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Fazendo espaço no meu Top 10: SpaceCorp

SpaceCorp
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    excluido_7436125/03/19 09:45
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    excluido_74361
    25/03/19 09:45
    1223 mensagens MD

    Postado originalmente no blog The Jaded Gamer.

    O Top 10 de um jogador é uma coisa séria, que incinta respostas emocionais durante conversas mais quentes sobre o assunto. Em geral as pessoas criam seu Top 10 com base em um critério que pode ser defendido pelo seu criador. Cada um com uma com sua própria fórmula que é usda para justificar a posição de cada jog na Lista. Afinal de contas, se não houver um critério específico da razão para o jogo estar na lista, a lista não passa de uma sequência randômica de jogos.

    Para a minha lista, o principal critério é o esforço eu estou disposto a fazer para jogar os jogos da lista. Afinal, sou um grande defensor de que a preguiça é uma das duas forças que propulsionam a humanidade para frente. Por exemplo, para jogar TI3 - meu Top 1 - eu organizo uma festa de aniversário todo ano para jogá-lo. Adicionalmente, tenho um critério secundário na lista: o quanto minha esposa curte os jogos - infelizmente TI3 recebe zero pontos neste critério.

    De vez em quando surge um jogo novo que após uma ou duas partidas faz você começar a se questionar se ele vai ou não ocupar uma das posições do seu Top 10. Eu não estou falando de jogo com um "hype" gigante com o Teotihuacan, Architects of the West Kingdom ou mais recentemente o Wingspan. Todos excelentes jogos, mas mesmo antes de jogar, eu já sabia que não seriam candidatos ao meu Top 10. Mesmo sendo jogos excelentes eles não seriam mais do que jogos q eu levo para um gameday e sugiro de jogarmos. Se não tiver quorum, beleza, jogamos outra coisa.

    Mas pela segunda vez com jogos de 2018, foi isso que ocorreu quando recebi o Spacecorp. Mesmo sendo um jogo de 3H, na mesma hora que acabei a primeira partida já estava pronto para jogar novamente, só não joguei novamente porque a Legion ia fechar antes de terminar a segunda partida. Pior ainda, mesmo não sendo fã de jogos solo, ja encarei o jogo em modo solo, e não achei ruim - é o fim do mundo.

    https://static.wixstatic.com/media/9638d2_c6eb49e46c014607a704fd9d096ee6f1~mv2.jpg/v1/fill/w_309,h_420,al_c,lg_1,q_90/9638d2_c6eb49e46c014607a704fd9d096ee6f1~mv2.webp




    Desde então toda vez que vou jogar estou carregando o jogo, e sempre tentando joga-lo, mesmo com o jogo levando quase 3 horas. Parece que o Spacecorp será o segundo jogo de 2018 que entrará no meu Top 10.

    Mas o que é o Spacecorp? É um jogo de exploração espacial em que cada jogador controla uma empresa que vai explorar o sistema solar e as estrelas mais próximos de nosso Sol para maximizar o seu lucro. O jogo é enorme, a caixa vem "entupida" de componentes do jogo, chegando a pesar 5 Kg antes de aberto.
    https://static.wixstatic.com/media/9638d2_65b065a110f249bf8388566fa2665c0e~mv2.png/v1/fill/w_770,h_600,al_c,q_90/9638d2_65b065a110f249bf8388566fa2665c0e~mv2.webp

    Conteudo da caixa do SpaceCorp



    O jogo tem 1 tabuleiro para cada uma das suas 3 fases. Cada um representa diferente fases do programa de exploração espacial que cada uma das empresas têm para serem a empresa mais lucrativas no fim do jogo.
    https://static.wixstatic.com/media/9638d2_ce75d8da566440d5977d347eb68a5882~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_500,fp_0.50_0.50,q_90,usm_0.66_1.00_0.01/9638d2_ce75d8da566440d5977d347eb68a5882~mv2.webphttps://static.wixstatic.com/media/9638d2_7189c32793d747cf8e643682724d4b12~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_500,fp_0.50_0.50,q_90,usm_0.66_1.00_0.01/9638d2_7189c32793d747cf8e643682724d4b12~mv2.webphttps://static.wixstatic.com/media/9638d2_ecff89f0adc04fceb9a9ea6a810c26cd~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_496,fp_0.50_0.50,q_90,usm_0.66_1.00_0.01/9638d2_ecff89f0adc04fceb9a9ea6a810c26cd~mv2.webp


    Mecanicamente, Spacecorp é um jogo Econômico e Exploração que baseia-se em gerenciamento de mão e movimentação de ponto a ponto para obter pontos de vitórias - lucro.

    Em seu turno, você executa uma das seguintes ações:
    • Move: Mover de um local para outro
    • Explore: Em um local com espaço para discovery, vc sorteia uma discovery
    • Build: Construir uma base - tem uns 10 tipos de bases diferentes
    • Research: Comprar cartas
    • Produce: Produzir pontos nas suas fábricas e attractions
    • Genetics: Avançar o marcador de Evolução Genética
    • Revelation: Avançar o marcador de Breakthroughs Tecnológicos

    Em geral, ser o primeiro a completar um objetivo gera lucro (Pontos de Vitória) para você, assim como usar fábricas e atrações para produzir e explorar os vários locais no mapa também geram lucro. Por ultimo, descobrir novas áreas de interesse econômico também gera pontos de vitória.

    Mesmo com apenas 2 mecânicas básicas e vários componentes, o design do Spacecorp gera um jogo que força muito improviso, soluções criativas para os problemas que o ocorrem e tomada de decisões que tem consequências de longo prazo dentro do jogo, pois o que você faz em uma era impacta sua posição na próxima hora. Para complicar as coisas, como todo bom jogo, durante uma era você não tem tempo de fazer tudo que você quer e é obrigado a focar em metas que podem ser realisticamente alcançadas.

    Se o jogo realmente tiver a rejogabilidade que aparenta ter, ele realmente vai me forçar a modificar o meu Top 10, e definitivamente marcar 2018 como um excelente ano para alguém com um gosto similar ao meu.

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    Comentários:

  • edeodato
    1301 mensagens MD
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    edeodato25/03/19 09:50
    edeodato » 25/03/19 09:50

    Heavy Cardboard fez gameplay desse jogo e já havia entrado no radar.

    Sucesso nas jogatinas!

    Abraços

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436125/03/19 11:08
    excluido_74361 » 25/03/19 11:08

    edeodato::Heavy Cardboard fez gameplay desse jogo e já havia entrado no radar.

    Sucesso nas jogatinas!

    Abraços

    O Gameplay deles ficou muito legal mesmo.
    Outro q eles fizeram recente que ta cocando e o Tsukuyumi Full Moon Down, que ta com a 2a edicao no KS, e eu to cocando para comprar.

    1
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor27/03/19 10:27
    Victor » 27/03/19 10:27

    Meu feedback breve sobre o SpaceCorp, visto que tive o jogo e o vendi recentemente:

    Pontos positivos:

    - A mecanica de gerenciamento de mão é bem bacana e com uma sacada interessante de usar a infraestrutura alheia.

    - A exploracao é muito legal, mas é preciso atentar que precisa adaptar sua estrategia com os tiles sorteados e se nao prever que pode acontecer certos revezes e confiar demais na sorte, isto pode lhe custar caro.

    - Muito inovadora a ideia de progressao das eras em tabuleiros diferentes. Gostei bem da era interestelar pela idéia de viagem demorada por sistemas solares proximos e colonização avançada. A era Planeteer é a que considerei mais redondinha para mostrar o jogo como é (apesar de nao ter colônias). Infelizmente, a era Mariner, apesar de ser a mais curta, demora 20 a 30 min e é rasa, arranhando superficialmente a mecanica. Acho legal inclui-la para ensinar e ter a sensacao de "campanha completa", mas hoje nao jogaria com ela.

    Pontos negativos:

    - O jogo demora demais, mesmo com 2 jogadores. Joguei 2 partidas 2p e 2 partidas solo. A partida 2p mais curta demorou 3h30 e mesmo percebendo que mais jogadores = mais competição e tenta-se contrabalançar o tempo de jogo deixando a era mais curta, nao tenho vontade de experimentar com maos jogadores. Talvez 3p e todos experientes. 

    - Relação ruim de custo-benefício entre mecânica e tempo de jogo. Apesar de ter boas sacadas, pelo que o SpaceCorp oferece, definitivamente nao é um jogo que gostaria de passar o tempo gasto, dando a impressão de ser raso pela duração gasta. Na 3a hora de jogo, as mecanicas basicas tornam-se repetitivas, mesmo com as novidades de cada era. 

    - Rejogabilidade limitada: apesar dos tiles de exploração diferentes e a disputa pelos contratos darem alguma rejogabilidade, os avanços tecnologicos e genéticos nao mudam a cada jogo e estes nao sao muito numerosos. Na última partida, apesar de ter sido legal (mas demorada) fiquei com a sensação de "fiz tudo que podia nesse jogo".

    Por esses motivos, vendi minha cópia (com algum pesar, pois tem boas ideias). Mas aos interessados, note que minhas criticas sobre a rejogabilidade e relacao custo-beneficio da densidade da mecânica são subjetivas e pode ser que não sintam o mesmo que eu. Por isso não levem a ferro e fogo tudo o que escrevi :)

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  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436127/03/19 11:13
    excluido_74361 » 27/03/19 11:13

    Victor::Meu feedback breve sobre o SpaceCorp, visto que tive o jogo e o vendi recentemente:

    Pontos positivos:

    - A mecanica de gerenciamento de mão é bem bacana e com uma sacada interessante de usar a infraestrutura alheia.

    - A exploracao é muito legal, mas é preciso atentar que precisa adaptar sua estrategia com os tiles sorteados e se nao prever que pode acontecer certos revezes e confiar demais na sorte, isto pode lhe custar caro.

    - Muito inovadora a ideia de progressao das eras em tabuleiros diferentes. Gostei bem da era interestelar pela idéia de viagem demorada por sistemas solares proximos e colonização avançada. A era Planeteer é a que considerei mais redondinha para mostrar o jogo como é (apesar de nao ter colônias). Infelizmente, a era Mariner, apesar de ser a mais curta, demora 20 a 30 min e é rasa, arranhando superficialmente a mecanica. Acho legal inclui-la para ensinar e ter a sensacao de "campanha completa", mas hoje nao jogaria com ela.

    Pontos negativos:

    - O jogo demora demais, mesmo com 2 jogadores. Joguei 2 partidas 2p e 2 partidas solo. A partida 2p mais curta demorou 3h30 e mesmo percebendo que mais jogadores = mais competição e tenta-se contrabalançar o tempo de jogo deixando a era mais curta, nao tenho vontade de experimentar com maos jogadores. Talvez 3p e todos experientes. 

    - Relação ruim de custo-benefício entre mecânica e tempo de jogo. Apesar de ter boas sacadas, pelo que o SpaceCorp oferece, definitivamente nao é um jogo que gostaria de passar o tempo gasto, dando a impressão de ser raso pela duração gasta. Na 3a hora de jogo, as mecanicas basicas tornam-se repetitivas, mesmo com as novidades de cada era. 

    - Rejogabilidade limitada: apesar dos tiles de exploração diferentes e a disputa pelos contratos darem alguma rejogabilidade, os avanços tecnologicos e genéticos nao mudam a cada jogo e estes nao sao muito numerosos. Na última partida, apesar de ter sido legal (mas demorada) fiquei com a sensação de "fiz tudo que podia nesse jogo".

    Por esses motivos, vendi minha cópia (com algum pesar, pois tem boas ideias). Mas aos interessados, note que minhas criticas sobre a rejogabilidade e relacao custo-beneficio da densidade da mecânica são subjetivas e pode ser que não sintam o mesmo que eu. Por isso não levem a ferro e fogo tudo o que escrevi :)

    So adicionar um comentario, para quem ja jogou, e achou a Mariners desnecessaria, o jogo vem com opcao para comecar ja na era 2, ou ate mesmo so jogar a era 3.
    Concordo que apos jogar algumas vezes, pular a 1a fase sera uma boa idea, pois e muito similar a fase 2 mecanicamente, e claro que a fase 2 e muito mais interessante que a fase 1, e isso deve encurtar o jogo em uns 45 minutos (Setup + jogar a fase 1).
    As criticas sao justas, pois realmente o jogo e longo, e realmente vira quetao de jogo. Eu mesmo tendo a prefirir jogar uma coisa de 3/4 horas que multiplos jogos com pouca imersao.
    Nao vou comentar sobre a rejogabilidade, pois estou apenas com 2 partidas de Spacecorp, entao ainda nao senti esse cansaco.

    0
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor27/03/19 11:30
    Victor » 27/03/19 11:30

    Sim, bem lembrado que nao deixei claro que o jogo permite (e de forma muito simples e bem-feita) iniciar na era II ou ate na era III. 

    E um esclarecimento sobre a critica da duracao do jogo: a minha critica nao é porque o SpaceCorp é demorado por si só, mas sim porque ele nao entrega uma profundidade mecânica que valha a pena gastar essas 3h30-4h. Tanto que o High Frontier é o meu top1, e é um jogo espacial bem mais pesado, estrategico e complexo e que consigo fechar uma sessao de 2p em 4h sem qualquer reclamação de minha parte :D

    0
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436127/03/19 11:36
    excluido_74361 » 27/03/19 11:36

    Victor::Sim, bem lembrado que nao deixei claro que o jogo permite (e de forma muito simples e bem-feita) iniciar na era II ou ate na era III. 

    E um esclarecimento sobre a critica da duracao do jogo: a minha critica nao é porque o SpaceCorp é demorado, mas sim porque ele nao entrega uma profundidade mecânica que valha a pena gastar essas 3h30-4h. Tanto que o High Frontier é o meu top1, e é um jogo espacial bem mais pesado, estrategico e complexo e que consigo fechar uma sessao de 2p sem uma reclamação de minha parte :D

    New Frontiers e muito, mas muito bom mesmo, mas confesso q nao achei ele tao estrategico e complexo assim, possuindo as memas linhas de jogo do Race for the galaxy como estrategias viaveis. Talvez por ter jogado muito Race e Puerto Rico ele ja deixou eu entrar no jogo com um background estrategico mais avancado, e cortando a curva de aprendizado. (PS por conta do new frontiers eu vendi meu Puerto Rico pq realmente nao me vejo jogando ele mais). 

    Eu tinha entendido algo na linha de como vejo o Through the ages, que com 2 jogadores experientes agente mata o jogo em 90 minutos. Poe 3 jogadores vira 3:30h e com 4 pode chegar a 6:00h. Simplesmente nao compensa jogar com 3 ou 4, sabendo q da para ter uma experiencia melhor, em 90-120 minutos jogando Nations quando tem 3,4 jogadores.

    0
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor27/03/19 11:58
    Victor » 27/03/19 11:58

    Eu nao me referi ao New Frontiers, Metelo, mas ao High Frontier (3rd edition) .

    Sobre o TTA, acho interessante como varia a preferencia entre os jogadores. Esse civ game é o meu top 2 e sempre prefiro jogar 4p se tiver a oportunidade, mesmo que demore 8 horas. E como nao curto o Nations, prefiro uma partida de TTA 2p a uma partida de Nations 4p.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436127/03/19 13:19
    excluido_74361 » 27/03/19 13:19

    Victor::Eu nao me referi ao New Frontiers, Metelo, mas ao High Frontier (3rd edition) .

    Sobre o TTA, acho interessante como varia a preferencia entre os jogadores. Esse civ game é o meu top 2 e sempre prefiro jogar 4p se tiver a oportunidade, mesmo que demore 8 horas. E como nao curto o Nations, prefiro uma partida de TTA 2p a uma partida de Nations 4p.

    Foi mal. O Cerebro short cut no Frontier com o New frontier. Nao conheco o High Frontier nao. Vou dar uma olhada para ver qual eh do jogo. Valeu a dica.
    Ja o TTA, exatamente, e questao de gosto.

    0
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor27/03/19 14:02
    Victor » 27/03/19 14:02

    Sem problemas, antigamente confundiam o High Frontier com o Alien Frontier :D

    Sobre conhecer o jogo, costumo passar o link abaixo de uma sessao de um modo solo do High Frontier, que apesar de ter uma ou duas mudanças de regras importantes em relação ao modo multiplayer, ilustra bem varios conceitos-chave do jogo:

    https://ludopedia.com.br/topico/15031/high-frontier-resumo-de-sessao-solo-cenario-ceo (dividido em 4 partes).

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