Ótimo episódio, pessoal! Seguem alguns comentários:
- Ao que parece, Prêt-à-Porter pode não ganhar mais o tema de game design, visto ter sido anunciado recentemente um KS para sua reimpressão (com artes e componentes renovados). Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/2140672/pret-porter-third-edition-announcement-portal-game
- Acho que "Mecânica" é um termo que pode causar confusão. Por vezes sugere algo maior ou menor do que usamos na prática. Talvez pudesse ser descrito melhor como "componente de regra" (para diferenciar dos chamados, "componentes físicos" dos jogos). De maneira que alguns desses componentes poderiam ser mais simples, como seria o caso de "Tile placement" ou mesmo, "Objetivos secretos" (que por não ser uma mecânica reconhecida prefiro chamar de "mecanismo"). Ou, poderiam ser ainda mais elaborados, como o caso de "Deck building" ou "jogos 4X", sendo este último um caso tão elaborado que "Sistema" parece ser mais adequado. Acredito que muitas vezes usamos o termo "mecânica" como um uso de figura de linguagem do tipo metonímia/sinédoque, ou seja, quando se usa uma parte para falar de um todo, por exemplo, no uso da palavra "teto" na frase, "Pessoa sem teto". O conceito de "casa" na frase é representado por um componente deste, o "teto". Tendo isso em mente, não vejo problemas em usarmos "mecânica" para tudo aquilo ligado às regras e a dinâmica de um jogo, seja simples ou elaborado, principalmente em conversas mais coloquiais. Situação semelhante vejo ocorrendo quando falamos que um determinado jogo seria um jogo de "Deck building" ou "Worker placement". No fundo não seriam categorias ou gêneros, mas usos das principais mecânicas do jogo como metonímia/sinédoque.
- Por fim, vejo como interessante diferenciar jogos com tema de "Corrida" (como por exemplo: Formula 90, Flamme Rouge, etc) de jogos com mecanismo de "corrida", que seriam aqueles atrelados à objetivos em um jogo em que ganha o jogador que alcança primeiro um teto "x" de pontuação, por exemplo: Scythe, Euphoria, Alien Frontier, etc. Claro que a maioria dos jogos com temática de Corrida usam esse mecanismo.
Haveria muito mais a falar, o assunto é rico para debates, mas tentei resumir ao que achei mais relevante. Continuem fazendo esses episódios que nos fazem refletir. Grande abraço!