Postado originalmente por Rodrigo Deus no blog Meeple Divino. Visite!
"Em Heróis de San Villano, você irá assumir o comando de uma organização de super-heróis na missão de defender e se consagrar na cidade de San Villano, rebatizada após um lendário vilão, conhecido apenas como San Villano, ter feito o índice de vilões por metro quadrado extrapolar todos os recordes mundiais." - Página do jogo no portal Ludopedia
Heróis de San Villano é o segundo jogo da
Dijon Jogos, editora paulista que surgiu no mercado no ano passado. Esse título é de autoria de Eduardo Guerra (
Enchanted Cubes) com as artes de João Henrique Pachêco. Um lançamento de 2019 e agradecimentos à editora pelo protótipo!
O jogo está em financiamento coletivo!
Clique aqui para ir para a campanha!
Mecânicas
- Alocação de trabalhadores
- Colecionar componentes
- Movimento de Área
- Pedra, papel e tesoura
- Tabuleiro modular
- Toma essa
O crime não descansa na cidade de San Villano e os jogadores assumirão a direção de organizações de super-heróis que tem como objetivo restaurar a paz na cidade. Para isso será necessário contratar heróis e ajudantes, rastrear e enfrentar vilões diversos e atender requisições do governo da cidade!
Componentes do protótipo final
Após a preparação do jogo e os componentes iniciais distribuídos, cada jogador(a) tem o que é necessário para começar a investigação e busca para enfrentar os vilões na cidade, o que vai garantir pontos no final da partida.
Cartas de rodada e agentes
Na sua vez, o jogador pode ativar uma das cartas de cidade através da movimentação e alocação do seu agente. Uma vez que o agente esteja em um local diferente do qual começou, ele(a) ativa naquele local uma das duas ações que existem ali. As ações permitem realizar buscas, lutar contra vilões, recrutar e obter recursos em geral.
A cidade
Em se tratando de combate, para enfrentar um vilão é preciso ter um vilão "rastreado" e ter um herói para fazer isso. O combate se dá através da comparação de ícones nas cartas de vilão e herói. Apesar dos heróis sempre vencerem o combate, dependendo das suas fraquezas, existe a possibilidade de que um jogador tenha que descartar aquele herói ou a carta volte "exausta" para a reserva do jogador. No jogo, ainda existe uma ficha de oportunidade que faz com quem não enfrentou um vilão por conta da disputa dos jogadores à mesa, ganha ações extras.
Vale lembrar que alguns vilões colocam fogo na cidade e isso pede que os jogadores deixem "exausto" um herói para entrar em um determinado espaço pegando fogo. Isso cria uma ação extra - apagar o incêndio - que dá pontos e recursos extras.
Exemplos de heróis, ajudante e vilões
Considerações finais
O segundo jogo da Dijon Jogos é completamente diferente do primeiro, onde existem parques de diversão para planejar. Aqui existem vilões para serem derrotados, heróis para serem recrutados e recursos a serem gerenciados em um jogo de cartas com um ótimo tema!
Em suma, Heróis de San Villano é um pequeno jogo de salada de pontos: os vilões valem pontos, heróis e ajudantes, incêndios apagados e alcunhas realizadas (objetivos abertos a todos). Com isso as estratégias para a vitória são diversas por conta de tantos elementos a serem considerados na pontuação, assim como também a mistura desses para tentar ganhar.
O combate é bem simples, no sistema pedra/papel/tesoura, com alguns poderes especiais. Existe uma diversidade de poderes bem interessante nos personagens - heróis, ajudantes e vilões - e isso reforça bastante o tema de vilões diferentes que causam calamidades diferentes e precisam de heróis também com poderes diversos para o combate.
As partidas podem se tornar um pouco repetitiva caso o foco de algum jogador seja somente um dos vilões, o que não é nada recomendado: existem apenas dois recursos no jogo e mais do que um vilão na mesa, portanto observar mais de uma oportunidade de fazer pontos de vitória é essencial.
Pontos positivos
- Tema bem trabalhado
- Jogo de poucas regras que flui bem
- Muitos elementos na pontuação
Pontos negativos
- Pode se tornar um pouco repetitivo dependendo da estratégia para vitória
Você encontra esse e outros materiais divinos no
Facebook,
Instagram e
Twitter!