Pessoal que acompanha o X-wing aqui no Brasil, a Galápagos soltou um comunicado e um FAQ sobre o cenário do jogo no Brasil. O que vocês acharam desse posicionamento da empresa ?
COMUNICADO OFICIAL - STAR WARS: X-WING
ASSINAR RSS!
publicado em 15.03.2019 por Galápagos Jogos
No contexto dos recorrentes conteúdos ofensivos publicados em redes sociais pela comunidade de X-Wing no Brasil, a Galápagos Jogos formaliza aqui o seu repúdio a manifestações injuriosas e ao discurso de ódio.
Informamos que não serão tolerados ataques públicos contra a empresa ou seus funcionários e que acionaremos formalmente medidas legais cabíveis contra os indivíduos agressores identificados.
Entendemos e apoiamos manifestações em crítica à nossa atuação com vistas para melhorias, mas tais atitudes agressivas e desrespeitosas em nada ajudam a comunidade ou o desenvolvimento do jogo organizado no Brasil.
Estamos sempre abertos a ouvir críticas e sugestões e incentivamos o uso dos nossos canais oficiais de atendimento. E para contribuir para uma melhor clareza em relação às principais dúvidas sobre X-Wing, criamos um FAQ que pode ser conferido neste link.
Reiteramos aqui nosso compromisso com uma relação profissional junto aos nossos clientes e contamos com o apoio de todos para continuarmos incentivando a diversão em detrimento da intolerância.
Atenciosamente,
Galápagos Jogos
Fonte: https://www.galapagosjogos.com.br/blogs/14/posts/comunicado-oficial-star-wars-x-wing?fbclid=IwAR0ak3ZwucUeTDK2Lu6r_chMXFsHti_NNmPZ4injw3HfMxbRElmO1D7pGPQ
LINHA DIRETA - X-WING
ASSINAR RSS!
publicado em 15.03.2019 por Galápagos Jogos
Este canal foi criado para reunir em um só lugar as principais dúvidas da comunidade de Star Wars: X-Wing. Caso tenha alguma questão que não tenha sido coberta aqui, envie uma mensagem para atendimento@galapagosjogos.com.br, com o assunto: LINHA DIRETA X-WING. As questões mais pertinentes à comunidade serão publicadas aqui para que todos tenham acesso às mesmas informações.
1 - Por que vocês demoram tanto pra responder questões importantes e trazer informações claras sobre as atualizações?
A resposta simples e direta é: muitas vezes não temos uma definição rápida ou completa do que acontece internacionalmente para comunicar com a devida clareza e respeito que nossos clientes precisam. Não adianta reproduzir informações pela metade só para dizer algo, sendo que irá gerar mais dúvidas ou até mesmo confusão, ambiguidade. Situações assim acabaram nos colocando em cheque no passado e entendemos hoje que poderíamos ter tornado esse diálogo com a comunidade mais claro e aberto, justamente para evitar a especulação vazia e crítica destrutiva. Ao mesmo tempo, não podemos dar garantias sobre assuntos que não temos toda a informação ainda ou que não estão sob a nossa tutela. Sabemos que isso é frustrante, mas algumas melhorias já vêm sendo apresentadas pelas editoras, mesmo que em um ritmo mais lento do que todos gostaríamos. Isso está nos trazendo mais segurança, além de clareza nos detalhes mais relevantes que poderemos compartilhar com nossos clientes e comunidade. Só é importante ressaltar que essas melhorias ainda devem tomar algum tempo até que possam chegar a toda a linha de produtos. A razão disso é que as próprias editoras internacionais estão se reestruturando para atender essa necessidade, que não é só da comunidade brasileira, é global.
2 - A Galápagos Jogos vai abandonar o X-Wing para focar em outros produtos?
Não. É importante esclarecer que a Galápagos Jogos não tem favoritos ou rejeitados entre seus produtos. Queremos que cada lançamento dê muito certo, sempre. Não faria sentido investir recursos que vão muito além da parte financeira para, depois de anos trabalhando, abandonar sem razão. Claro que produtos precisam ser comercialmente viáveis para continuar em catálogo, mas isso vai além do "sucesso de vendas". No caso do X-Wing, enfrentamos muitas dificuldades ao longo do tempo, principalmente com relação à regionalização (isso não é exclusivo do Brasil, muitos países de língua não inglesa tem o mesmo desafio atualmente). Manter um estoque tão diverso de itens como esses e que continuam em contínua expansão acaba minando os esforços para manter edições traduzidas. Ainda assim, não desistimos dessa batalha e buscamos meios de tornar o produto acessível para que nossa base de clientes pudesse continuar a jogar e ter momentos memoráveis. Afinal, o jogo é sensacional, as naves estão cada vez mais lindas e... é Star Wars! Por isso, iniciativas como o Galápagos On Demand surgiram: para atender a necessidade dos clientes, ainda que limitados às versões em inglês. Todo um esforço de negociação com fabricantes, alinhamentos de importação e alterações nos processos logísticos locais foram feitos para que pudéssemos tornar isso realidade. Sabemos que houve falhas em nossa comunicação e, principalmente, na frequência do diálogo que não conseguimos dar para manter a comunidade bem informada e confiante sobretudo. É algo que estamos estruturando e nos preparando para que não seja mais um problema e sim um canal prático de troca e evolução. É um trabalho de melhoria contínua e, por isso, vamos precisar do apoio e crítica construtiva de todos e todas que se interessem em manter o X-Wing ativo. Afinal, se o X-Wing tiver problemas e falta de apoio, quem mais será prejudicado nisso são os próprios jogadores e jogadoras, que terão um acesso cada vez mais restrito ao jogo. Não queremos isso, de forma alguma.
3 - Se existem dificuldades para trabalhar o X-Wing, então por quê a Galápagos não libera o produto pra outro fabricante/distribuidor vender no Brasil?
A decisão de quem distribui um jogo como o X-Wing no Brasil não é tão simples assim. Existem questões contratuais que a Galápagos Jogos possui como parte do grupo Asmodee, que precisam ser mantidas e respeitadas. Além disso, não acreditamos que simplesmente passar a questão adiante seja uma solução. Com certeza seria um caminho mais fácil, mas não é a forma como trabalhamos, nem como queremos tratar nossos produtos e clientes.
4 - Por que surgiu o Galápagos On Demand?
A iniciativa Galápagos On Demand é uma ideia que ganhou corpo em meio à crise que tivemos no fim de 2018 com a queda de um container importante no mar. Esse container continha alguns produtos muito esperados pelos nossos clientes, como Fallout, parte da Wave 1 e Core 2.0 de X-Wing , além de outros. Isso complicou bastante um contexto que já tinha seus problemas e a ideia da iniciativa é alinhar as demandas de clientes brasileiros com estoques internacionais, trabalhando em edições limitadas: fazemos análise do que está produzido e/ou disponível lá fora para encomendar e nos voltamos aos clientes daqui para fazer uma espécie de pré-venda desses produtos. Isso ocorre em uma janela super limitada de tempo, fechamos os pedidos e iniciamos o processo de importação. Dessa forma, nossos clientes aqui tem acesso mais rápido a opções do catálogo internacional e até a produtos novos (não está limitado ao X-Wing). O único porém é que esses produtos serão sempre em inglês e o que for disponibilizado ali não tem previsão de ter uma versão em português.
5 - Como fica a Wave 3 do X-Wing? Vocês vão trazer?
Sim! Nossa programação a partir de agora é continuar trazendo os lançamentos X-Wing, mas agora com o Galápagos On Demand. É com essa iniciativa que conseguimos disponibilizar versões desses produtos em inglês para todos. Importante pontuar que isso será feito em um formato diferente, com edições limitadas: abrimos uma janela de compra que, depois de alguns dias é fechada e o pedido internacional é feito. Em uma edição seguinte já serão outros produtos, de outra produção, com outro prazo. Por isso, não deve ser pensada como um canal direto a todos os produtos internacionais, abertos indefinidamente. São como pré-vendas pontuais, sem garantia de volta daquele produto que já foi anunciado. Por isso, é importante que a a comunidade se atente a isso e aproveite para fazer suas compras quando identificar que naquela edição do Galápagos On Demand existem produtos que necessita. Como muitos devem imaginar, por ser uma iniciativa tão específica e com quantidades pequenas, os valores negociados e margens de lucro são totalmente reduzidos. Assim, não é algo que fazemos para simplesmente lucrar, mas sim para investir na cena e na comunidade dedicada aos jogos.
6 - Por que vocês não investem mais em X-Wing se existe uma demanda enorme para o produto?
Muito se especula sobre a demanda para o X-Wing, as margens de lucro e já vimos alguns até traçarem estratégias sobre como fazer o jogo explodir no Brasil. A realidade, como sempre, é bem diferente da teoria. Queremos trazer uma luz à essa questão para que todos os nossos clientes entendam o contexto e o quanto são importantes para manter o jogo vivo. A demanda atual é muito menor do que se desenha por aí. Não é ruim, mas o que quase nunca se coloca é que demanda sozinha não responde por performance. Existem, por exemplo, quantidades mínimas de estoque exigidas para se fazer uma versão em português de um produto. Se a demanda não consome esse estoque, temos um problema. Estoque parado é prejuízo e o risco todo é da Galápagos Jogos. Hoje a demanda brasileira não cobre as produções mínimas e, por essa razão, não iremos mais trazer as versões traduzidas, infelizmente. Isso pode mudar completamente no futuro, tudo depende da demanda da comunidade. Com a Galápagos On Demand, poderemos avaliar essa demanda edição por edição e, se verificarmos que está cada vez mais consistente, aí teremos razões para fazer esse investimento e ampliar o portfolio de X-Wing.
7 - Então o que será traduzido de X-Wing a partir de agora?
A partir de 2019, não iremos mais trabalhar na tradução dos materiais de suporte do X-Wing. Estamos avaliando ainda como vai ficar a tradução de informações relacionadas ao aplicativo da Fantasy Flight Games, mas provavelmente será o único item a ter sua versão em português. Como todo trabalho de regionalização, é algo que precisa ser feito com muita disciplina e paciência e é um volume de conteúdo que só cresce ao longo do tempo e que mesmo hoje ainda depende de algumas definições da Fantasy Flight Games que não temos com a velocidade que gostaríamos. Isso acaba passando despercebido ao público geral, mas afeta muito os processos e entrega que podemos oferecer. Por isso, nesse momento decidimos focar em estruturar todas as questões relacionadas ao produto X-Wing, para que possamos ter uma comunidade mais satisfeita, concentrando nossos esforços nas questões mais críticas. Ainda assim, não descartamos que no futuro a linha volte a ser traduzida por inteiro. O que vai determinar isso é basicamente o desempenho do produto e apoio da comunidade nos próximos meses.
8 - Qual é a justificativa de tantos atrasos nos torneios?
Muitas vezes as janelas disponibilizadas para a realização de torneios é bem apertada, principalmente devido à relação entre as confirmações recebidas da Fantasy Flight Games e a parte burocrática na importação ou liberação dos materiais promocionais. Queremos que os eventos competitivos ganhem mais autonomia para que possam ser executadas com excelência (e sabemos bem o quanto os lojistas sofrem com toda essa situação, é algo que não beneficia nenhum dos envolvidos). Eventos classificatórios e de acesso ainda poderão fazer parte do nosso apoio, mas as janelas e oportunidades serão avaliadas junto ao distribuidor e editoras para a validade do evento. Então, é uma coisa que teremos que avaliar melhor futuramente. Nesse momento, o que podemos compartilhar com segurança com a comunidade é que não temos uma definição fechada sobre os torneios e, por isso, permanecem em avaliação.
9 - Se não há uma definição sobre torneios, a Galápagos Jogos poderia apoiar iniciativas independentes de jogadores para a organização desses eventos. Por que não faz isso?
Infelizmente aqui tocamos em um ponto contratual. A Galápagos Jogos não está autorizada a apoiar ou estimular iniciativas assim. Kits promocionais ou mesmo eventos que estimulem a cena de X-Wing, precisam ser realizados em uma loja cadastrada junto a Galápagos Jogos ou sob responsabilidade de uma loja do tipo. Se um grupo de jogadores, por mais honesto, comprometido e respeitado quiser realizar um campeonato, é possível, mas necessariamente precisaria ser por meio de uma loja.
10 - Por que as importações da Galápagos Jogos demoram, enquanto as que são feitas diretamente da Fantasy Flight Games são entregues muito mais rápido?
Aqui há mais um caso de "não é tão simples assim". Quando um cliente importa diretamente da Fantasy Flight Games (fazendo uma compra internacional, por exemplo), está comprando pontualmente de um estoque que vem diretamente dos EUA. Quando a Galápagos Jogos faz a mesma importação, estamos trazendo diretamente de onde são produzidos os jogos, normalmente da China. Só nessa diferença de localidade já temos um acréscimo considerável no prazo. Além disso, tem todo o processo de desembaraço junto à receita federal quando o produto chega, que também não é algo simples e existem sanções diferenciadas para as duas situações. Portanto, sempre que for feita uma comparação, é importante avaliar o contexto para não julgarmos precipitadamente situações completamente diferentes.
11 - Por que a Wave 2 de X-Wing veio mais cara que a Wave 1?
Esse aumento de preço não nos agradou nem um pouco também, acredite. A primeira coisa que causou essa situação foi a própria revisão de valor que a Fantasy Flight Games fez em sua precificação internacional. As naves custam em dólares mais do que custavam durante a Wave 1. Como muitos sabem, qualquer aumento em dólar na fonte não é simplesmente um aumento de conversão dólar para a nossa moeda. Sobre esse aumento incidem impostos e taxas (então nesse momento você já deve imaginar o impacto que isso tem no preço). Somado a isso, tivemos um agravante: a Fantasy Flight Games aumentou suas taxas às distribuidoras para a revenda dos produtos. Assim, apesar dos preços maiores, as margens ficaram menores, o que é mais um indicativo para o aumento de preços. Quem mais sofre com isso está claro, é o cliente que agora tem um produto mais caro (mas que também possui algumas melhorias interessantes). Ainda assim, é algo que não pudemos segurar, infelizmente.
12 - Por que vocês lançaram a Wave 2 sem o Core set 2.0?
Sabíamos que ficaria estranho, mas na verdade existiu um contexto para esse desencontro. Quando enfrentamos a crise da queda do container no fim de 2018, um dos itens que foram perdidos era justamente o Core set 2.0 (junto de alguns modelos de nave). Outro navio estava a caminho com naves adicionais e os kits de conversão e, por isso, de imediato já encomendamos mais uma leva contendo um reprint do Core set 2.0. O que aconteceu nos meses seguintes era o esperado: as naves e kits chegaram antes desses novos Core sets e decidimos já lançar para poder entregar o quanto antes à comunidade os produtos da Wave 2 (que já possuía um atraso considerável). O problema disso é que causou toda essa estranheza e até muitas críticas da comunidade: os jogadores desavisados (ou até que já haviam se esquecido do ocorrido) acreditaram ser um absurdo termos lançado a Wave 2 sem o Core Set. Mas isso não é verdade, ele está chegando e assim que for liberado será lançado, ainda em português, cobrindo o vazio causado pela perda do container. Poderíamos ter tratado melhor essa comunicação, explicação e talvez até segurado essa parte da Wave 2 para lançar tudo em conjunto assim que o Core set 2.0 já estivesse aqui? Sim, realmente tudo isso poderia ter sido feito de uma forma mais clara e aberta. E é justamente o que vamos começar a trabalhar melhor agora.
Fonte: https://galapagosjogos.com.br/blogs/14/posts/linha-direta-x-wing