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  3. Jogo + Expansão = Novo Jogo?

Jogo + Expansão = Novo Jogo?

  • avatar
    tuliobarros28/03/19 00:00
    avatar
    tuliobarros
    28/03/19 00:00
    1772 mensagens MD

    ...E finalmente joguei Projeto Gaia. Curti. Muito!

    Apesar de ter um tabuleiro modular, várias trilhas de tecnologia, diversos circuitos e discos voadores à minha frente, só referenciava minhas peças por Habitações, Casas de Comércio, Templos, Santuário e Fortaleza. Em vez de aliança, fiz cidade. E celebrei quando alguém construía perto de mim.

    Então, eu joguei Terra Mystica no espaço? Talvez... (ou não).

    Sabe quando você joga Orléans e acha muito bom, mas meio sem graça a limpeza do Bag Building, aposentando a galera e pegando bônus? Daí vem a expansão Trade & Intrigue e eleva aquilo para outro nível? Você ainda está jogando Orléans, não está? Mesmo com outros eventos, novos tiles, contratos em cidades... tem coisas a mais, mas ainda é Orléans. O sentimento é o mesmo, a expectativa é a mesma, só que melhor. Tal como aquela catchphrase de marketing: "o que já era bom ficou ainda melhor!"

    Ou quando você joga Terraforming Mars e curte pra caramba o basicão com tudo que tem ali?! Então salpica o tempero na medida certa (as cartas de Prelúdio), e o jogo fica mais divertido. A corrida para montar o melhor motor fica mais acirrada. A partir daquele dia, Prelúdio nunca mais será separado do jogo base - virou uma coisa só: Terraforming Mars, segunda edição.

    Tem expansão que você fica se perguntando: por que não veio no jogo base? Melhora tanto o jogo que deveria ter vindo junto - o pacote completo! Não veio porque não existia, porque não teve milhares de playtests (e críticas) da comunidade, porque um dia o editor disse: e aí? bora publicar esse jogo ou não?!

    Daí o designer tem que comer, né? Ele pensa: "Pô, aquele meu joguinho já tá fera... tá rodando bem e tá muito divertido... o povo vai curtir montar um reino com pecinhas de dominó!" Um ano depois o designer coloca outros tiles, inventa uma trilha de compra de peças com bônus, acrescenta guardas coletores de impostos, um dragão e uma disputa pela rainha. Nesse ano, o designer publica uma expansão? Não. Publica outro jogo: Kingdomino Big Box, popularmente conhecido como Queendomino. Você, que experimentou e gostou desse material novo, nem cogita se dá (ou não) para tirar as peças exclusivas só para jogar o Kingdomino.

    Já estou ouvido: "PERAÊ! Mas eu gosto muito mais do Kingdomino do que do Queen! Tem coisa demais! Ele é bom porque as regras são simples! Dá pra jogar de boas com as crianças ou competitivamente com os amigos!"


    Não é esse o ponto. Tem gente que gosta do Orléans básico, do Terraforming Mars sem nenhuma expansão, do Kingdomino do jeito que é...

    Terra Mystica não precisava ser retematizado.  A cada notícia de nova expansão, muitos gritam nos fóruns: mais raças! tabuleiro modular! automa!  Gaia bem que podia ser essa expansão. Poderia trazer uma nova trilha de culto, um tabuleiro modular e novas raças e ainda haveria um monte de gente preferindo o jogo base, porque talvez essa "expansão" traria coisa demais.

    Para quem já estava muito acostumado com o Terra Mystica, confesso que a experiência foi um pouco demais - quase gritei o "PERAÊ!" dali de cima, por terem aumentado a complexidade para além do que seria o meu ponto de "ótimo" -, mas, ao mesmo tempo, o jogo é tão próximo do seu antecessor que não me senti jogando algo novo. Se fossem várias expansões, eu jogaria sem uma ou outra. É como dosar um tempero... tem a medida certa para cada um.

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    Comentários:

  • tuliobarros
    1772 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros28/03/19 11:13
    tuliobarros » 28/03/19 11:13

    DiegoMartins2S::Gostei do texto!

    Expansões é sempre um assunto polêmico.
    Há as que aumentam rejogabilidade;
    Há as que melhoram a experiência;
    Há as totalmente dispensáveis.

    Podem até corrigir defeitos do jogo original ou serem somente caça-níqueis.

    Percebo que felizmente a maioria traz coisas boas à mesa. O jogo fica bem mais legal, e embora não me veja jogar sem elas (talvez só quando têm novos jogadores) não me recordo de nenhuma que passe o sentimento de um jogo totalmente novo.

    Penso que são uma experiência aprimorada. E assim como os jogos bases, podem agradar a um ou a outro. Dependerá do gosto de cada.


    Acidentalmente exclui o post... :( Por sorte, consegui recuperar seu comentário.

    Concordo com tudo que você disse. Realmente não me vem a mente uma expansão que me faça sentir que o jogo mudou completamente. Tem uma, Thurn and Taxis: All Roads Lead to Rome, que não muda o Thurn and Taxis, mas me faz sentir que estou jogando dois jogos ao mesmo tempo.

    O que eu acho ruim é que dificilmente alguém teria jogos tão parecidos na mesma estante. Se eu já tinha comprado um e foi lançado o outro, eu me vejo obrigado a vender o primeiro para comprar o segundo se quero o "a mais", e se fosse uma expansão, bastaria comprá-la que estaria com tudo. Nesse sentido o Jogo X Big Box é mais sincero, porque junta o base com todas as expansões e quem vai comprar, já sabe onde está se metendo. ;)

    2
  • betoritter
    418 mensagens MD
    avatar
    betoritter30/03/19 10:29
    betoritter » 30/03/19 10:29

    E agora Tulio, depois da segunda jogatina. Qual sua opinião? 

    0
  • tuliobarros
    1772 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros30/03/19 18:18
    tuliobarros » 30/03/19 18:18

    betoritter::E agora Tulio, depois da segunda jogatina. Qual sua opinião? 

    Eu tenho muito mais partidas de Terra Mystica do que de Gaia, mas já comecei a chamar as Habitações de Gaia de Mina. Pelo menos isso mudou.
    Ainda que o setup acabe sendo mais variado, a sombra do Terra Mystica é muito visível. E se você pensar que a trilha de navegação e de pás virou parte da trilha de tecnologia acaba sendo tudo muito parecido mesmo. Entretanto, aquela sobrecarga de informação que senti antes, não foi tão forte depois. Relendo, não acho que mudaria significativamente o texto.

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  • Desocupado
    231 mensagens MD
    avatar
    Desocupado30/03/19 18:59
    Desocupado » 30/03/19 18:59

    Achei o Gaia bem melhor que o TM - apesar de feio (só experimentei 1x o Gaia, mas tenho mais de 10 partidas de TM)
    Tem jogo ue é uma versão consertada de outro - acho esse o caso aí.
    Quando pelo menos se tem a decencia de incluir a expansão ainda vale a pena (olhando com raiva pra viticlture essential edition)


    Mas diria que hoje me dia o movimento é contrário - o pessoal corta a versão "básica" do jogo final e lança DLC "expansões dia 1".
    Tem umas que eles cortam partes mais complexas do jogo (Spirit Island Branch and Claw, King of Tokyo Powered up) com a expectativa de alcançar um publico menos gamer ou mais novo. O mesmo vale pra Barony Sorcery. Honestamente eu prefiria que estivessem na mesma caixa e chamassem de modo avançado a expansão.
    Root mesmo veio com expansão e foi lançado alpha, em 2-4 meses fizeram o "patch" da terceira tiragem pq 66% das facções estavam muito desbalanceadas.

    Tem as expansões modulares, que são basicamente bons variantes. Esses são comuns depois de um tempo que o jogo foi lançado.
    Deus egypt é uma boa expansão - cria versões alternativas de cada um dos 6 principais componentes (tipos de construção/carta) e mais complicadas. E é modular, podendo fazer umas 32 combinações.
    Similarmente Cities of Splendor é uma caixa de 4 variantes - mas é até maneiro. Tem até um first player token que não custa 300+ reais no leilão.

    O ultimo tipo que me ocorre são aquelas "mais do mesmo" (variabilidade). Jogo feitos para serem expansíveis (e dar lucro).
    Smash up é isso. Vc combina qualquer numero de caixas dele e pronto.
    Eldritch Horror tb. Com a desvantagem de precisar do jogo base.
    Argent é (assustadoramente) desse jeito. Digo isso pq o jogo já tem uma jogabilidade absurda.

    2
  • tuliobarros
    1772 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros31/03/19 01:44
    tuliobarros » 31/03/19 01:44

    @Desocupado muito interessante seu ponto de vista! Mas será que essas versões simplificadas do jogo são só para ganhar mais? Talvez seja como você mencionou: para capturar uma fatia maior de consumidores. Nesse caso, a decisão é mais econômica do que ideológica. Torres, Tikal e Broom Service tem variações avançadas e simplificadas no jogo base seria nesse estilo que você fala? No caso desses, acrescenta-se muito pouca coisa (um deck de cartas, um leilão e uns poucos tiles, respectivamente).

    Não sei se eu diria que PG é a versão consertada de TM; ou Queen, de King; ou ainda Brass: Birmingham, de Lancashire. Mas eu entendo que um designer pode continuar querendo aperfeiçoar aquela experiência de jogo (como TI 4? ou os jogos do Uwe?).

    @DiegoMartins2S também lembrou de expansões que vieram para consertar o jogo.

    Concordo contigo, essa moda de jogadores com poderes variados têm causado esse fenômeno do surgimento de patchs e erradas dos jogos.

    1
  • Djow_
    2089 mensagens MD
    avatar
    Djow_01/04/19 10:04
    Djow_ » 01/04/19 10:04

    Sobre o lance de já ser lançado tudo na mesma caixa, Jamey Stagmaier explicou num video sobre o preço MSPR (preço sugerido pro logista). No exemplo do Scythe, pq diabos não vieram as duas facções de Invaders from Afar na caixa base? Já tinha até o lugar delas no mapa poxa! Segundo ele, uma coisa é vc vender um jogo de $50 MSPR e outra coisa é colocar um de $70. Segundo pesquisas de mercado dele, a diferença entre 20-30 dolares entre um jogo base e um jogo base big box já inviabiliza a distribuição. 

    Agora, sobre o tópico, ótima reflexão. Como viciado em expansões e promos (me chame de Completista) eu sempre compra todas as expansões e me importo pouco se ela já vai pra mesa na hora, se vai ficar guardada, se vai ser util ou não. Normalmente elas são desnecessárias. 
    Exemplos: 
    Isle of Skye: Journeyman. Um jogo super simples e rapido, sendo um dos meus divertidos, se torna um painel de avião e muito mais pesado. Um caso onde se joga praticamente outro jogo.
    Os mapas do Concordia: okay, tem regulagens diferentes pra quantidades de players, mas jogando neles não sinto graaandes diferenças sobre o mapa do jogo base. Um caso onde não se sente grandes alterações.
    Eclipse: temos no grupo uma cópia 100% completa com promos e expansões. São tantos módulos e peças que até nos perdemos. Vale a pena ter tudo numa partida? Vale o tempo do setup? Cada nova tecnologia alienígena nova e com uma pagina de manual só pra ela se paga retornando o tempo de aprendizado em diversão? Esse é o exemplo de jogo em que a expansão deveria ser segurada até o grupo enjoar muito do jogo base. 

    2
  • PedroMVM
    735 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM04/04/19 15:29
    PedroMVM » 04/04/19 15:29

    Desocupado::Tem umas que eles cortam partes mais complexas do jogo (Spirit Island Branch and Claw, King of Tokyo Powered up) com a expectativa de alcançar um publico menos gamer ou mais novo. O mesmo vale pra Barony Sorcery. Honestamente eu prefiria que estivessem na mesma caixa e chamassem de modo avançado a expansão.

    Tenho o mesmo ponto de vista. Às vezes lançam o jogo simplificado com a intenção de ter um custo mais acessível e atingir um público maior. Em jogos que custam mais de 200 reais dá pra entender.
    O problema é que há jogos simples que tem "promos" à venda separadamente, que não encareceriam o jogo e acabam custando mais do que se viessem com o jogo. Acho louvável quando um jogo traz embutido, como no 1920 Wall Street, que traz dois módulos adicionais na mesma caixa, fora da explicação do básico. Quem quer jogar simples não usa essas cartas, quem quer um jogo mais sofisticado usa, simples assim.

    1
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