Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Scientia
  4. Diário da Editora: Scientia

Diário da Editora: Scientia

Scientia
  • avatar
    Ludopedia21/01/19 06:00
    avatar
    Ludopedia
    21/01/19 06:00
    2556 mensagens MD

    Por Jade Yoo
    Fonte:https://boardgamegeek.com/blogpost/82265/publisher-diary-scientia-or-finding-something-uniq 


    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/25P5S_8NSxYgKd4ruDinGgIVzjs=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4314574.png


    Olá, meu nome é Jade Yoo, dona da empresa de jogos de tabuleiro coreana BoardM Factory. Eu quero apresentar a história por trás do nosso jogo Scientia. Claro, todo jogo tem seus próprios esforços e histórias por trás. Espero que seja um artigo interessante para você.

    Evan Song - que criou Double Mission: Beyond the Object, DoReMi, Slide Blast e Rising 5: Runes of Asteros - se formou em química na universidade e era um maníaco por ciência que assinava revistas científicas quando criança. Como tal, ele sempre teve o desejo de criar um jogo baseado na ciência.

    Ao lado disso, ele estava interessado nos sistemas de jogo de dois projetos: Dominion e Splendor. Estes dois jogos -Dominion, em que os jogadores usam cartas selecionadas para executar ações, e o Splendor simples e veloz - o motivaram como modelos para o tipo de design que ele gostaria de criar.

    A Boardgame Exhibition of Amateurs Convention (BEACON) em Seul, Coréia, sempre foi um evento de vitrine para designer, e nesta convenção Song revelou "Science", o protótipo de um jogo que combinaria as ideias da ciência como um tema, simples e de progresso rápido, e a combinação de cartas que ele estava pensando.
    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/yvLMWPFWeYgmnMqf2DWEngTMtwc=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4365229.png

    Evan e seus jogos


    Na verdade, "Science" só teve suas regras fechadas a uma semana antes do evento...  logo depois que o designer ficou doente e de cama. No final, ele começou a trabalhar com uma mente renovada e três tipos de "fluxo" para o jogo vieram à mente:

    1) Decida qual tópico estudar
    2) Aproveite o tempo para estudar
    3) Complete o estudo

    O protótipo completo foi uma maneira de fazer isso, com cartas para estudar no centro da mesa. Assim que os jogadores pegam a carta de estudo desejado, eles colocam o número de cubos exibidos, com esses cubos sendo removidos ao longo do tempo para completar a carta. O jogo tinha muitos recursos que permitiam aos jogadores obter benefícios quando eles completavam suas cartas.

    Depois disso, a maneira de jogar mudou para que os jogadores girassem as cartas em vez de remover os cubos delas. As cartas tinham que ser viradas quatro vezes (360º) para serem completadas, e com essa mudança nasceu o protótipo de "Science".

    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/I1zJLldeZTGffhxgg_1JIzB2oMY=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4365041.png

    "Science", a versão anterior do Scientia


    "Science" recebeu uma boa avaliação no BEACON, com a BoardM Factory oferecendo um contrato naquela noite depois de jogar o jogo no local. No entanto, o jogo precisava ser atualizado em muitos aspectos, e o contrato foi adiado por quase um ano. Evan Song também foi o produtor do the GATE, um projeto do BoardM com o designer Gary Kim, então ele colaborou como desenvolvedor lá enquanto trabalhava do outro lado da mesa com "Science". Em 2017, a BoardM e Evan Song decidiram que o seu projeto "Science" estava se fechando, e eles estabeleceram uma data de lançamento prevista para o final de 2018.

    O BoardM também estava interessado em manter o tema da ciência do jogo, mas sugeriu mudar o título do jogo para Scientia, que em latim significa "conhecimento" e é a raiz da palavra "ciência".

    Enquanto Evan Song estava pensando no equilíbrio e no desenvolvimento do jogo, o BoardM procurou por um artista e decidiu por Vincent Dutrait.

    Juntando-se à mão-mestre novamente.

    Vincent Dutrait havia trabalhado com a BoardMinder no jogo Sherlock e tivemos um bom trabalho de equipe, então depois que Sherlock terminou, ele disse em tom de brincadeira: "Vou trabalhar com editoras/designers diferentes para o próximo projeto e nos encontraremos novamente para um projeto maior!"


    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/Hi8jcjTBcvwmsp-yYSwOLwkaFDk=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4365254.png

    Vincent e Sherlock, publicado pela BoardM Factory


    Mas a BoardM sentiu novamente a necessidade de trabalhar com Vincent Dutrait com este próximo projeto. Não só ele é um excelente ilustrador, ele também é um eminente profissional na implementação de ícones e design, e Scientia é um jogo que literalmente requer muitos ícones e design gráfico. 

    Para Dutrait, Scientia também foi um desafio porque, embora ele tenha trabalhado com origens e configurações medievais, modernas e fantasiosas muitas vezes, tópicos com temas de ciência pura eram áreas em grande parte inexploradas. No final, porém, ele decidiu fazer a arte e design gráfico para Scientia. Ao mesmo tempo que fechava o contrato, o BoardM solicitou duas coisas:

    1) Crie uma atmosfera através da capa e design gráfico extremamente frio.
    2) Expresse um sentimento tão afiado que ninguém que o veja pensaria imediatamente "Este é o estilo de Vincent Dutrait".


    Ele rapidamente entendeu o pedido do BoardM e começou a trabalhar.

    Tentativa e erro

    O projeto da Scientia foi mais difícil do que pensávamos. Tivemos que pensar em uma combinação de cartas, mas simplificamos porque não queríamos um jogo complicado. A equipe de produção, que pensava que o tempo de progresso do jogo estava conectado com seu fluxo, monitorava o tempo com um cronômetro a cada jogo e concluiu que o jogo estava quase pronto, levando cerca de trinta minutos, mesmo no caso de quatro pessoas no jogo. Depois disso, registramos as informações do jogo e postamos um resumo no BoardGameGeek.


    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/kz-n0iMk5Nd3yXjQkc98XqOFuz4=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4364709.png

    Cartas de Scientia, cada uma das quais é de dupla face


    Até o momento, Scientia era um jogo que começava com doze cartas em quatro campos científicos, três cartas diferentes em cada campo. Os jogadores poderiam desenvolver cartas com dois espaços no início do jogo e avançar cubos de tecnologia relacionados com a conclusão das cartas estudadas.

    Quando um jogador alcança o espaço mais à direita da trilha de campo, ele pega outro cubo de tecnologia - e mesmo depois que o desenvolvimento da carta foi concluído, a carta retorna à sua posição original em vez de descartá-la. Quando o espaço para aquela carta estiver vazia, a carta deve ser virada para usar um novo efeito. Após o final do jogo, pontos de vitória serão dados aos quatro campos da física, química, biologia e astronomia de uma maneira diferente. 

    Mas uma viagem ao Festival Internacional de Cannes na França, em fevereiro de 2018, nos deu uma mudança drástica em Scientia. Um dos maiores contribuintes para isso foi Sébastien Pauchon (Jaipur, Jamaica), que visitou a Coreia durante a Masters Class em 2018. Pauchon apontou que o jogo ainda era desnecessariamente longo e difícil. Durou apenas cerca de meia hora para um time de quatro jogadores experientes terminar a partida, mas o jogo era muito complicado para um novo jogador, e havia muita informação para saber no começo. De fato, nos testes com novos jogadores, o jogo de quatro jogadores de repente durou mais de uma hora.
    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/_cAGvPPF-UFUXo-Z6Hg3phwK88g=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4364711.png

    Tabuleiro do jogador com cubos de tecnologia 


    Depois da viagem à França, Scientia foi muito simplificado. Primeiro, eliminamos o ponto obtido ao alcançar o espaço mais à direita dos campos, bem como o uso de ambos os lados da carta. O jogo ainda começa com dois espaços e gradualmente se expande, mas também simplificamos as condições de expansão para esses espaços. Além disso, Dutrait assistiu a todo esse progresso e pensou na arte.

    Para se tornar um jogo mais excepcional

    A maioria dessas etapas foi feita no início de 2018. A essa altura, o boom do jogo de "mecânica de construção" que a Splendor havia iniciado estava em andamento, por isso desenvolvemos e enfatizamos fatores únicos no design, comparando-os com outros jogos de construção, como Century: Spice Road – Bonus Cards e Gizmos (que também é localizado pela BoardM na Coreia).

    E, ironicamente, essa ênfase aconteceu eliminando elementos extras no jogo. Houve três grandes mudanças:

    1) Elimine elementos aleatórios.

    Scientia consiste em doze cartas de início do jogo, e não há cartas para comprar ou jogar. Esta mudança começou, eliminando a regra de virar a carta durante o jogo. Não há injustiça com o jogador que ainda não conhece o verso da carta. A jogabilidade é, obviamente, simplificada porque os jogadores precisam pegar apenas doze cartas durante o jogo.

    2) Todas as cartas têm as mesmas condições para conclusão sem elementos de recurso.


    Ao contrário de outros jogos com diferentes tipos e quantidades de recursos da carta para completar, o Scientia é completado por apenas quatro rotações. Portanto, existem apenas quatro rotações com o conceito de "tempo", sem recurso separado que o acompanhe. No final, escolher e competir com uma combinação da ordem de doze cartas pode determinar o resultado do jogo.
    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/cahuS0S3G_QsbOKzurRcYdZETtU=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4314522.png

    Visão geral do jogo


    Além disso, há também um fator de repetição além do jogo em si. Embora não utilizemos ambos os lados de uma carta dentro de um jogo, permitimos que ambos os lados de uma carta fiquem virados para cima no início do jogo. Portanto, as combinações no jogo mudam dependendo de quais cartas e quais lados estão sendo demonstrados. Aqui, aumentamos o número de cartas por campo para seis (e escolhemos três para um jogo), maximizando o número de combinações que variam de jogo para jogo.

    No final, o jogo inclui 48 tipos de cartas, usando apenas 12 delas em uma única partida. Como resultado, existem mais de 20.000 combinações de cartas no jogo.

    Esforços para o equilíbrio

    Depois que as regras do jogo foram decididas, o esforço para o balanceamento de cartas foi enorme. Curiosamente, o designer Evan Song trabalhou principalmente quando estava viajando de trem: de KTX para Busan para participar do Evento Busan, no TGV para a Feira de Cannes, e no trem noturno para a China a negócios.

    Depois que todas as regras e cartas do jogo foram finalizadas, o jogo parecia novo no momento do planejamento, mas em 2018 nós tivemos uma sensação de déjà vu mais uma vez depois de ver os jogos surgirem com um tema científico e jogos com um tom branco. 


    Dito isto, todo este trabalho parece ter criado uma historia que é muito cativante, e esperamos que Scientia receba uma boa resposta na Coreia e em outros países.


    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/25P5S_8NSxYgKd4ruDinGgIVzjs=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4314574.png




    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9063a_pwa57w.jpg

    [Entre em contato pelo nosso Fale Conosco se você for um designer/ilustrador/editora e deseja ter o seu Diário publicado em nosso canal.]

    0
    0
    11

  • Canal

    Veja Também

    Diário do Designer

    Veja Também

    Diário do Designer - Gloomhaven
    Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue
    Por que eu acredito em PNPs
    Diário do Designer: Space Cantina
    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]

    Comentários:

Responder
Scientia - Diário da Editora: Scientia
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.