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  3. Cade as Expansões?

Cade as Expansões?

  • RCons
    161 mensagens MD
    avatar
    RCons07/02/19 09:42
    RCons » 07/02/19 09:42

    Paulo_Segundo::
    RCons::Acho que tem alguns pontos a serem explorados:
    - As expansões geralmente tem procura de praticamente 30% das unidades vendidas do jogo-base.
    - A tiragem mínima para um jogo ou expansão geralmente é de 500 unidades. Menos que isso, fica bem mais caro.
    Dessa forma, fica arriscado para as editoras trazerem as expansões de jogos que tenham tiragem abaixo de 1500 unidades.
    .
    Outro ponto é que muitas editoras não tem nem capital para lançar jogos sozinhas, e acabam usando os FCs para viabilizarem os lançamentos, jogando o risco (principalmente de atraso de entrega) para os clientes. Tem editora séria, mas também tem muita empresa de fundo de quintal nesse mercado.
    As editoras não querem ter risco. Como o Anarkion disse, é muito mais seguro para elas lançarem jogos-base, diversificando seu portfolio, do que focar em um título, que pode demorar um bom tempo para sair do estoque.
    .
    Finalmente, tem também a falta de atenção que algumas editoras tem com as características dos componentes: cartas com fundo/textura e até tamanho diferente (Race for the Galaxy), tiles que são invertidos (Smallworld), etc. 
    .
    Enfim, quem quiser garantir que vai ter as expansões, e não quer ter dor de cabeça, o caminho mais fácil é comprar lá fora mesmo.

    Qual a fonte desse 30%?

    Pode considerar Arial 12, que tá bem perto.
    Brincadeiras a parte, esse é não é um valor preciso, é uma estimativa, entre 20% e 40%, depende do quanto o jogo-base tem para ser explorado. Dá uma olhada no BGG, a quantidade de pessoas que possuem as expansões, em relação ao jogo-base, que vai ser algo em torno disso.

    1
  • Ronin
    656 mensagens MD
    avatar
    Ronin07/02/19 09:55
    Ronin » 07/02/19 09:55

    u  RCons::...
    .
    Enfim, quem quiser garantir que vai ter as expansões, e não quer ter dor de cabeça, o caminho mais fácil é comprar lá fora mesmo.


    foi exatamente o que fiz com o Elder Sign e Eldritch Horror, e nunca me arrependi.

    Não posso dizer o mesmo de quem comprou a versão BR e está aguardando as expansões...

    2
  • Paulo_Segundo
    823 mensagens MD
    avatar
    Paulo_Segundo07/02/19 11:32
    Paulo_Segundo » 07/02/19 11:32

    RCons::
    Paulo_Segundo::
    RCons::Acho que tem alguns pontos a serem explorados:
    - As expansões geralmente tem procura de praticamente 30% das unidades vendidas do jogo-base.
    - A tiragem mínima para um jogo ou expansão geralmente é de 500 unidades. Menos que isso, fica bem mais caro.
    Dessa forma, fica arriscado para as editoras trazerem as expansões de jogos que tenham tiragem abaixo de 1500 unidades.
    .
    Outro ponto é que muitas editoras não tem nem capital para lançar jogos sozinhas, e acabam usando os FCs para viabilizarem os lançamentos, jogando o risco (principalmente de atraso de entrega) para os clientes. Tem editora séria, mas também tem muita empresa de fundo de quintal nesse mercado.
    As editoras não querem ter risco. Como o Anarkion disse, é muito mais seguro para elas lançarem jogos-base, diversificando seu portfolio, do que focar em um título, que pode demorar um bom tempo para sair do estoque.
    .
    Finalmente, tem também a falta de atenção que algumas editoras tem com as características dos componentes: cartas com fundo/textura e até tamanho diferente (Race for the Galaxy), tiles que são invertidos (Smallworld), etc. 
    .
    Enfim, quem quiser garantir que vai ter as expansões, e não quer ter dor de cabeça, o caminho mais fácil é comprar lá fora mesmo.

    Qual a fonte desse 30%?

    Pode considerar Arial 12, que tá bem perto.
    Brincadeiras a parte, esse é não é um valor preciso, é uma estimativa, entre 20% e 40%, depende do quanto o jogo-base tem para ser explorado. Dá uma olhada no BGG, a quantidade de pessoas que possuem as expansões, em relação ao jogo-base, que vai ser algo em torno disso.

    Ou seja, é um chute...

    0
  • RCons
    161 mensagens MD
    avatar
    RCons07/02/19 16:14
    RCons » 07/02/19 16:14

    Paulo_Segundo::
    RCons::
    Paulo_Segundo::
    RCons::Acho que tem alguns pontos a serem explorados:
    - As expansões geralmente tem procura de praticamente 30% das unidades vendidas do jogo-base.
    - A tiragem mínima para um jogo ou expansão geralmente é de 500 unidades. Menos que isso, fica bem mais caro.
    Dessa forma, fica arriscado para as editoras trazerem as expansões de jogos que tenham tiragem abaixo de 1500 unidades.
    .
    Outro ponto é que muitas editoras não tem nem capital para lançar jogos sozinhas, e acabam usando os FCs para viabilizarem os lançamentos, jogando o risco (principalmente de atraso de entrega) para os clientes. Tem editora séria, mas também tem muita empresa de fundo de quintal nesse mercado.
    As editoras não querem ter risco. Como o Anarkion disse, é muito mais seguro para elas lançarem jogos-base, diversificando seu portfolio, do que focar em um título, que pode demorar um bom tempo para sair do estoque.
    .
    Finalmente, tem também a falta de atenção que algumas editoras tem com as características dos componentes: cartas com fundo/textura e até tamanho diferente (Race for the Galaxy), tiles que são invertidos (Smallworld), etc. 
    .
    Enfim, quem quiser garantir que vai ter as expansões, e não quer ter dor de cabeça, o caminho mais fácil é comprar lá fora mesmo.

    Qual a fonte desse 30%?

    Pode considerar Arial 12, que tá bem perto.
    Brincadeiras a parte, esse é não é um valor preciso, é uma estimativa, entre 20% e 40%, depende do quanto o jogo-base tem para ser explorado. Dá uma olhada no BGG, a quantidade de pessoas que possuem as expansões, em relação ao jogo-base, que vai ser algo em torno disso.

    Ou seja, é um chute...

    Acabei editando o post, antes de mandar... É um dado que as editoras gringas coletaram ao longo do tempo (não tenho a fonte disso, se é o que você vai perguntar em seguida). 30% é a 'regra de bolso' que elas utilizam, para dimensionar a tiragem. É assim que expansões do Russian Railroads ou Clash of Cultures esgotam tão rápido.

    0
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira07/02/19 16:29
    rafa.soliveira » 07/02/19 16:29

    RCons::
    Paulo_Segundo::
    RCons::
    Paulo_Segundo::
    RCons::Acho que tem alguns pontos a serem explorados:
    - As expansões geralmente tem procura de praticamente 30% das unidades vendidas do jogo-base.
    - A tiragem mínima para um jogo ou expansão geralmente é de 500 unidades. Menos que isso, fica bem mais caro.
    Dessa forma, fica arriscado para as editoras trazerem as expansões de jogos que tenham tiragem abaixo de 1500 unidades.
    .
    Outro ponto é que muitas editoras não tem nem capital para lançar jogos sozinhas, e acabam usando os FCs para viabilizarem os lançamentos, jogando o risco (principalmente de atraso de entrega) para os clientes. Tem editora séria, mas também tem muita empresa de fundo de quintal nesse mercado.
    As editoras não querem ter risco. Como o Anarkion disse, é muito mais seguro para elas lançarem jogos-base, diversificando seu portfolio, do que focar em um título, que pode demorar um bom tempo para sair do estoque.
    .
    Finalmente, tem também a falta de atenção que algumas editoras tem com as características dos componentes: cartas com fundo/textura e até tamanho diferente (Race for the Galaxy), tiles que são invertidos (Smallworld), etc. 
    .
    Enfim, quem quiser garantir que vai ter as expansões, e não quer ter dor de cabeça, o caminho mais fácil é comprar lá fora mesmo.

    Qual a fonte desse 30%?

    Pode considerar Arial 12, que tá bem perto.
    Brincadeiras a parte, esse é não é um valor preciso, é uma estimativa, entre 20% e 40%, depende do quanto o jogo-base tem para ser explorado. Dá uma olhada no BGG, a quantidade de pessoas que possuem as expansões, em relação ao jogo-base, que vai ser algo em torno disso.

    Ou seja, é um chute...

    Acabei editando o post, antes de mandar... É um dado que as editoras gringas coletaram ao longo do tempo (não tenho a fonte disso, se é o que você vai perguntar em seguida). 30% é a 'regra de bolso' que elas utilizam, para dimensionar a tiragem. É assim que expansões do Russian Railroads ou Clash of Cultures esgotam tão rápido.

    Bem, o Tom Vasel já tinha falado algo parecido com isso a alguns anos atrás, acho que ele falou que  1/3 das pessoas que tem o base compram pelo menos uma expansão.
    Agora quem passou a info para ele, esqueci, mas pode ter sido algum dos contatos que ele tem dentro da indústria ou alguém da coolstuff.

    1
  • PedroMVM
    736 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM10/02/19 11:55
    PedroMVM » 10/02/19 11:55

    Parece que o mercado de jogos de tabuleiro está ficando muito similar ao de jogos eletrônicos. Há quem lance um jogo razoável e depois lança uma expansão ou DLC que agrega coisas óbvias que deveriam ter sido lançadas no jogo base.

    As editoras estão sendo sacanas? Sim, mas o próprio mercado consumidor incentivou isso, basta ver o oba-oba que aparece quando vem a palavra "expansão". Quem possui fica naquela expectativa de querer ter a expansão de qualquer forma, mesmo que não agregue muito ao jogo. Por exemplo, o Diablo 3 tem uma expansão que acrescenta a classe do necromante. É essencial para o jogo? Não. Poderia ter sido lançado no jogo base? Sim. É possível jogar sem ele? Sim. A classe adicional dá uma outra maneira de jogar? Sim também. Outro exemplo: Civilization 6, que teve vários DLCs com uma ou duas civilizações extras. Essas civilizações extras são essenciais para o jogo funcionar? Absolutamente nâo. Dá para jogar sem elas? Claro que sim. Poderiam ter sido lançadas com o jogo base? Óbvio que sim. Vale a pena gastar 10 reais por civilização extra? Só se estiver muito a fim de jogar com alguma em específico. Os 6 pacotes juntos pelo preço de lançamento chegam no total a 80 reais, quase o preço do jogo base. Foi uma forma que a editora arrumou de ganhar muito dinheiro fazendo pouca coisa.

    Se fizermos paralelos com jogos de tabuleiros, as práticas são as mesmas. O Imperial Settlers vem com 4 civilizações e houve outras que lançavam uma civilização extra cada uma. Óbvio que aumenta a rejogabilidade, mas não são essenciais, até dá para jogar sem elas. Há o fato que o jogo chegou aqui já tendo várias expansões lançadas lá fora, ou seja, poderiam lançar logo uma "big box" com todas. Ficaria mais caro, lógico, mas pelo menos seria uma consideração com o público daqui.

    O Alhambra tem várias expansões que não lançaram aqui, mas foi lançado um pacote com duas, em um saco plástico mesmo, economizando os custos da embalagem e que podem ficar na própria caixa do jogo. O Suburbia também veio em um pacote sem caixa e pode ser guardado na própria caixa do jogo. Por outro lado, a expansão Sorcery para o Barony vem em uma caixa que fica inútil quando se coloca tudo na caixa do jogo base, é um dinheiro gasto à toa. Idem para a expansão Peloton para o Flamme Rouge. O pior é que são jogos que poderiam vir já com as expansões embutidas no próprio jogo e que agregam maior número de jogadores, que é outra sacanagem comum dos criadores de jogos. Sagrada ser um abstrato e ter uma expansão que adiciona o quinto jogador é uma sacanagem sem tamanho, deveria sair assim de fábrica.

    Por outro lado, há exemplos louváveis de jogos que vieram já com as expansões. O Metro veio pra cá com 4 expansões (que eu me lembre) que já existiam que eram vendidas separadamente. O 1920 Wall Street veio com dois módulos extras adicionais (embora sejam só algumas cartas extras). O Alhambra poderia ter seguido o exemplo e ter vindo com as duas expansões na caixa base.

    Eu acho que os dois lados precisam mudar a postura. As editoras devem trazer jogos antigos com todo o material disponível de uma vez ou, na medida do possível, juntar vários pacotes de expansão em uma só (donos de Terraforming Mars que o digam). Já os jogadores devem adquirir aqueles jogos que julgam ser completos sem expansão e não criar altas expectativas cada vez que escutam a palavra "expansão".

    1
  • DarthVandelay
    44 mensagens MD
    avatar
    DarthVandelay11/02/19 13:52
    DarthVandelay » 11/02/19 13:52

    Concordo basicamente com tudo o que foi falado aqui, mas acho que tem certos pontos que poderiam ser bem melhores.

    Existem expansões que são essenciais para um jogo para uma grande maioria. Seaside ou Prosperity do Dominion são muito bem consideradas de um jogo que repetitivo sem uma expansão. Ou Gates of Arkham do Elder Sign, que é o que o jogo deveria ter sido desde o começo. Quando o caso é de um jogo de alguns anos e isso é visto há anos dessa forma lá fora (e pra quem importou) a editora poderia ver se vão conseguir dar o suporte, se não, traz outro jogo.

    As editoras poderiam ser (e sei que algumas são) mais transparentes quanto a isso. Às vezes não existe possibilidade nenhuma e alguém pode preferir pegar de fora. Eu sei que eles estariam perdendo vendas falando isso, mas poderia falar no caso de, por exemplo, essa expansão vem dependendo das vendas, ou vem de qualquer forma mas pode demorar. 

    Essa coisa de "eu preciso que você compre para tentar trazer a expansão" é complicado em casos que a expansão ajuda tanto o jogo base. Eu gostaria de comprar Dominion nacional por quem jogo junto, mas o que me garante que vou ver alguma outra expansão um dia?

    São vários exemplos de falta de suporte aqui no BR, mas vamos esperar que isso melhore.

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi13/02/19 11:21
    brunosemi » 13/02/19 11:21

    Além da incerteza com o lançamento das expansões aqui no HueBR, quando acontece geralmente é por um preço alto, em tiragem limitada e com uma demora tão grande que dá tempo para serem lançadas outras no exterior.

    Ou seja, depender de expansões brazucas é estar sempre defasado e em muitos casos limitado.

    Já tentaram achar um "O Festim dos Corvos" ou um "Power Up!" para adicionar ao seu jogo base?

    Por isso prefiro dar um jeito de adquirir meus jogos no exterior. Até porque não tenho problema com idioma, não gosto de algumas traduções e jogos importados costumam sair mais em conta que suas edições pt-br.

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436119/02/19 15:04
    excluido_74361 » 19/02/19 15:04

    Uma noticia boa... 

    A galapagos falou q vai trazer expansoes do Rising SUN para o Brasil. Uma coisa boa....

    0
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