DWilliam::Joguei e mestrei RPG principalmente nos anos 90. Não posso dizer pelos outros, mas as minhas principais motivações para parar foram:
- Necessidade de partidas de longa durações em formato campanha com as mesmas pessoas para extrair o potencial do jogo (desafio da sincronia de agendas);
- Frustração em relação ao tempo investido (muitas campanhas sem fim ou com desfecho ruim por diversos motivos);
- Dependência de mestre/narrador, que ainda por cima precisa ter várias habilidades para desempenhar bem sua função;
- E mesmo com regras em excesso, muitas vezes me deparava com falhas em relação a equilíbrio (seja balanceamento entre personagens, de sorte, verossimilhança, etc, etc) ou cobertura para diversas situações (dando ainda mais peso para a subjetividade do mestre/narrador).
Mesmo com tudo isso, espero voltar a mestrar/jogar algo de curta duração (?) para breve. Considero RPG um nicho dos nossos queridos jogos de mesa, e por mais que tenha tido alguns problemas no passado, tive muitas horas de diversão também. Só não acho que irão ocupar o mesmo espaço de antes.
Eu acho essa questão de tempo de jogo meio relativa. Há diversos board games que exigem horas e horas de investimento e não garantem diversão. Já joguei partidas de Tta, twilight Imperium, Mage Knight, trickerion, arkwright, eldritch horror, forge war, dentre outros, que duraram mais de 4 ou 5 horas e não geraram uma boa experiência. Em 4 ou 5 horas é possível jogar uma aventura de RPG tranquilamente...
Sim, um mestre é necessário. Mas a diversão do mestre, mesmo diferente, existe (eu, pelo menos, me divertia muito quando mestrava). Principalmente porque ele vê o mundo e a história que ele criou tomando vida com os jogadores. Sim, cansa. Mas eu achava um cansaço "bom".
O balanceamento do D&D, ou a falta dele, nunca me incomodou. Entendo quem se importa com isso, mas eu acho até um dos aspectos positivos do sistema. Isso gera momentos engraçados e contribui pra diversão. Não sei, mas me parece que se o sistema fosse perfeitamente balanceadinho, isto tiraria um pouco da graça do jogo.