"Depois de serem despojados de todas as suas posses, um mago, um bárbaro, um elfo e um anão são forçados a roubar o shopping local em busca do equipamento necessário para sua próxima aventura..."
Pois ééé....
Regras detalhadas logo acima, resumo e comentários logo abaixo.
-----
Em Magic Maze, vocês estão no meio de um shopping em formato de labirinto, e devem levar cada peão para o item de sua cor no mapa, e depois até a saída, antes que o tempo acabe.
Simples assim.
Só que.... esse é um jogo cooperativo, em tempo real, em que todos jogam ao mesmo tempo, movendo qualquer peça no mapa, sem qualquer tipo de comunicação, e com um mapa que vai se revelando durante a partida.
Parece que tudo vai ser confuso e travado, mas aqui cada jogador é limitado às ações que aparecem em sua carta de ação, sorteada na preparação do jogo.
Então temos algo como: um jogador pode movimentar qualquer peão, mas apenas em linha reta para frente. Outro jogador pode mover qualquer peão, mas apenas em linha reta para a esquerda. Outro consegue ir para a direita e ativar qualquer escada rolante.
Por conta dessa limitação você não precisa guardar toda a informação que aparecer em jogo, só precisa ficar atento ao mapa para saber quando a sua carta de ação será requisitada. Essa regra deixa a partida muuuuiitoooo simples e fluída.
E para não ficar monótono, conforme o mapa vai se revelando, desafios e oportunidades diferentes vão aparecendo. Sejam portais, escadas rolantes, novas portas, e até áreas que aumentam o tempo disponível para a partida.
Outro detalhe é que como o jogo corre sem comunicação, vocês tem um peão gigante que pode ser colocado por qualquer jogador na frente de um desatento. Assim ele sabe que devia estar fazendo alguma coisa, apesar de não saber onde nem o que.
"Peão da Atenção" em comparação com os normais.
Fonte: BGG
E o jogo é basicamente isso.
Como falei anteriormente, se vocês conseguirem colocar cada peão em cima de seu próprio item, e depois chegar na saída do tabuleiro com todos eles antes do tempo acabar, vocês vencem o jogo.
E atenção!!!
Aqui só falei sobre as regras básicas. Conforme você vai vencendo o jogo, ele vai apresentando novas regras e áreas do mapa para complicar a partida. Existem coisas absurdas escondidas nessa caixa.
-----
E ok....
Esse é um jogo que vi durante o lançamento mas não me chamou atenção. Minha primeira impressão acabou sendo pela capa, que parecia a de um jogo muito caricato de masmorra, próximo a munchkin. Não cheguei a ver nada das regras por conta disso... Que erro senhoras e senhores...
Em pouco tempo alguns amigos começaram a me apontaram Magic Maze como o "jogo festivo" definitivo, diferente de tudo que já joguei na vida. Então resolvi tirar a prova, reservei um dia de jogatina com meu grupo mais festivo e o coloquei o jogo na mesa.
E de fato, diferente de tudo que já joguei na vida.
O jogo tem tudo para virar bagunça, misturando os conceitos de "tempo real", "todos ao mesmo tempo", "todos mexem todas as peças", "sem comunicação" e "cooperativo".
Só que apesar da bagunça que os jogadores fazem, as regras e a mecânica aqui são extremamente bem organizadas e simples. Você não terá problemas com regras mesmo jogando com 8 pessoas ao mesmo tempo.
Acredito que o segredo aqui está no formato campanha.
Tudo é explicado aos poucos, e você só passa para as regras avançadas quando o grupo completar as fases mais simples. Então numa primeira etapa, vocês só precisam se preocupar mesmo é com a ação em suas cartas e o tempo.
Conforme as partidas vão correndo, o grupo começa a se organizar, criar macetes e identificar padrões. E quando finalmente vocês conseguem vencer o mapa, o jogo muda, novas regras aparecem, mais detalhes, e a diversão se intensifica.
No meu grupo isso funcionou muito bem.
Tenho boas memórias de encontrar um novo desafio, olhar para outro jogador, e ele olhar de volta com aquele olhar de "entendi, agora é só resolver".
Essa característica trouxe um ar de cooperação que realmente não reconheci em outros cooperativos.
E só aproveitando essa comparação entre cooperativos. Vale dizer que Magic Maze é imune ao jogador Alfa, e isso é um espetáculo a parte quando o assunto são cooperativos.
Como a comunicação é praticamente banida, não há como um jogador controlar o jogo. Da mesma forma, a estrutura do mapa não deixa um jogador vencer sozinho. Esse é um verdadeiro cooperativo.
E ok, mover os peões, resolver desafios e achar a saída é divertido, mas querem saber o que realmente marcou o jogo? O peão gigante.
A tensão é tanta por ver o tempo correndo que só colocar o peão na frente de alguém não é o suficiente, as pessoas brigam por ele, batem ele na mesa, lançam o grande olhar da repreensão, e dobram a tensão que já era grande. E se a pessoa não estava entendendo nada antes, agora entende menos ainda mas está morrendo de rir.
Nesse ponto o jogo é divertido demais. Mas não acho que seja o "jogo família" definitivo por conta de alguns problemas.
Primeiro uma questão física mesmo: Existem apenas 4 direções de movimento, então no momento em que você tem 5 ou mais jogadores pelo menos uma das direções será dividida entre dois deles. Isso pode fazer com que um jogador simplesmente fique na brecha da partida e acabe não fazendo nada.
E tive a impressão que este jogo sofre da "febre dos jogos festivos".
Ele tem um impacto inicial muitoooooo bom, e vai ver mesa por vários dias. Mas depois de um tempo a novidade acaba e outros jogos tomam o seu lugar. A não ser, que você possa apresentar ele para várias pessoas diferentes.
É fato que, mesmo que você já tenha jogado Magic Maze mil vezes, ele volta a ficar divertido com novos jogadores.
Por conta disso, para quem está começando a coleção ou tem um grupo com alta rotatividade de jogadores, digo que ele realmente é perfeito.
o/
-----
Apêndice:
Ignore o modo solo que vem nesse jogo.
A diversão de Magic Maze é a interação entre os jogadores com todas as limitações possíveis.
No modo solo ele virou um pequeno quebra cabeça com tempo, não chega aos pés do que esse mesmo jogo proporciona com mais jogadores.
Muito bom! Comprei esse jogo ainda no início do hobby, acho que foi o quarto que comprei aqui na Ludopedia, e fiquei muito satisfeito! A primeira vez sempre é um desastre, todo mundo rindo sem parar sem ideia do que fazer. Mas nas outras o jogo vai ficando mais legal, menos caótico (ou não! kkkk). Se tiver apenas uma pessoa no grupo que é nova, já é o suficiente pra divertir a mesa toda rsrs