4. PRIMEIRAS IMPRESSÕES E DICAS
A habilidade “munições de reserva” pode parecer um tanto “cara” a primeira vista, porém, é um recurso muito valioso quando bem utilizado. De fato, usar 2 bens de comércio assim atoa pode ser um grande desperdício, mas em determinadas situações esses recursos podem sair baratos até demais. Uma re-rolagem bem feita pode significar as vezes 4-5 acertos a mais no seu oponente; e menos acertos em você, uma vez que essas naves derrubadas não lhe causarão danos em TODOS os próximos turnos. Dessa forma, 2 bens de comércio bem gastos, podem significar um ganho em recursos incalculável! É claro que quanto mais naves em campo, melhor o uso desta habilidade, portanto: Dica n° 1: Use munições de reserva em combates maiores, e logo no primeiro turno do combate, para reduzir o dano médio a ser tomado nos próximos turnos. Lembre-se que você escolhe se irá utilizar a habilidade ANTES de rolar os dados, ou seja, não dá para escolher a habilidade após um resultado ruim de ataque. Dessa forma, trabalhe no conceito de risco médio, as vezes a habilidade terá pouco impacto, em outras você ganhará muitos acertos adicionais.
Apesar do baixo nível de comércio (2 commodities), a quantidade de recursos fornecida pelo sistema natal dá aos Letnev um dos maiores “incomings” do jogo. Commodities nem sempre são trocadas ou renovadas, no entanto, em toda rodada seu sistema natal irá gerar mais recursos do que os de seus oponentes.
O comércio fraco faz com que bens de comércio se tornem raridade para você. O problema é que você eventualmente precisará desses bens para utilizar sua habilidade de raça. Dica n° 2: Tente sempre guardar bens de comércio para utilizar em momentos críticos de BATALHA. Lembre-se que você tem uma boa quantidade de recursos vinda de planetas para usar na produção e nas tecnologias.
A tecnologia dos escudos não-euclidianos é o ponto onde os Letnev se destacam. Com essa habilidade você consegue absorver quantidades absurdas de dano sem perder sequer uma nave. Apenas 3 tipos de naves possuem o “suportar dano”: Encouraçado, Sol Bélico e a sua Flagship. Como um encouraçado custa 3x menos que um sol bélico, e cada um terá a mesma capacidade de suportar 2 danos, fica aqui a Dica n°3: INVISTA PESADO EM ENCOURAÇADOS. Com uma boa frota dessas naves, você consegue atacar constantemente seus adversários sem assumir grandes prejuízos. Imagine, 3 encouraçados seguram 6 danos sem sequer serem destruídos. Lembre-se que sua flagship também terá essa tecnologia, e essa nave pode ser reparada a CADA rodada. Vale lembrar também que esta tecnologia precisa de duas tecnologias vermelhas, o que pode dificultar para obtê-la logo de início.
As prioridades de tecnologias serão tratadas com mais detalhes numa próxima seção, mas já adiantando, os Letnev não devem ser nada econômicos nesse campo; Além disso, estando em combate constante, mesmo que você tenha uma boa mitigação de danos, perdas são inevitáveis, e encouraçados não são baratos. Dica n°4: Foque em captar planetas com recursos e como sua influência será escassa, procure salva-la para usar na carta de “liderança”, para obter mais tokens de comando.
Atacar constantemente os adversários causará uma boa discórdia com você, o que prejudica no comércio e política. Tendo em mente estes fatores, entenda que sua diplomacia no jogo é fraquíssima, ou seja, a política de boa vizinhança não vai colar. Dica n° 5: Seja o BADASS da mesa, influencie na política e comércio através do medo. Você será odiado, como fazer seus amigos votarem em seu favor, ou comercializarem/negociarem contigo? Simples, através do MEDO. Negocie sempre ameaçando. Ou o adversário faz o que você pede, ou você o atacará! Quem toma o maior prejuízo?