mabsousa::Eu estou bem cético.
Me parece apenas um farm de suados tostões do player desavisado.
Quando vi o anúncio de lançamento, lembrei logo do No Man Sky. Keyforge não surpreendeu, inaugurou com aquela gafe já nos primeiros decks abertos de criaturas com nome escroto e vago.
Eu vou ficar de fora.
Bom, cada um tem direito a sua opinião, mas os pontos levantados nesse post são, no minímo, questionáveis....
Sobre o jogo ser um farm de $$$, não seria exatamente o contrário? Uma vez que eles retiraram o fator deckbuilding do jogo, fica muito mais fácil e barato entrar na brincadeira. Um deck de MTG pode custar uma pequena fortuna (existe o Pauper... mas mesmo nesse formato vc pode gastar uma graninha), em Keyforge, vc compra o deck e joga com ele. Sim.. isso ainda pode se tornar um pay to win (quem compra mais decks tem chances de encontrar algo q funcione melhor com ele), mas falarei disso depois.
Sobre Keyforge não ter surpreendido.... Eu me pergunto, em quais parâmetros? Na maioria das lojas que eu frequento, Keyforge teve o maior "público inicial" da inauguração de um jogo (Destiny não chamou tanta gente, 5R. Krosmaster, GoT LCG, Summoner Wars.... muito menos). Eu não acho que ele vai se tornar um gigante dos CCGs (competindo com o TOP 3), mas ainda assim eh bem impressionante o q ele já alcançou. Ah.. e não eram as criaturas que vieram com nomes "ruins", eram os próprios decks. Mas, sinceramente, não acho que existem muitos jogadores que ligam muito para o nome dos decks. ^^
E, a aleatoriedade de Keyforge eh beeeeeeem diferente de No Man Sky.... Em Keyforge existe um número limitado de cartas (370 no primeiro set). O que varia são as combinações dessas cartas.
Sinceramente, eu tb era um dos q estavam bem céticos sobre o jogo. Eu jurava que não ia comprar seus decks (pra economizar um dimdim). Um amigo meu apresentou o jogo e, bom... eu mudei de ideia. O jogo eh simples e divertido. Ainda tenho um pé atrás em alguns fatores do jogo, mas devo admitir que, overall, achei um jogaço (não eh meu CCG, TCG, LCG favorito, longe disso, mas curti bastante).
Sobre meus medos/critícas sobre o jogo:
1. Desequilíbrio: Esse eh meu maior peh atrás.... Os decks são definitivos (o que veio eh o q vc joga). Qdo vc cria diversas variações com 370 cartas, um deck vai se mostrar mais "forte" q outros. E eu ainda não sei até que ponto o sistema de "chains" vai corrigir isso, espero q funcione.
2. O lado "colecionável": Sei q existem muitas pessoas q soh comprar esses jogos pelo "C" (ou "T") inicial sigla (CCG, TCG). Eu já fui um deles! E, Keyforge não é a cosia mais fácil de se colecionar. As cartas, sozinhas, não tem valor algum (para jogadores). Mesmo a ideia de ter q "quebrar" um deck para colocar as cartas no fichário eh bem chatinho. Admito que essa não era a proposta de Keyforge (até acho que chamar Keyforge de CCG eh esticar um pouco as coisas), mas acho que isso pode ser bem chato pra galera que também curte colecionar as cartas.
3. Futuros sets: No universo dos CCGs, raramente alguém consegue criar um jogo onde todos os sets são equilibrados entre sim. MTG tem sets inteiros q são quase q completamente desconsiderados, Weiß Schwarz tem sets completos que jogador nenhum utilizaria, etc... A ideia de decks unicos e definidos deixam esse problema um pouco mais sério. Estou esperando pra ver o q eles fazem no próximo set.
4. O jogo é muito simples: Basicamente isso... achei o jogo simples demais. As primeiras partidas me divertem bastante, mas... se eu jogar muitas vezes em sequencia, a falta de complexidade do jogo começa a pesar um pouco e eu fico um pouco cansado dele.
Dito isso, alguns pontos q me agradaram:
1. Sistema de escolha de facções: Acho q esse eh o ponto mais brilhante do jogo! Com esse sistema de escolha de facção, o jogo garante que TODO turno os jogadores terão algo para fazer (bom, algumas cartas podem deixar as coisas um pouco mais chatas, enfim...). Nada de Miss Mana Drop de MTG, ou falta de criaturas para baixar uma mais poderosa de Yu gi Oh, ou falta de porrada de Weiß Schwarz. A limitação do que vc pode fazer em um turno de Keyforge eh simplesmente brilhante!
2. O jogo é muito simples: Sim, tb é um ponto positivo. Acho que é muito fácil ensinar qualquer um a jogar keyforge (bem mais fácil que os jogos CCG que conheço). São poucas regras (tudo bem q isso não justifica o "olhe o manual na internet") e é bem fácil de ensinar. O jogo também não sofre, por enquanto, de milhares de habilidades que foram adicionadas com o tempo (MTG virou uma palhaçada),
3. Excelente para partidas causais: Sempre fui um jogador casual. Nunca liguei muito para o cenário competitivo. Grande parte das vezes, eu limito a comprar decks pré-construídos e evito boosters e afins. Dito isso, posso dizer com segurança que Keyforge eh o melhor CCG para partidas casuais. Grande parte dos CCGs (pelo menos os que eu conheço), vendem apenas alguns decks pré construídos por set, logo, se eu quiser mais decks, preciso aguardar o próximo set (e muitas vezes eles não são nem um pouco equilibrados com decks de outros sets). Em Keyforge eu posso comprar qtos decks eu quiser (ou o q a grana permitir).