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  3. Legacy of Dragonholt
  4. Análise: Legacy of Dragonholt

Análise: Legacy of Dragonholt

Legacy of Dragonholt
  • avatar
    Ludopedia19/03/19 06:00
    avatar
    Ludopedia
    19/03/19 06:00
    2487 mensagens MD

    Por Artaterxes
    Fonte: https://rpggeek.com/thread/1892874/review-and-analysis-after-complete-campaign

    Olá! Esta é a minha opinião para o grande e viciante jogo de aventura narrativa Legacy of Dragonholt. Eu completei uma campanha do começo ao fim usando um personagem. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e05c6_kokf3s.jpg


    Estrutura do jogo

    Em Legacy of Dragonholt, 1 a 6 jogadores criam um personagem e embarcam em uma aventura cooperativa! Não há dados, e não há tabuleiro, mas há uma enorme e abrangente campanha de ramificação com inúmeras histórias possíveis e múltiplos finais. O jogo inclui um grande e principal livro de missões para a localização central de Dragonholt Village, bem como seis livros de missões, um livro de regras e um livro de criação de personagens. Você também recebe algumas outras implementações no jogo que você pode examinar enquanto as descobre. Enquanto joga, você lê algum texto, toma uma decisão, vira para a próxima seção e continua vendo onde sua jornada o leva.

    Estrutura da campanha

    A missão “To New Roads” serve como prólogo antes de você entrar em Dragonholt Village. Você passará sete dias em Dragonholt Village e, em cada dia, terá 6-8 unidades de tempo para preencher as atividades que desejar. É aqui que entra a diversão! Explore, reúna pistas e descubra uma história ricamente contada com grande caracterização, muitas pessoas para conhecer e muitas coisas para fazer.

    Às vezes você vai em encontros menores, enquanto outras vezes você vai em grandes missões, representadas pelos outros livros de missões. Na minha campanha eu fui em todas as missões, exceto uma. Algumas das missões são obrigatórias e avançam o enredo principal. Outras missões são opcionais e adiantamentos.

    À medida que você joga, marca os pontos da história na folha de acompanhamento, pois determinadas decisões e eventos estão disponíveis, dependendo do que aconteceu em sua missão.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5381b_kokf3s.png


    Estrutura de Encontro

    Cada herói tem um token de ativação (exceto durante o jogo solo). Enquanto em Dragonholt Village, cada herói se revezará decidindo o que fazer a seguir. Aquele herói toma todas as decisões para aquele encontro, vira a ficha para baixo e então outro herói decide o que fazer a seguir. As decisões são discutidas como um grupo, mas apenas um jogador tem a palavra final. Isso ajuda a garantir que todos se divirtam.

    Durante uma missão, que é considerada um único encontro grande, as decisões são tratadas como um grupo. O grupo decide que um jogador tome a decisão e vire sua ficha de ativação para baixo, tornando-se o jogador “ativo”. Os efeitos que resultam dessa decisão recaem apenas sobre o jogador ativo (a menos que seja tratado por todo o grupo). Quando é hora de tomar a próxima decisão, o grupo decide quem vai agir novamente, exceto jogadores inativos (com fichas de face para baixo). Todos os tokens são atualizados quando todos estão inativos.

    Aprender perícias é a chave para este jogo. Durante uma missão, quando o grupo se depara com uma decisão a ser tomada, certas opções estão disponíveis somente se alguém no grupo conhece uma habilidade específica. Mais precisamente, a opção só estará disponível se alguém com um token de ativação com face acima conhecer a habilidade. Da mesma forma, os efeitos que punem ou beneficiam o jogador ativo como resultado de sua decisão, muitas vezes dependem de quais perícias o personagem conhece.

    A maioria das missões é medida em "tempo" e "progresso", marcados após certos pontos da missão, geralmente dependendo de suas decisões. Idealmente, você fará o maior progresso no menor período de tempo. Ficar sem tempo geralmente desencadeia o fim da missão, com o resultado sendo mais positivo se mais progresso tiver sido feito. O tempo e o progresso funcionam de forma um pouco diferente na Vila Dragonholt, com o tempo medindo o que você pode fazer em um dia antes do próximo capítulo começar, enquanto o progresso se refere aos seus avanços em heroísmo e treinamento que destravam mais pericias (veja abaixo).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/659cb_kokf3s.jpg


    Estratégia

    Escolher uma decisão que requer uma pericia geralmente resulta em um resultado positivo, enquanto a escolha de uma decisão genérica geralmente resulta em um resultado neutro ou negativo (simplificando, mas geralmente é assim). Como você nunca sabe quais habilidades precisa e em que momentos, a estratégia é ter a maior variedade de habilidades disponíveis em seu grupo para maximizar a probabilidade de que pelo menos um de vocês tenha a pericia necessária para qualquer decisão dada. Em resumo, aprenda pericias! Além disso, adquirir itens irá ajudá-lo muito. Alguns itens concedem um efeito claramente marcado; outros são objetos que você salva até que você possa fazer algo especial com eles ou usá-los para tomar uma decisão superior. Existem algumas maneiras específicas que você pode colocar as probabilidades a seu favor.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/48469_kokf3s.jpg

    Ficha de personagem


    1. Mantenha sua estamina alta.

    A resistência é o seu atributo, para todos os fins, em "como você se sente bem". A sua resistência é reduzida trabalhando duro ou sendo ferido em combate e restaurada descansando ou usando consumíveis. Desde que seja reduzida a 0, o Vigor fará com que uma de suas pericias seja desabilitada (depois você só recupera com 1 de estamina), e estaminas baixas farão com que suas habilidades disponíveis caiam. Isso significa decisões piores. Restaurar a estamina é fácil com um determinado item consumível; apenas certifique-se de saber onde obtê-los. Você também pode usar itens a qualquer momento, assim você pode ler uma entrada primeiro e usar o item logo antes da perda de estamina. Restaurar pericias desabilitadas não é fácil!

    2. Vá em missões e explore!

    Encontros em Dragonholt Village, sejam encontros menores ou grandes missões, irão ajudá-lo a ganhar habilidades. Muitas vezes você ganhará heroísmo, que eventualmente fornece XP. Para gastar seu XP, você precisará treinar. Existem cinco categorias de treinamento; você encontrará maneiras de aumentar seu treinamento apenas vagando por Dragonholt e resolvendo coisas. O treinamento é feito como um grupo, então uma vez que o grupo progride o suficiente em uma categoria de treinamento, um novo conjunto de habilidades é desbloqueado para todo o grupo. Lembre-se de onde você aprendeu o treinamento (anote onde e a que horas do dia) porque muitas atividades de treinamento podem ser repetidas. Finalmente, as missões principais - aquelas nos livros de campanha - fornecem recompensas especiais e são desbloqueadas, aprendendo pistas sobre elas.

    3. Gaste XP no momento certo.

    O XP é realmente muito raro, por isso não o gaste imediatamente. Você pode gastá-lo a qualquer momento, então espere por um momento crucial em uma missão importante que requeira uma pericia que você não tem e, em seguida, aprenda-a ali mesmo. Espero que você tenha desbloqueado essa categoria de pericia por meio de treinamento.

    4. Escolha cuidadosamente as decisões genéricas.

    Muitas vezes, decisões “genéricas” (aquelas que não requerem habilidade) têm uma entrada de acompanhamento que requer uma pericia. Com base na redação de cada decisão, antecipe quais habilidades podem ser necessárias caso ocorra uma entrada de acompanhamento. Exemplo: “Abordar os compradores brigando” pode não precisar de uma pericia agora, mas você pode antecipar que pode precisar rapidamente de uma pericia listada na categoria Prática Social.

    5. Planeje seu dia com sabedoria.

    A menos que um lugar esteja fechado ou não haja nada de interessante, todo encontro em Dragonholt Village tira tempo do seu dia. No início, você não sabe quais locais são bons, mas se familiarize o mais rápido possível e faça anotações. Procure por pistas, procure por rumores e busque o que você precisa. Você poderia passar seus dias vagando pela vila e conversando com os moradores locais, mas o jogo está sempre dando a você a oportunidade de levar esses encontros adiante. Você nunca ficará entediado!

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c54d9_kokf3s.jpg


    Multijogador

    Você pode pensar que criar um grande grupo de heróis com um número maior de habilidades totais seria a melhor estratégia, já que isso maximizaria a probabilidade de que pelo menos um membro do grupo tivesse a habilidade certa para qualquer decisão. O jogo, no entanto, tem mecânicas que equilibram esse efeito.

    1. Tokens de Ativação

    Os tokens de ativação fazem mais do que apenas garantir que todos tenham um turno! Durante as missões, depois de tomar uma decisão, você ficará inativo até que todos tenham tomado uma decisão, na qual todos os tokens serão atualizados. Para algumas decisões, o grupo inteiro está disponível; para outros, apenas um herói. O ponto é que os tokens de ativação cortam uma grande quantidade de suas habilidades disponíveis e introduzem um estado de falha mesmo se alguém em seu grupo conhece a pericia. Parece injusto, mas é um requisito absolutamente correto para o jogo, na minha opinião - e isso pode ser justificado por temas (veja abaixo). Caso contrário, maiores heróis sempre prevaleceriam.

    Durante os encontros no Dragonholt Village, todas as decisões são tomadas por um herói e o token de ativação é desvirado somente quando o encontro é concluído, e não após cada decisão. 

    2. Compartilhando Recursos

    Apesar dos tokens de ativação, os grupos maiores ainda têm mais habilidades disponíveis em média, então o resto do saldo vem do compartilhamento de itens. Ouro é compartilhado, o que significa menos recursos para usar. Os itens também são compartilhados e distribuídos entre os indivíduos. Os consumíveis que restauram a estamina são divididos, por isso é mais difícil recuperar a estamina e impedir que as pericias sejam desativadas em um grande grupo de heróis. Como você não pode pegar um item de um herói inativo, talvez você não tenha o item de que precisa, mesmo que alguém na equipe o tenha. Os heróis ativos podem fornecer consumíveis restauradores aos heróis com menos estamina antes de ficarem inativos. Consumíveis exclusivos, simplesmente, serão usados apenas em uma fração do tempo, então seu poder é reduzido à medida que o tamanho do grupo aumenta. O resultado final é que as pericias de “excesso” de uma grande parte do herói serão desativadas com mais frequência devido à perda de estamina. (E os tokens de ativação que reduzem sua porcentagem de perícia garantirão que a perda de estamina aconteça, já que você não pode controlar se o herói que tomou a decisão terá a pericia certa.)

    3. Decisões Desconhecidas

    O jogo testará seu grupo em 24 pericias. Se o seu grupo tiver um conjunto limitado de pericias (um pequeno número de heróis ou cada herói tendo um conjunto de pericias similares), você terá de passar nos testes que exigem essas pericias, mas com certeza falhará em outros. Se seus heróis tiverem um conjunto diversificado de habilidades, sua equipe não saberá quem será necessário. Todo mundo precisa ir, e você sempre corre o risco de inativar um herói que é realmente necessário em uma decisão futura. Assim, mesmo com um conjunto de habilidades diversas, o seu grupo provavelmente terá sucesso e falhará tanto quanto um conjunto limitado de habilidades.

    Juntos, os tokens de ativação, recursos compartilhados e decisões desconhecidas trabalham para equalizar todos os conjuntos de pericias entre 3 a 6 heróis. Os tokens de ativação matematicamente começam a perder seu efeito em 2 heróis, então (estou especulando aqui) talvez os desafios no jogo sejam projetados para 3 heróis e a perda adicional de estamina que aconteceria a uma equipe de 1-2 heróis é compensada por tais heróis, recebendo um máximo de estamina durante a criação do herói. Certamente eu notei em um jogo single player que meu conjunto de pericias limitadas fez algumas batalhas intensas! Graças a Deus eu me abasteci de combustíveis!

    Uma palavra sobre tokens de ativação

    No entanto, para mim, pelo menos tematicamente, os tokens de ativação são a maneira sutil de incorporar a dificuldade de checagem de perícias. Se surgir uma decisão que exija uma pericia, mas o herói com a pericia estiver inativo, para mim isso sugere que o herói avaliou a situação, determinou que o desafio seria muito difícil para ele e recomendou que o jogador ativo escolhesse um curso diferente de ação. Para usar termos tradicionais de RPG, as "verificações de pericia" se tornam mais difíceis à medida que o tamanho do grupo aumenta.

    Criando seu personagem

    Embora criar seu personagem seja a primeira coisa que você fará, optei por falar sobre isso no final desta análise, porque um jogador experiente (ou alguém que tenha ouvido falar sobre o jogo, como um leitor desta resenha) pode querer criar um herói com alguma estratégia em mente. Eu recomendaria contra a "estratégia" ao fazer seu grupo de heróis! Como mencionado acima, o jogo tem mecanismos de balanceamento suficientes para que você possa simplesmente criar um personagem que você goste.

    O livro de criação de personagens é bastante robusto para o que equivale a um sistema simplista. Tudo se resume à sua raça, classe, pericias e estamina, e isso pode ser decidido em 30 segundos. É uma coisa boa - os jogadores podem gastar tanto ou tão pouco tempo lendo o conhecimento e o texto que desejarem. O preenchimento extra deste livro de personagens é apenas para você entender como se comportar com o seu personagem.

    Não parece importante, mas quando eu joguei pela primeira vez, percebi que criar mecanicamente um herói era bem simples, então eu fiz isso rápido. Ignorei a maior parte do texto do livro de personagens e criei um personagem sem personalidade real; apenas uma coleção de habilidades. Mas quando eu li as missões, elas foram escritas de uma forma que me imergiu tanto no mundo que eu senti que queria agir como eu mesmo. (Como na minha vida real.) As habilidades do meu personagem não eram nada disso! Então eu comecei de novo e fiz um personagem mais apropriadamente. Graças a redação imersiva para isso.

    O livro de criação de personagens pode parecer exagerado para o que é, mas ajuda a colocar você no papel. Se você tentar criar personagens planos para maximizar suas chances de sucesso, a mecânica do jogo o separa. A estratégia começa na exploração, não na construção de personagens. Então, entre no personagem e divirta-se.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f0ce4_kokf3s.jpg


    Conclusão

    Eu me diverti muito com esse jogo. Eu jogaria com pessoas que gostam de histórias mais do que mecânicas. É uma boa mudança de ritmo desde o lançamento de dados e eu gostei especialmente de como você pode fazer qualquer personagem sem que os detalhes afetem sua chance de sucesso.

    Minha crítica mais importante sobre o jogo é que eu esperava o oposto disso. Eu esperava que a composição do meu grupo tivesse um impacto na minha chance de sucesso, enquanto o jogo tem vários mecanismos para garantir que você não precisa se preocupar com isso. Não faz justiça manter a mecânica sob o capô e oferecer a você um criador de personagens preenchido com texto, fazendo parecer que está tentando muito. Fazer um personagem é simples e divertido porque o jogo equilibra o grupo para você, mas ninguém acostumado a RPGs tradicionais - ou até mesmo, Descent: Journeys in the Dark - esperaria isso. O criador de personagem está repleto de texto porque essa é a melhor maneira de entrar no personagem para este jogo!

    Da mesma forma, eu esperava que o jogo fosse sobre a jornada, e não o destino; um jogo onde não há preto e branco, sem sucesso ou falhas, mas apenas caminhos diferentes. Mas há estados de falha e há uma pequena quantidade de estratégia, o que é uma coisa boa! Não é óbvio até que seja tarde demais.

    Finalmente, uma vez que você percebe que há estados de falha, é muito fácil culpar os tokens de ativação por cortar suas opções do que culpar seu grupo por perder tempo, ou por gerenciar recursos de maneira insuficiente, ou por desperdiçar XP, ou por não prestar atenção a pistas. Como acima, eu forneci uma explicação temática para tokens de ativação que eu acho que funciona muito bem, mas seria bom se a explicação fosse fornecida com o jogo. Tal como está, posso garantir que os jogadores vão equiparar isto, e isso vai sair pela culatra, porque estes tokens são fundamentais para o equilíbrio do jogo.

    Legacy of Dragonholt é um jogo que você deve experimentar antes de julgar, então espero que este review ajude você a decidir se vai gostar do jogo sem precisar jogar primeiro em uma campanha. Eu também espero que esta revisão forneça respostas para pessoas que possam questionar algumas das mecânicas do jogo.

    Artaterxes

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/6b296_stdyy9.png

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    Comentários:

  • thiagolimalb
    44 mensagens MD
    avatar
    thiagolimalb19/03/19 10:50
    thiagolimalb » 19/03/19 10:50

    Muito interessante!
    Será que vem para o Brasil?

    3
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn19/03/19 23:51
    andrekohn » 19/03/19 23:51

    Parabéns pela análise.
    O jogo é muito legal e o sistema é sensacional. Realmente muita coisa pode acontecer, até finais inesperados. Tomou decisões erradas, pode realmente se dar mal no jogo. Muita imersão nele, mas há 2 "problemas" na minha opinião: Primeiro, o fato de haver a possibilidade de você não fazer todas as quests no jogo. Achei isso um erro de design. Pra mim, vc tem que aproveitar ao máximo o jogo que comprou e "esconder as quests" não achei interessante. Fiquei cheio de medo de perder a chance de embarcar em um dos livros.
    A outra é que, infelizmente, por ser em inglês e ser um jogo que é basicamente de leitura, muitas vezes se torna cansativo, pois não é nossa primeira língua. Aqui não é problema do jogo em si, mas fica realmente mais cansativo por estar em inglês - mesma coisa que em Detective: A modern Crime Boardgame.

    Legacy of Dragonholt é muito divertido, apesar de não receber muito reconhecimento. Adoraria ver o design do jogo implementado no tema dos Arkham Files.

    3
  • asafox
    34 mensagens MD
    avatar
    asafox15/05/25 09:57
    asafox » 15/05/25 09:57

    thiagolimalb::Muito interessante!
    Será que vem para o Brasil?

    Até hoje esperamos, mas acho difícil.

    0
Responder
Legacy of Dragonholt - Análise: Legacy of Dragonholt
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