Victor::Meu feedback breve sobre o SpaceCorp, visto que tive o jogo e o vendi recentemente:
Pontos positivos:
- A mecanica de gerenciamento de mão é bem bacana e com uma sacada interessante de usar a infraestrutura alheia.
- A exploracao é muito legal, mas é preciso atentar que precisa adaptar sua estrategia com os tiles sorteados e se nao prever que pode acontecer certos revezes e confiar demais na sorte, isto pode lhe custar caro.
- Muito inovadora a ideia de progressao das eras em tabuleiros diferentes. Gostei bem da era interestelar pela idéia de viagem demorada por sistemas solares proximos e colonização avançada. A era Planeteer é a que considerei mais redondinha para mostrar o jogo como é (apesar de nao ter colônias). Infelizmente, a era Mariner, apesar de ser a mais curta, demora 20 a 30 min e é rasa, arranhando superficialmente a mecanica. Acho legal inclui-la para ensinar e ter a sensacao de "campanha completa", mas hoje nao jogaria com ela.
Pontos negativos:
- O jogo demora demais, mesmo com 2 jogadores. Joguei 2 partidas 2p e 2 partidas solo. A partida 2p mais curta demorou 3h30 e mesmo percebendo que mais jogadores = mais competição e tenta-se contrabalançar o tempo de jogo deixando a era mais curta, nao tenho vontade de experimentar com maos jogadores. Talvez 3p e todos experientes.
- Relação ruim de custo-benefício entre mecânica e tempo de jogo. Apesar de ter boas sacadas, pelo que o SpaceCorp oferece, definitivamente nao é um jogo que gostaria de passar o tempo gasto, dando a impressão de ser raso pela duração gasta. Na 3a hora de jogo, as mecanicas basicas tornam-se repetitivas, mesmo com as novidades de cada era.
- Rejogabilidade limitada: apesar dos tiles de exploração diferentes e a disputa pelos contratos darem alguma rejogabilidade, os avanços tecnologicos e genéticos nao mudam a cada jogo e estes nao sao muito numerosos. Na última partida, apesar de ter sido legal (mas demorada) fiquei com a sensação de "fiz tudo que podia nesse jogo".
Por esses motivos, vendi minha cópia (com algum pesar, pois tem boas ideias). Mas aos interessados, note que minhas criticas sobre a rejogabilidade e relacao custo-beneficio da densidade da mecânica são subjetivas e pode ser que não sintam o mesmo que eu. Por isso não levem a ferro e fogo tudo o que escrevi 
So adicionar um comentario, para quem ja jogou, e achou a Mariners desnecessaria, o jogo vem com opcao para comecar ja na era 2, ou ate mesmo so jogar a era 3.
Concordo que apos jogar algumas vezes, pular a 1a fase sera uma boa idea, pois e muito similar a fase 2 mecanicamente, e claro que a fase 2 e muito mais interessante que a fase 1, e isso deve encurtar o jogo em uns 45 minutos (Setup + jogar a fase 1).
As criticas sao justas, pois realmente o jogo e longo, e realmente vira quetao de jogo. Eu mesmo tendo a prefirir jogar uma coisa de 3/4 horas que multiplos jogos com pouca imersao.
Nao vou comentar sobre a rejogabilidade, pois estou apenas com 2 partidas de Spacecorp, entao ainda nao senti esse cansaco.