por 5 minutos e refletir sobre isso. que tal lembrar de suas experiências, suas aventuras, até a compartilhar esses momentos conosco ?
E lembre-se da próxima vez que ver um grupo de crianças correndo pelo parque ou nos “plays” da vida e brincando de “Polícia e Ladrão” não olhe para eles como crianças terríveis e sim como pessoas que ainda tem dentro de si o poder de sonhar, de imaginar. Quem sabe isso te faça lembrar que você também tem esse poder dentro de você e te motive a pegar seus antigos livros (sim pode ser a 2ª Ed do AD&D ou a 1ª do GURPS) chamar seus amigos e voltar a enfrentar Goblins e Orcs para salvar um reino de um destino cruel.
Um abraço a todos e na dúvida sempre rolem a sanidade.