Olá galera, voltando com mais uma resenha aqui no canal para vocês, dessa vez apresentando o Dwar7s: Inverno, um jogo semi-cooperativo no estilo tower defenser e que vai lhe surpreender.
Sobre o Jogo
Dwar7s: Inverno é um jogo para 1 a 4 jogadores, com tempo de partida por volta de 45 minutos, e que traz como as suas principais mecânicas o controle de área, pontos de ações e uma pitada de deck building. O jogo é do designer Luiz Brüeh e foi lançado no Brasil pela Manda Jogos. O mesmo é ambientado no mesmo universo do jogo Dwar7s: Outono, do mesmo autor e distribuidores, porém nesse temos mecânicas e jogabilidades diferentes das apresentadas na versão Outono.
Em Dwar7s, os jogadores controlam grupos de anões que precisam sobreviver ao inverno e aos perigos trazidos para o reino do anões. Cada jogador tem à sua disposição um pequeno grupo de anões que ele vai usar para coletar suprimentos para o reino, lidar com catástrofes, e ainda enfrentar perigosas criaturas que estão adentrando os muros do reino.
Anões lidando com algumas ameaças no seu reino.
Os jogadores vão, ao longo de toda a partida, movendo o seu grupo de anões pelos territórios do reino para coletar algum dos três recursos disponíveis no mapa, enfrentar certas catástrofes que aparecerão a cada turno, e lidar com monstros que a cada rodada vão adentrando no reino. Todos esses afazeres dão pontos ao jogador, esses pontos são usados para ganhar a partida no final do jogo. Dwar7s: Inverno trata-se de um jogo semi-coop, onde todos os jogadores vão ter que se ajudar para enfrentar todos os males provenientes do perigoso inverno, e caso em algum momento da partida chegue a acumular várias catástrofes na mesa ou algum monstro chegue a invadir o território do castelo, todos os jogadores perdem a partida.
Na vez de cada jogador ele tem uma quantidade de pontos de ação e cartas de anões na mão que ele pode usar para fazer as suas ações no turno, as cartas de anões e a quantidade de ações podem variar de um turno para outro, dependendo dos efeitos de monstros sobre os anões do jogador. Na sua vez, o jogador faz uma ação para mover um anão, colocar um anão no tabuleiro, adquirir uma nova carta de anão do estoque, ou cantar uma bela canção em grupo. Enfrentar monstros ou resolver catástrofes não custam ações e os jogadores podem fazê-las várias vezes por turno se possível.
O jogo segue nesse sentido por sete rodadas, no final da última rodada os jogadores contam seus pontos por derrotarem monstros, catástrofes resolvidas e cartas de anões que conseguiram adquirir durante a partida. No final o jogador com mais pontos vence a partida.
Componentes
Dwar7s: Inverno possui uma caixa de tamanho mediano (padrão), mas que comporta muitos componentes dentro dela. Eu sabia que o jogo tinha miniaturas tanto dos anões quanto dos monstros, porém eu fiquei realmente surpreso com elas, primeiro pela quantidade, não imaginei que iriam vir tantas miniaturas assim, elas quase não cabem direito na caixa do jogo de tantas que são; e segundo pela qualidade delas, são realmente muito boas, as miniaturas dos anões são todas diferentes umas das outras (porém iguais para o conjunto dos jogadores), e as miniaturas de monstros são muito bem replicadas de sua imagem da carta, levando fielmente todas as suas características e feições mostradas, o que é muito bom, pois deixa muito mais bonitas as peças do jogo.
Visão geral do tabuleiro do jogo.
Além disso, todos os outros componentes também são excelentes, tanto as cartas, tabuleiro, playboard e os marcadores, tudo de boa qualidade, o jogo ainda dispõe de um insert, que como de costume não acomoda muito bem todas as cartas do jogo depois de sleevadas, porém ainda dá para deixá-las dentro da caixa, o que é melhor do que fora. Além desse fator, um outro ponto meio chato (mas que não influencia em nada no gameplay do jogo) é o fato de todas as cartas serem quadradas, o que pode a vir a dificultar a compra de sleeves para as mesmas, acho que elas poderiam facilmente serem feitas em tamanho padrão, assim ficava mais fácil para quem gosta de sleevar as cartas, assim como eu, mas essa é só uma opinião pessoal, sem muita relevância no geral para o jogo.
Algumas das varias cartas de anões disponíveis no jogo.
Agora, um pouco sobre a arte do jogo, eu particularmente acho a arte do jogo muito boa, bem cartoon, o que o deixa ele uma cara muito mais leve, gostei bastante de todas as artes que tem nele, porém acho que algumas poderiam receber um capricho maior, como é o caso das cartas de catástrofes e monstros, mas mesmo no modelo que estão ainda assim são boas ilustrações.
Considerações
Dwar7s: Inverno é um jogo rápido, bastante simples e com mecânicas bem encaixadas, acredito que pode até mesmo ser um jogo que possa ser apresentado para jogadores menos inexperientes ou até iniciantes, pois após uma breve explicação e um turno jogado, se pega facilmente suas ações e funções.
O jogo apresenta muitas coisas combinadas e que eu particularmente gosto bastante, ele tem um sistema de deck building bem simples, com as cartas de anões que você pode ir adquirindo durante o jogo, o que é muito legal, cada uma das cartas de anões são únicas e os jogadores podem fazer uma grande combinação com elas.
Algumas das cartas de monstros do jogo.
Outra mecânica que tem nesse jogo e que gostei muito é o seu sistema de canção, basicamente ela é uma ação especial que o jogador usa para ativar as habilidades especiais das suas cartas de anões, porém quando você usa essa ação de cantar, todos os jogadores na mesa que tiverem cartas da mesma cor da canção que você está cantando, também podem jogar uma das suas cartas de anões para cantar junto com você. É uma mecânica muito interessante, pois existe toda uma estratégia por trás da sua utilização, já que você vai tentar usá-la quando seus oponentes não tiverem nenhuma carta de canção da cor específica ou poucas opções para usar. Essa mecânica, na minha opinião, é praticamente a alma do jogo, e ela ficou bem interessante em todo o contexto e mecanicamente no jogo.
Miniaturas de monstros.
Agora sobre a dificuldade do jogo, no início o jogo parece bem difícil, pois o jogadores ainda não têm recursos para enfrentar as criaturas e catástrofes, porém após o segundo ou terceiro turno as coisas já ficam mais controladas e os jogadores começam a eliminar e revolver mais facilmente esses problemas, o que é bom e ruim ao meu ver. O lado bom é que isso não trava o jogo e deixa os jogadores com muitas opções, sem ter que se preocupar direto com monstros o catástrofes, no entanto, uma dificuldade maior poderia ser adicionada ao jogo como regra extra, para caso os jogadores quisessem uma experiência mais avançada do jogo.
Visão geral da mesa de jogo.
Como se trata de um jogo semi-coop, é sempre mais tenso que um jogo totalmente competitivo, pois por mais que todos ali estejam se ajudando para levar a partida até o final do jogo, todos os jogadores que estão com uma quantidade de pontos menor vão tentar passar a perna nos jogadores que têm mais pontos, isso pode fazer com que os jogadores que tenham mais pontos tenham que lidar com algum monstro ou catástrofe a qual ele não tinha planejado, isso para evitar o final precoce da partida. No final é um jogo que vale muito a pena, principalmente para grupos que gostam de jogos nesse estilo semi-coop, o grupo aqui gostou bastante do jogo.
Declaração de um jogador do meu grupo durante uma partida do jogo.
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