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  4. Donning The Purple - Qual o preço do poder? #A21

Donning The Purple - Qual o preço do poder? #A21

Donning the Purple
  • avatar
    bhenrique15/04/19 09:30
    avatar
    bhenrique
    15/04/19 09:30
    508 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/32bd9_105980_m.jpg


    No ano de 192 depois de cristo, Roma era governada pelo imperador Commodus, que entre as muitas controvérsias de seu reinado, criou os jogos plebeus onde lutava como Gladiador (e vencia todas as lutas) e forçou o senado a proclamá-lo um Deus vivo, filho de Júpiter, tendo estátuas megalomaníacas espalhadas pela cidade à semelhança de Hércules. Chegou a renomear a cidade de Roma para  Colonia Lucia Annia Commodiana e os meses do Calendário com cada um dos seus 12 nomes. Nem as legiões romanas escaparam de sua "humildade" passando a se chamarem de  Commodianae. 

    Não é de se estranhar que tamanha prepotência deixasse a galera de saco cheio e logo tentassem tirar a coroa de louros de Commodus, após sua concubina Márcia falhar na tentativa de matá-lo envenenado, os conspiradores mudaram de estratégia enviando seu companehiro de treino de luta Narcissus, que foi bem sucedido em um estrangulamento durante o banho do imperador. 

    O ano seguinte, 193 AD, foi caótico e mergulhou Roma em uma guerra civil sem proporções, com uma alternância no titulo de imperador que gerou 5 "Ceasars" diferentes no mesmo ano. Bastava subir ao trono para se tornar um alvo e ser assassinado, enquanto Roma e os territórios adjacentes do império sofriam com invasões bárbaras e o desafio de boas colheitas para manter o povo minimamente satisfeito.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1c04f_hwbige.jpg


    Visão Geral

    É nesse cenário absolutamente caótico que se ambienta Donning The Purple (Vestindo o Roxo em tradução livre, nome devido a túnica roxa que os imperadores usavam na época). Um jogo assimétrico para 3 jogadores (apesar de haver variações para 2 e solo) onde um  começa no papel de imperador romano com interessantes bônus e poderes mas também com as responsabilidades de conter o avanço das invasões inimigas e alimentar o povo, sendo que seu trabalho pode ser bastante atrapalhado pelo senado que está sempre conspirando pelas suas costas ou pela ganância de seu herdeiro espreitando o melhor momento de vestir a cor púrpura.

    E é esse mecanismo assimétrico não permanente que faz Donning the Purple ser tão bacana. Para deixar mais claro, no início da partida um jogador assume o papel de Imperador, outro de líder do senado e outro de herdeiro. São assimetrias sutis, porém que podem a qualquer momento se alternarem entre os jogadores e guinarem o rumo da partida. Disse que as assimetrias são sutis, mas o imperador é um papel que todos irão querer assumir em algum momento, e a beleza está fundamentalmente nessa busca pelo poder.
     
    Isso pois Donning é um jogo de apenas 4 turnos (divididos em 8 fases) e pouquíssimos pontos. E o imperador é o único jogador que invariavelmente pontuará em todo turno. No entanto, parafraseando Uncle Ben, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Primeiro pelo fato de pintar um alvo em suas costas. Ao virar imperador o jogador se torna passível de assassinato pelos outros à mesa. Além disso, também assume a gestão da produção de alimento para as províncias do império, bem como a contenção das invasões bárbaras. Tudo isso influencia no nível de felicidade do povo romano que se for mantido em níveis elevados até o final do ano, irá gerar muitos pontos a quem controlar o imperador, mas se chegar a zero causará a morte do César pelas mãos de uma população em revolta.

    As mecânicas são extremamente simples, porém com uma dose de aleatoriedade e caos bem elevadas. Vou passar de uma forma bem geral e sem entrar em detalhes pelas fases para que fique mais fácil a compreensão do jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dbade_hwbige.jpg


    O Funcionamento do jogo

    • Nas fases iniciais do ano/turno, através de uma rolagem de dados, inimigos entram nas quatro regiões do tabuleiro e se movem em direção as capitais. Vale ressaltar aqui que o jogo tem duas condições de final de partida onde todos perdem. Se todos os 28 tokens de inimigos entrarem no tabuleiro, ou se as 4 capitais forem invadidas pelos inimigos. A entrada e avanço desses inimigos pode ser contida ou pelas legiões romanas (gerenciadas pelo imperador) ou pelos peões de cada jogador que podem combater numa ação de movimentação. A decisão de limpar forças inimigas do território é extremamente importante para os jogadores, principalmente para o imperador. Pois ao mesmo tempo que regiões ocupadas pelo inimigo não geram receita para o império, elas também não demandam custo de alimentação e equilibrar essa balança é uma tarefa extremamente inteligente e divertida.


    • Em seguida há a fase de colheita, onde se confere províncias que geram grãos em regiões que não estejam com token de fome para ver quanto de safra o império terá para alimentar cada uma dessas províncias (que não estejam invadidas pelos bárbaros). Dificilmente haverá uma safra grande suficiente para isso, porém o império poderá comprar o alimento que falta de acordo com o preço dos grãos em uma trilha a parte do tabuleiro


    • Então entram as cartas de evento, e aí que o caos impera. O imperador saca 5 cartas e resolve elas em ordem. Essa fase é curiosa pois gera um fator que geralmente não me agrada em jogos, mas que aqui se torna um sistema de adequação sem precedentes pro tema. Que é a aleatoriedade. As cartas contam com Conspirações, tentativas de assassinatos, invasões inimigas, escassez na colheita e até erupções vulcânicas que tornam completamente imprevisível o desenvolver do turno. Desde elevar o preço dos grãos a um nível quase impraticável para abastecer todo povo, até provocar a morte do imperador. 


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dd74b_hwbige.jpg


    • A partir daí, os jogadores devem decidir como reagir aos eventos do ano, entrando na principal fase do jogo que é a de seleção de ações (em um sistema simples de "workerplacement" nos playerboards individuais) iniciando sempre pelo imperador que pode selecionar até 3 ações e seguindo em sentido horário os demais jogadores com 2 ações cada. As ações são simples como construir propriedades e monumentos para obter fontes de receitas e bônus, mover seu peão para combater invasores ou posicioná-los para proteger suas construções, subornar o senado para tomar seu controle, ou tentar assassinar o imperador ou o senador influente gerando alternância nesses postos. Um parêntese importante: Tirando o assassinato todas as ações podem ser copiadas pelos jogadores não ativos fora de seu turno diminuindo pra quase zero o downtime do jogo e gerando escolhas extremamente estratégicas, pois o mecanismo de seleção de ação também significa "gastar pontos de vida"


    • Vamos então para a fase de construções. As ações de construção não entram imediatamente no tabuleiro, quando um jogador resolve desenvolver algum monumento, propriedade ou aqueduto, esses entram numa fila de construção, somente após as ações dos jogadores passamos pra fase onde  entram no tabuleiro as quatro primeiras edificações dessa fila. Sendo que o jogador com influência no senado pode efetuar a troca de duas construções na ordem da fila. 


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/55b85_hwbige.jpg


    • Em seguida há a alimentação do povo romano, responsabilidade do imperador de pagar para cada uma das 25 províncias um token de comida. Sendo que para isso ele contará com a produção da colheita na fase 2 mais a compra dos alimentos para cada província restante. Para cada território não alimentado, o grau de satisfação do povo romano desce um nível. Lembrando que esse grau de satisfação define a quantidade de pontos do jogador que controla o imperador (1 a 5) e que se chegar a zero o imperador é assassinado pelo povo faminto e revoltado.


    • Por fim, uma fase de income (pagamento de impostos) onde cada jogador com uma propriedade construida (em uma região não faminta) ganha 5 moedas por propriedade e o imperador além disso ganha 1 moeda por provincia sem invasões bárbaras e também sem token de fome na região onde se localiza.


    O Final do ano (ou turno) é marcado apenas pela conferência das condições de fim de jogo (e derrota de todos os jogadores) e pela pontuação do imperador de acordo com a trilha de felicidade do povo.

    Impressões finais

    Antes de mais nada, Donning the Purple é altamente indicado para jogadores que curtem jogos temáticos, com uma interação alta em um ambiente competitivo e cruel, seus esforços podem não só irem por água abaixo como também recompensarem outro jogador.

    A interação altíssima temperada com um caos de aleatoriedade dos eventos e com um sistema de cartas que podem ser jogadas a qualquer momento (mesmo fora do seu turno),  provocam mudanças constantes de cenários que traduzem para os jogadores uma necessidade permanente de se ajustarem a todo momento, pensando em cada movimento e escolha durante a partida. 

    O sistema de assimetria é simples (ainda mais se compararmos com jogos como root, vast e piorando ainda mais subindo para os COINs) mas suficientemente bem desenvolvido para promover um estado de tensão elevadíssimo, pois esse é um jogo onde todos irão querer ser o imperador, já que é nesse papel onde se encontram o maior número de pontos, porém saber a hora certa de promover a sucessão é fundamental, e assumir o império sem ter a capacidade de lidar com todas as responsabilidades que esse papel traz pode ser devastador. E como Imperador, manter Roma em ordem é fundamental, mas nem tanto ao ponto de seu sucessor que espreita às sombras planejando seu assassinato,  tirar proveito de todo seu trabalho árduo e receber os SUADOS pontos de glória por seus feitos. 

    A pressão das invasões bárbaras que podem triggar o fim do jogo com derrota da mesa e a linda escolha que todos tem em combater os invasores é outro sistema genial, pois limpar o tabuleiro desses bárbaros, podem gerar bônus imediato para o jogador (através de dados de bonificação para cada inimigo combatido) mas também aumenta a felicidade do povo gerando mais pontos para quem for o imperador, esse por sua vez precisa pensar bem o quão limpo quer o tabuleiro dos inimigos, pois apesar de fazer mais pontos, aumenta sua responsabilidade de alimentar mais provincias, e caso não seja bem sucedido não chegará vivo ao final do turno para receber esses pontos que alguém recebrá no seu lugar após todo árduo trabalho.

    DtP é mais um ótimo exemplo de que para ajustar um tema ao jogo não é necessário uma super produção ou miniaturas mirabolantes e de como Euros podem ser simples e temáticos. Não chega a ser um jogo feio, mas com peças e arte comuns nos tranporta para um período histórico com maestria, nos jogando no meio de uma Roma colapsada e caótica tentando se reorganizar em meio de invasões inimigas e um sanguinário bastidor na disputa pelo poder de vestir a túnica Roxa.

    *********************************************************************************************************
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5c029_b0ll87.png

    O Área 21 é um canal que ainda está engatinhando e aprendendo como contribuir com o hobbie, a idéia é sempre tentar focar em jogos menos falados, que ainda não chegaram por aqui ou versões diferentes. Para  a futuras resenhas é só se inscrever no canal aqui da ludopedia, e se quiserem acompanhar o que tem visto mesa e saber de uma ou outra novidade segue lá no instagram @area21_bg

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    Comentários:

  • neoMarcos
    335 mensagens MD
    avatar
    neoMarcos15/04/19 09:58
    neoMarcos » 15/04/19 09:58

    Essa etapa de revelar eventos e os jogadores durante o turno resolverem como/se irão encarar os eventos me lembrou o Troyes, com as ameaças externas. Essa é uma etapa que apesar de aleatória (em geral afeta igualmente a todos) e deixa o jogo bem interessante. Imagino que isso permita ao Donning ser bem diferente a cada partida/turno.

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique15/04/19 10:24
    bhenrique » 15/04/19 10:24

    neoMarcos::Essa etapa de revelar eventos e os jogadores durante o turno resolverem como/se irão encarar os eventos me lembrou o Troyes, com as ameaças externas. Essa é uma etapa que apesar de aleatória (em geral afeta igualmente a todos) e deixa o jogo bem interessante. Imagino que isso permita ao Donning ser bem diferente a cada partida/turno.


    Fala Marcos, sem duvidas, alem de inserir elemento tematico no jogo (desse ambiente caotico e imprevisivel do período histórico)

    Mas aqui no caso afeta mais o jogador que é o imperador mesmo. E isso é irado pois a posição que todos querem é tambem a mais dificil de se administrar

    0
  • FCL84
    451 mensagens MD
    avatar
    FCL8415/04/19 11:06
    FCL84 » 15/04/19 11:06

    Ótima análise do que parece ser um ótimo jogo!! Parabéns!!

    1
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique15/04/19 20:29
    bhenrique » 15/04/19 20:29

    FCL84::Ótima análise do que parece ser um ótimo jogo!! Parabéns!!


    Valeu Lucas, quanto ao jogo foi uma surpresa positiva sem dúvidas. Boa opção para 3p na coleção

    0
  • FCL84
    451 mensagens MD
    avatar
    FCL8415/04/19 21:22
    FCL84 » 15/04/19 21:22

    bhenrique::
    FCL84::Ótima análise do que parece ser um ótimo jogo!! Parabéns!!


    Valeu Lucas, quanto ao jogo foi uma surpresa positiva sem dúvidas. Boa opção para 3p na coleção

    Depois que eu descobri o jogo (por você, é claro), fui dar uma pesquisada e parece que o designer está pensando em lançar uma expansão para 4p, correto? Fiquei curioso pra saber que outro personagem ele irá adicionar ao jogo: um representan do povo? um líder bárbaro? Tomara que o jogo não perca seu charme e qualidade. Abraços

    0
  • labalbi
    255 mensagens MD
    avatar
    labalbi16/04/19 08:36
    labalbi » 16/04/19 08:36

    Mais um texto sensacional precedido com grande conhecimento histórico relevante. Curti demais o jogo .
    O jogo não é justo . As condições não são justas .
    Você irá dizer “Até tu , Coleguinha ? “
    Quero jogar mais vezes !
    Macacos me mordam, Donning foi uma grata surpresa!!!

    0
  • Eric Costa
    121 mensagens MD
    avatar
    Eric Costa16/04/19 08:49
    Eric Costa » 16/04/19 08:49

    Tem os arquivos PNP disponiveos nanpaginadon kickstaKick.

    Vou baixar e fazer um teste

    0
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique16/04/19 12:30
    bhenrique » 16/04/19 12:30

    FCL84::
    bhenrique::
    FCL84::Ótima análise do que parece ser um ótimo jogo!! Parabéns!!


    Valeu Lucas, quanto ao jogo foi uma surpresa positiva sem dúvidas. Boa opção para 3p na coleção

    Depois que eu descobri o jogo (por você, é claro), fui dar uma pesquisada e parece que o designer está pensando em lançar uma expansão para 4p, correto? Fiquei curioso pra saber que outro personagem ele irá adicionar ao jogo: um representan do povo? um líder bárbaro? Tomara que o jogo não perca seu charme e qualidade. Abraços

    Lucas parece que em setembro haverá outro ks com essa expansão, mas acho que esse é daquele tipo de jogo que funciona bem do jeito que é... não sei se pretendo investir em expansões para ele não, mas fiquei também curioso em saber qual papel acrescentariam no jogo... 

    0
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique16/04/19 12:35
    bhenrique » 16/04/19 12:35

    Eric Costa::Tem os arquivos PNP disponiveos nanpaginadon kickstaKick.

    Vou baixar e fazer um teste

    Boa... ótimo jeito de testar o jogo
    labalbi:: Mais um texto sensacional precedido com grande conhecimento histórico relevante. Curti demais o jogo .
    O jogo não é justo . As condições não são justas .
    Você irá dizer “Até tu , Coleguinha ? “
    Quero jogar mais vezes !
    Macacos me mordam, Donning foi uma grata surpresa!!!


    Meu amigo, qualquer jogo com você na mesa fica divertido kkk até torna a análise enviesada, precisei jogar novamente para ter certeza que o jogo é legal, mas tá aprovado rs..

    1
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