evieira::E acho que tem várias coisas a comentar. Alguns já o fizeram em pontos que me chamaram atenção, não vou repetir.
Mas uma coisa que me parece fugir ao colega é o fato de que o mercado de "usados" na verdade se mistura com o mercado informal de jogos novos. Muita gente contrabandeia ou tem acesso a jogos novos sem passar por todo esquema oficial e os coloca a venda no mercado.
Essa é a única explicação que tenho para termos tantos jogos "lacrados" sendo vendidos. Um jogador normal abre o jogo assim que possível, pelo menos para verificar os componentes.
A impressão que me dá é que isso seja uma alternativa para aqueles que vivam em lugares de acesso mais complicado, para os quais as lojas tradicionais temam em atender. devido aos riscos de não entrega pelo correio. É só uma suposição.
Eu estou com vários jogos que penso em colocar a venda, mas o trabalho que dá e a eventual aporrinhação de alguém reclamar do que receber (embora os jogos estejam praticamente novos e completos), me segura ainda. Tenho doado alguns para amigos que começam a conhecer o hobby e posso eventualmente vender para alguém com quem negocie de forma direta.
Meu único motivo de vender jogos é abrir espaço para jogos novos sem aumentar o nível de fúria da minha esposa. Se eu tivesse a sacola do gato felix, ão vendia nada.
Sobre os Lacrados, concordo que existe uma seria de pessoas q "importaram" para revendar. Mas em geral, tem muita loja vendendo nos canais de troca e revenda o estoque normal deles. Na boa, isso nao me incomoda. Mas se voce esta vendendo num local de troca e venda de usados, pedir mais que o preco do jogo novo em uma loja e meio esquisito no minimo. Essa semana mesmo, no grupo de troca do Whatsapp comecou a aparecer os Gnomopolis lacrados para venda apenas (sem troca), que estao mais caros do que eu andar ate a Legion no centro aqui de Niteroi, e comprar o jogo com eles la no dinheiro.
O mesmo aconteceu com o Grasse. Escolhi esses dois especificos pq a importacao nao e bem uma opcao - se bem que o Gnomopolis deve sair la foira, e eu compro ele na amazon pela metade do preco da versao nacional..
Sobre o motivo das vendas.. E exatamente o que faz eu vender jogos. recebo uma leva nova, preciso abrir espaco. Mas confesso so fazer entregas em maos, e o cara olha na hora e escolhe. Se desistir de levar eu vendo para outros, e nao tem apurrinhacao. Pq nao uso sleeve, nao tem insert, e nao dou desconto adicional por caixa amassada. Em geral os precos q faco sao muito bons, e ai ja viu. Ano passado, nao levou 15 minutos para ter vendido a lista toda so no Jogatina Niteroense, que nem e focado em jogos.
Agora a doacao e engracado, la no USA eu tentei doar uma parte dos jogos antes de mudar para ca, e mais da metade nao achou um interessado no jogo. Achei muito engracado na epoca.