Animoita:: 1) O objetivo secreto "esperança" diz que você deve ter pelo menos 2 sobreviventes indefesos no tabuleiro. A duvida é se contam para este objetivo os sobreviventes indefesos que já começam no tabuleiro por causa do objetivo principal (alguns objetivos principais fazem que o jogo já comece com mais de 6 sobreviventes indefesos por exemplo) ou se contam só os adicionados depois por cartas de forasteiro de qualquer jogador ou se só contam os sobreviventes indefesos colocados em jogo por cartas de forasteiro colocadas em jogo por quem tem esse objetivo secreto. A dúvida se dá porque o texto da carta fala "você deve ter pelo menos 2 sobreviventes indefesos...". Penso que se o jogo quisesse falar de uma forma geral diria "Devem ter pelo menos 2 sobreviventes..."
Os sobreviventes indefesos não se vinculam ao jogador que os coloca no tabuleiro. Uma vez que eles estão em jogo, seja por que motivo for, eles fazem parte da colônia e terão efeitos para todos, indistintamente. Então, no objetivo secreto "Esperança", o jogador que possui esse objetivo terá uma pequena vantagem caso o jogo já comece com alguns sobreviventes indefesos. Mas mesmo assim ainda terá que completar o objetivo principal.
2) A sobrevivente Sophie Robinson tem a seguinte habilidade: "qualquer local: uma vez por rodada você pode olhar a carta do topo do baralho de itens de um único local. Depois, coloque de volta no topo desse bralho." eu entendi que quem controla a sobrevivente pode olhar o topo do baralho de item de QUALQUER local, mas apenas de UM local. Seria útil pra saber se no topo de tal baralho possui um item que eu preciso, e, não tendo, optar por mover e explorar outro local. O resto do grupo entendeu que a habilidade dela pode ser utilizada apenas no local em que ela se encontre, ou seja, se eu estou na delegacia eu posso olhar a carta do topo do baralho da delegacia.
O "qualquer local" na carta de Sophie Robinson indica que ela pode utilizar a sua habilidade em qualquer local que esteja. E a habilidade dela a possibilita olhar a primeira carta do Deck de qualquer local, seja no que ela esteja, seja em outro. Veja esta thread no BGG a respeito:
https://www.boardgamegeek.com/article/18227001#18227001
3) Sobre o dano de congelamento, o manual fala: O sobrevivente recebe 1 marcador de ferimento por congelamento. Ele conta como um ferimento. No inicio de cada turno seu todos os sobreviventes que tiverem 1 ou mais marcadores de ferimento por congelamento recebem um marcador de ferimento adicional.
ou seja, se um sobrevivente toma uma dano de congelamento na rodada 6 e não é curado, na rodada 5 ele toma outro dano, e na rodada 4 mais um dano, morrendo, correto? Agora a duvida é, esse dano adicional que ele toma é do tipo normal correto? pq isso influi diretamente na quantidade de remedios usados pra curar, pq se na rodada 6 ele toma um dano de gelo, e na rodada 5 eu coloco um dano adicional do tipo normal, eu posso gastar apenas 1 remedio pra remover apenas o dano de congelamento pra parar a "propagação do dano" e ficar com o dano normal.
O dano adicional que toma pelo congelamento é do tipo normal.
4) sobre as fichas de fome: como elas saem do jogo? ou nunca saem? por exemplo, na rodada 4 não pagamos a comida necessária, entao colocamos 1 ficha de fome no estoque e perdemos um moral. Essa ficha de some nunca some? vamos perder um de moral toda rodada mesmo que coloquemos comida suficiente ou a mais o resto do jogo?
As fichas de fome uma vez colocadas no tabuleiro não mais podem ser retiradas. Mas isso não significa que ela vai ter efeito em todas as rodadas. Ela só vai ter efeito quando novamente não tiver comida suficiente na colônia para alimentar todo mundo, e tenha que colocar outra ficha de fome. Assim, abaixa um de moral pela ficha de fome que tiver que ser colocada, mas um de moral por cada ficha de fome que já tenha sido colocado no tabuleiro anteriormente.