Tiranos >>> Clank
Na minha opinião, Tiranos é muito mais jogo.
Sou fã de deckbuilding e acho que a mecânica de deck building com controle de área funcionou muito bem, e além disso, vi alguns pontos no Clank! que me incomodaram um pouco:
A. O excesso de "tipos de cartas" (inimigos, companheiros, gemas, itens, as de uso único) fizeram o mercado ficar meio travado as vezes, afinal:
A.a Matar inimigos é difícil, já que espadas são meio escassas;
A.b Usar itens de uso único, por vezes, não é realmente útil.
A.c Cartas fixas de companheiros não dão pontos de vitória nenhum.
A.d Limpar o deck é muito difícil, poucas cartas deixam que joguemos no lixo cartas de nossa mão. Raríssimas serão as vezes que irá se livrar de quase metade das cartas iniciais;
Dessa forma, por vezes, nas experiências que tive com o jogo, o mercado tem ofertas ruins, ou muito caras (gemas) ou impossíveis de serem realizadas (matar inimigos), forçando o jogador a comprar algo que não deseja ou então - na pior das hipóteses, e acredite, acontece - deixar descartar sem usar 4, até 5 de recurso para comprar cartas, por simplesmente ser mais interessante não poluir o deck com cartas ruins ou que não tragam pontos de vitória (dai a importância de Companheiros Fixos darem ao menos um ponto de vitória).
Além disso, achei que o mapa fixo, para um jogo de movimentação, limita um pouco a rejogabilidade. Chegará um momento onde jogadores mais experientes farão sempre o mesmo caminho, com uma pequena variação de acordo com o que surgir de oferta no mercado em turnos mais a frente.
A melhor parte do jogo, é a experiência da emoção de tirar os clanks da sacola e ver se tomou dano, contudo a vida é grande. Um pouco de experiência no jogo e você não irá morrer. Pode ter certeza, ou então tú tem muuuuuito azar!
Clank está bem falando pois realmente é um jogo BOM, não digo o contrário, porém como está com um preço e hype maior, é mais jogado e mais lembrado, enquanto Tiranos (não sei se graças ao selo D&D ou cagada da Kronos ao usar um intermediador) veio absurdamente caro, o que fez o jogo não cair na graça (e na mesa) do povo!
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Por outro lado, Tiranos de Umbreterna apresenta um mercado que sempre será movimentado, pois dentro de uma oferta de seis cartas, onde todas são passiveis de compra com o recurso de compra (influência, se não me engano), sempre terão cartas interessantes, dentre baratas ou caras, para serem adquiridas.
O controle de área é leve, mas preciso. Em Tiranos, 1 espada aloca um novo "meeple", enquanto 3 espadas batem em alguém, fora as cartas que sozinhas tem algum efeito de ataque/conquista. Dessa forma, raras serão as vezes que não terá algo a fazer com as cartas em mãos, e tenha em mente que as escolhas em Tiranos são necessárias estrategicamente a longo prazo (diferente de Clank! onde fica previsível falar "Haa, com isso ai fulano vai compra X ou Y, porque só pode fazer isso"). Em Tiranos não é tão fácil se livrar de cartas de sua mão também, contudo, quando entende esse mecânica, percebe como usa-la com frequência e quão essencial ela é, já que faz com que essas cartas não sejam apenas jogadas no lixo, mas tenham sua pontuação final melhorada, o que faz, por vezes, nos indagarmos se não é interessante se livrar de uma carta mais poderosa, ao invés de apenas jogar fora uma carta inicial.
A arte de Tiranos é excelente, séria e concisa (a de Clank! é boa, mas fica perdida em algum lugar entre o realista e o cômico). Podem reclamar um pouco algo como "Que diacho de nome impronunciável é esse desse lugar?", mas isso faz parte do lore, do universo de D&D, logo, paciência! Mas de qualquer forma, não é preciso conhecer o universo de D&D para curtir o jogo, isso é fato.
Controle de área é interativo, se faz necessário conversar na mesa sobre alianças para enfraquecer um jogador que parece muito mais poderoso, ou mesmo aquele sentimento de "tomas essa!" típico de jogos de confronto. A movimentação de Clank! não. As únicas interações reais entre os jogadores de Clank! é o fato de colocarem cubinhos na sacola, alterando a probabilidade de levarmos dano, o gatilho para o final do jogo e o fato de algum jogador pegar um item no tabuleiro antes de você.
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Finalizando e respondendo a pergunta de nosso caro colega no post:
- Eu, particularmente, prefiro muito mais Tiranos, seja pela arte, pelo controle de área e mesmo pela forma que foram implementadas as duas principais mecânicas, fazendo o jogador ter mais opções de escolha, fazendo-o pensar mais a cada jogada e tendo conseguido criar uma interação no tabuleiro entre jogadores muito boa.
Termino citando Ascension, por ser um jogo meramente de Deckbuilding sem nenhuma mecânica aliada, mas um dos precursores dessas mecânicas de seis cartas de mercado e mão de cinco cartas. Faço a citação pois é impossível não comparar ou citá-lo ao explicar o jogo para novos jogadores, e em comparativo com Clank! e Tiranos de Umbreterna, Tiranos foi o que melhor pegou essa mecânica de deckbuilding e aliou a uma segunda mecânica. Para mim, não restam dúvidas.