Lançada em 2017 pela Fantasy Flight Games, a expansão Terras Oníricas, de Eldritch Horror, chega em breve ao mercado brasileiro pelas Galápagos. A expansão segue a mesma linha de Sob as Pirâmides e Montanhas da Loucura, com uma caixa grande, 8 investigadores novos e um tabuleiro à parte que pode ser incorporado no jogo. Mas e aí? Vale a pena pegá-la?
O tabuleiro:
O tabuleiro da terra dos sonhos possui muito mais sinergia com o tabuleiro principal do que o tabuleiro de Montanhas da Loucura, sendo fácil se mover para dentro e para fora do mesmo. Contudo, as Terras Oníricas são de acesso mais difícil do que o mapa do Egito, da expansão Sob as Pirâmides, ficando então em um meio-termo no quesito “utilidade”: muito mais útil que o da expansão da Antártida, porém não tão útil quanto o da expansão do Egito. Para adentrar as Terras Oníricas, os jogadores podem, ao realizar uma ação de descansar, testar Determinação (-1), e, em caso de sucesso, chegar lá. O outro modo – e mais interessante na minha opinião – é através dos Dream Portals. Os dream portals funcionam da seguinte maneira: no setup, os jogadores revelam 3 portais e nos locais onde esses portais seriam colocados durante o jogo, são colocados os dream portals. No momento que um desses portais fosse aparecer, ele é colocado, ao invés do seu lugar original, no tabuleiro da terra dos sonhos de acordo com seu dream portal respectivo. Através desses dream portals, os jogadores também têm acesso às Terras Oníricas, sem sequer necessitar de uma ação de movimento ou teste.

Tabuleiro das Terras Oníricas.
Dream Portal em Istambul: Quando o Portal de Istambul entrar em jogo, ele será colocado em "The Underworld", no mapa da expansão.
Portal de Istambul nas Terras Oníricas.
Uma vez nas Terras Oníricas, os jogadores irão se deparar com encontros temáticos do local, feitos através de seu próprio baralho de encontros, além de irem atrás das Dream Quests, encontros que funcionam como uma Expedição na terra dos sonhos. Existe um baralho da Dream Quest e, uma vez utilizado, o token pode mudar de lugar de acordo com o verso da próxima carta, exatamente como no baralho de Expedição.
O tabuleiro acaba sendo uma adição bastante interessante, assim como o do Egito e, por aqui, dificilmente jogamos uma partida de Eldritch sem ao menos um desses dois.
Dream Quest no tabuleiro da expansão funciona quase como uma Expedição.
Encontros temáticos baseados nas Terras Oníricas.
Aventura é usada como pano de fundo para o tabuleiro novo, caso os jogadores não enfrentem o Ancião Hypnos.
Os Anciões:
Atlach-Nacha e Hypnos são os Antigos que os investigadores tentarão derrotar nessa expansão. Atlach-Nacha, a “aranha gigante com face humana”, ser alienígena tecedor da teia que faz a ponte entre o mundo dos sonhos e os nossos é, possivelmente, o Ancião mais desafiador do jogo. Isso porque a Perdição começa já em 9 e seus mistérios são muito complicados de serem resolvidos.
Já Hypnos, o Deus do sono, traz toda a temática do tabuleiro das Terras Oníricas em seus mistérios, sendo necessário usar o tabuleiro da expansão sempre que esse Ancião for o escolhido. Com a Perdição iniciando em 12, os investigadores tem um tempo decente para derrotá-lo, mas terão, necessariamente, que dividir suas tarefas entre as Terras Oníricas e o mundo normal. Tarefa complicada! Ambos os anciões são bem divertidos de jogar contra e uma ótima adição para os fãs do jogo.
Atlach-Nacha e Hypnos são os Anciões.
Os personagens:
Aqui, um prato cheio pros jogadores de Eldritch. Oito novos investigadores, alguns dos mais legais do jogo – como Willian Yorick e Kate Winthrop, pra mim – estão na caixa. A habilidade de Luke Robinson de basicamente se teletransportar para um portal que corresponda ao presságio atual é simplesmente essencial em dados momentos do jogo, e, com certeza, muita gente vai querer usá-lo muitas vezes. Claro, isso é muito subjetivo, mas acho os personagens vindos nessa expansão muito legais de serem usados.
Expansão vem com 8 novos investigadores.
Alguns dos personagens mais legais da franquia, na minha opinião, são encontrados na expansão.
Conclusão:
A expansão Terras Oníricas é, pra mim, uma das mais legais do jogo, atrás apenas de Sob as Pirâmides e Cidades em Ruínas. A grande sacada da expansão é tabuleiro menor, que é muito mais bem utilizado que o da Antártida, além, claro, da imensa variedade que ela traz com novas cartas, recursos, artefatos e cartas de mito.
Os anciões são parada dura e bastante temáticos, os Dream Portals são uma mecânica muito legal e as cartas de Dream Quest podem trazer algumas coisas muito boas.
O grande problema é, como sempre, a adição de tanta coisa para dar mais variedade. Queremos variedade e novidades? Claro! Mas quanto mais expansões, mais impossível de armazenar, mais difícil de achar a carta X ou Y quando solicitado e mais demora no setup pro jogo começar.
É fã e jogador assíduo de Eldritch? Vai na fé e compre, não vai se arrepender. É jogador casual de Eldritch? Pense bem se não vale mais a pena ter essa ou Sob as Pirâmides pra dar aquela complementada no jogo base – os dois podem ser coisa demais.
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