Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board” aqui para vocês, dessa vez falando mais a fundo sobre um tipo de jogador bastante conhecido em várias mesas e grupos de jogos por aí, que são os jogadores com AP.
O que e AP?
Acredito que todos que joguem boardgames conheçam o termo “jogador com AP”, mas para quem não é familiarizado vou explicar do que se trata. AP significa analysis paralysis, basicamente são aqueles jogadores que quando chegam na sua vez de jogar passam um bom tempo parado pensando em quais jogadas podem fazer, mas tipo, não é aquela parada rápida, que praticamente todos jogadores fazem, é aquele tipo de parada com uma análise de 5 minutos ou mais vendo suas possibilidades. Bem, explicado sobre que tipo de jogador estamos falando, vamos agora falarsobre como ele age em mesa, vou deixar aqui o meu ponto de vista com base nos jogadores que tenho desse tipo no meu grupo, essa não é uma opinião generalizada para todos os jogadores que fazem isso.
Minha experiencia com esses Jogadores.
Jogadores com esse tipo de comportamento na minha mesa de jogo são bastante competitivos, quando chega a vez deles de jogar, eles ficam por vários e vários minutos pensando e analisando quais as melhores jogadas que podem fazer e quais seriam as possíveis jogadas dos jogadores a seguir, não estou falando que um jogador não deve parar e analisar a sua jogada, claro que não, todo jogador tem o seu direito de ver quais as melhores jogadas possíveis para ele na sua vez, afinal todos estão ali competindo e querem ganhar o jogo, porém, um jogador com AP vai além do tempo normal de análise de uma jogada, levando 5, 6, 7 ou até 10 minutos para fazer a sua jogada, e algumas vezes ainda querem voltar atrás depois de tê-la feito, porque viu que poderia fazer uma melhor.
A meu ver, o grande problema desse jogador em uma mesa é que ele quebra o ritmo do jogo. Muitos jogos que possuem um downtime pequeno para que os jogadores não passem muito tempo sem jogar, tem esse tipo de mecânica meio que prejudicada por esses jogadores, além disso, muitos jogos que seriam rápidos tornam-se demorados, lentos e arrastados, muitas vezes quebrando totalmente o ritmo da partida e desestimulado os jogadores até mesmo a jogar outras partidas do mesmo jogo no futuro, pois a experiência meio que ruim e “chata” que eles tiveram com aquele jogo, devido a lentidão de jogadores, pode colocar na cabeça dos outros jogadores que o jogo é que é ruim.
Eu tenho um amigo professor que leva jogos para jogar com outros professores durante os intervalos de aulas e momentos livres da escola, ele me falou que uma certa vez um professor de matemática nessa escola, que tem o pior AP que ele já conheceu, passa brincando uns 10 minutos vendo a sua jogada no Catan, ele já me falou que levaram uma tarde inteira para finalizar uma partida de Catan, eu sinceramente ficaria meio que sem paciência de jogar com uma pessoa assim, pois o jogo passa de divertido para cansativo e maçante no meu ponto de vista. Ele até me relatou que uma pessoa lá amiga deles não joga quando esse professor está na mesa, exatamente por esses pontos que citei, onde o jogo deixa de ser distração e passar a ser estressante.
Particularmente eu nunca deixei de jogar e nunca exclui um jogador por causa disso, porém eu tento evitar levar certos jogos para a jogatina quando sei quais jogadores estarão presentes, tento sempre levar algo mais leve e que tenha como evitar esse tipo de comportamento, pois eu mesmo já passei pelo ponto que citei acima, onde uma partida levou mais tempo que o normal para ser finalizada e do meio pro fim ficou extremamente cansativo e desgostoso de jogá-la, e meio que deixei o jogo encostado depois disso, mesmo sabendo que o jogo é muito bom.
A Melhor forma de Lidar com a Situação.
Para finalizar, vou colocar aqui alguns pontos que acho que poderiam ajudar quando esses jogadores estão na mesa. Tente colocar jogos que não requerem muito análise durante a sua vez, como um Dixit, Splendor ou jogos similares, ou caso ele queira jogar um jogo mais pesado, que realmente requer muita análise, coloque em mesa um que requer esse tipo de comportamento para todos os jogadores, jogos bem mais estratégicos, onde todos vão consequentemente praticar um pouco de AP, afinal, esse tipo de jogo já é naturalmente lento e arrastado, logo o ritmo dele não vai ser quebrado por um jogador em específico na mesa. Tente sempre encaixar algum jogo desse tipo, que acomode melhor todos os jogadores na mesa, veja quais as melhores opções para jogar com esses jogadores e que também agradem a mesa, afinal estamos todos aqui para nos divertir e não excluir um jogador por causa de AP.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: