Caros fãs de Twilight Imperium,
O episódio 72 de Space Cats Peace Turtles foi especial. No final do programa é dito que foi o melhor episódio que eles já produziram.
Curiosamente, não é um programa sobre aspectos diretamente ligados ao jogo e, de fato, muito do que é falado serve para outros jogos de tabuleiro.
Matt Marten e Hunter Donaldson chamaram Daniel Grant, que também é conhecido pelo apelido de Jatta Pake no BGG, para falar sobre um artigo que ele escreveu sobre o Meta-Jogo em Twilight Imperium.
O que escutei me fez repensar várias questões de TI4 e por isso resolvi traduzir o artigo originalmente postado no BGG, que segue abaixo.
Nota 1: Escolhi deixar os nomes originais de cada conceito, colocando minha tradução entre colchetes.
Nota 2: Tomei a liberdade de traduzir livremente os nomes próprios dos exemplos para que a leitura ficasse mais agradável para os brasileiros. 
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A lista do Meta-jogo, por Daniel Grant (Jatta Pake)
Twilight Imperium Quarta Edição, como outros jogos para três ou mais jogadores, tem um meta-jogo. Alguns jogadores odeiam esse aspecto. Outros argumentam que o meta-jogo é a única coisa que realmente importa em TI4.
Com isso em mente, eu compilei uma lista de conceitos de meta-jogo para a consideração de vocês. Alguns são completamente banidos por alguns grupos, outros são considerados lances leais e parte integral do jogo. Alguns podem ser avaliados pela sua intensidade, de leve são permitidos, pesadamente não. Percebam que não é uma lista de “estratégias”. Todos os conceitos representam ações que têm algum aspecto que sai do escopo da partida. Esta lista não tem a intenção de fazer um julgamento de valor moral das ações, mas apenas admitir que elas existem. Você, por outro lado, pode expressar seus sentimentos sobre esses conceitos respondendo a esta thread!
Se houver outros conceitos que você gostaria que fossem adicionados a essa lista, escreva! Se você tiver alguma consideração ou comentário, escreva! Alguma coisa aqui te motiva? Traz memórias? Escreva!
Sem mais delongas, a Lista!
Kingmaking [Coroação] – Quando um jogador em uma situação perdedora tem o poder de decidir o vencedor. Isso pode não ser censurável quando a força vem organicamente, através das condições do jogo, mas pode ser problemático quando acontece através de outras ações meta-jogo.
Grudging [Rancoroso] – Quando o jogador se envolve em um conflito mutuamente prejudicial por razões alheias ao escopo da partida. “Ele me deve 10 reais, então eu vou atacar sua frota para ele aprender a lição!”
Going Nuclear [Guerra Nuclear] – Quando um jogador decide agir ignorando seus próprios interesses na partida com a finalidade de prejudicar ou acabar com as chances de outro jogador. Geralmente, isso é feito em resposta a ação de outro jogador na partida. O motivo pode ser vingança ou “mandar uma mensagem” para partidas futuras.
Kneecapping [Carrasco] – Quando um jogador se envolve em ações que resultam em eliminar as chances de outro jogador vencer a partida. A motivação pode ou não ter razões relacionadas ao escopo do jogo. É diferente de “Going Nuclear” [Guerra Nuclear], porque o jogador que faz isso não está deliberadamente eliminando suas próprias chances de vencer a partida.
Leaguing, Cross-gaming [Meinha] – Quando jogadores formam alianças fora do escopo da partida. Por exemplo, marido e mulher que nunca atacam um ao outro mesmo estando em lados diferentes de um jogo competitivo.
Minioning [Aliciador] – Quando um jogador manipula outro jogador mais novo ou inexperiente alegando querer ajudar, mas com a verdadeira intenção obter vantagens no jogo.
Mooding [Chorão] – Quando um jogador reclama, lamenta ou se faz de chateado em uma tentativa de redirecionar um ataque ou melhorar suas chances na partida.
Bullyragging [Intimidador] - Quando um jogador usa ameaça e intimidação fora do escopo do partida para aumentar suas chances. “Se você atacar Jord, eu juro por Deus que eu coloco fogo no seu carro!”
Instigating [Provocador] - Quando um jogador tenta convencer outros a atacar o líder ou costurar um conflito entre outros jogadores usando informação fora do escopo da partida.
Roleplaying [Canastrão] – Quando um jogador age de forma não-ótima para interpretar um papel temático no jogo. Isso pode trazer vantagens ou desvantagens de forma desequilibrada para outros jogadores. Por exemplo, um jogador que se recusa a atacar ou lutar, independente das condições da partida, proporciona uma retaguarda segura para que os seus vizinhos ataquem em outras frentes.
Disengaging [Desistência] – Quando um jogador age de maneira deliberadamente sub-ótima porque acredita que suas chances no jogo são muito baixas ou nulas. Isso pode trazer vantagens imediatas para seus vizinhos e indiretamente causar um kingmaking [Coroação].
Dazzling [Irresistível] – Quando o carisma pessoal, reputação, posição social, charme ou comportamento de um jogador aumenta as suas chances na partida. “Eu não consigo atacar o Luis Paulo. Ele é tão legal e teve tanto trabalho em organizar a partida...”
Pootering [Certinho] – Quando um jogador age de forma sub-ótima deliberadamente, se recusando a usar certas estratégias, porque as vê como malandras, injustas, não-temáticas ou chatas. Pode beneficiar jogadores de maneira desigual durante a partida.
Litigating, Fillerbustering [Litigante] – Quando um jogador faz o andamento do jogo de refém ao debater uma regra que lhe prejudica. Ele força uma decisão em seu favor usando como arma a vontade dos outros de voltar a jogar. “Então nós deixamos que ele construísse duas Naves Almirante em Mecatol Rex para que pudéssemos continuar a partida.”
Hustling [Sonso] – Quando um jogador se finge de ignorante sobre o jogo, estratégias ou regras, para aumentar suas chances na partida. A tática pode variar desde declarar ignorância para desviar uma agressão, voltar movimentos mal feitos até usar ignorância como desculpa para violar regras e trapacear.
Fluxxing [Advogado] – Quando um jogador identifica regras obscuras apenas para obter vantagens e ignora ou “esquece” as mesmas regras quando lhe traz desvantagens.
Table Flipping [Virada de mesa] – Quando o jogador causa o final do jogo prematuramente para todos por acreditar que sua posição é infrutífera ou sua possibilidade de vencer é nula.
Rage Quitting [Descontrolado] - Quando o jogador deixa o jogo antes que ele tenha terminado por raiva de alguma ação do jogo ou por questões meta-jogo.
Rigging [Aparelhamento] – Quando um jogador ou observador se usa de recursos ou influência fora do escopo da partida para ajudar ou atrapalhar um jogador. “Cara, eu te dou 5 reais agora pra você acabar com a frota do Pinduca!”
Mobbing [Montinho] – Quando um grupo de jogadores se junta contra um jogador por razões alheias à partida. O jogador prejudicado pode ser considerado muito habilidoso ou se comportar de maneira que irrite os outros jogadores.
Heckling [Mala] – Quando um jogador ou observador usa barulhos ou palavras para quebrar a concentração e distrair o jogador ativo com a intenção de causar erros na sua jogada.
Chuffing [Pernóstico] – Quando um jogador faz barulhos ou comentários para demonstrar sua habilidade ou posição superior no jogo. Por exemplo, um jogador pode fazer comentários arrogantes, condescendentes, ou que comecem com “Na verdade...”
Spacing [Fanfarrão] – Quando um jogador está distraído do jogo e não presta atenção. Frequentemente ele “caiu na rotina” do jogo e quer socializar, ficar em redes sociais ou ficar de brincadeira. Beneficia os jogadores que percebem que podem ignorá-lo como ameaça.
Coaching, Puppet Mastering [Palestrinha] – Quando um observador externo oferece dicas, estratagemas e outras informações úteis para ajudar um jogador.
Stealthing [Sorrateiro] – Quando um jogador completa as ações do seu turno sem que um ou mais jogadores se dêem conta disso. A ação despercebida pode gerar vantagem para o jogador, já que os outros não percebem a mudança de estado que foi causada por suas ações.