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Arquitetos do Reino Ocidental - Inovar é suficiente? #A21

Arquitetos do Reino Ocidental
  • danguimaraess
    10 mensagens MD
    avatar
    danguimaraess13/01/19 16:43
    danguimaraess » 13/01/19 16:43

    bhenrique::
    EderNovacki::Concordo bastante com você.

    Arquitetos me trouxe essa impressão de sempre fazer o mesmo, correr pra pegar recurso e construir as cartas, que dependendo da sua mão, é um sacrifício conseguir (aí resta a catedral). Eu gostei do jogo, é bem divertido sim, tem mecânicas bacanas. Mas, saindo do mercado nacional e do que está disponível aqui, gostei muito mais do Coimbra ou Endeavor do que Arquitetos... Ao meu ver, são jogos que se encaixam na mesma premissa de regras super fáceis de explicar, gameplay fluído.. Sendo que Endeavor e Coimbra oferecem mais opções e mais camadas de estratégia.

    Mas o tamanho da caixa do Arquitetos é um ponto bem positivo. :D

    O maior problema do jogo pra mim fica sendo a sensação de ser um jogo com muitas possibilidades mas com pouca execução, seja na catedral ou não, a sensação de corrida é mais forte que a sensação de interação do take that que a inovação na mecânica traz, também prefiro coimbra e endeavor eu acredito estar em um patamar completamente diferente rs (é muito mais jogo)

    danguimaraess:: Não acho necessariamente que investir na Catedral vai ser uma estratégia vencedora. Vai depender do seu personagem (Eu sempre jogo com poderes variáveis. se joga sem, talvez sim, mas não vejo graça jogar sem habilidades diferentes), do setup dos ajudantes e das cartas de construção que aparecem na sua mão.

    Realmente ele me parece um jogo bem mais tático do que estratégico. É fazer o melhor com o que aparece na mesa (cartas de ajudante) e na sua mão (cartas de construção). Dependendo como você comba essas cartas, pode ficar muito mais fácil fazer várias construções que vão te dar uma boa pontuação de fim de jogo.

    Eu gosto bastante do Arquitetos. Ainda quero jogar com mesa cheia. No mais a crítica é bem escrita, boa e relevante pra quem tá pensando em adquirir o jogo.

    Fala @danguimaraess beleza? Não quis dizer que a Catedral é uma estratégia vencedora, mas que há uma tendência na corrida ali por ser muito mais fácil e bonificar muito mais (principalmente enquanto há cartas de bonificação) do que as outras construções (dependentes inclusive do que surge na sua mão) . Só quis dizer que é desbalanceado (na minha opiniao) mas concordo que a assimetria pode facilitar algumas coisas.
    Obrigado pelo feedback e recomendo muito jogar ele com a mesa cheia, aumenta as interações e deixa o jogo mais divertido :)

    Do mesmo jeito que há uma tendência por uma certa estratégia em vários jogos. Marco Polo nas viagens, Village no Mercado, entre outros. Não vejo problema nisso.
    Acho que Arquitetos não tem a intenção de ser uma salada de pontos, não quer ser complexo. Muito pelo contrário. Quer ser um euro interativo e rápido. A sacada do jogo tá na interação e em como você monta seu deck de ajudantes e construções pra ganhar recursos e vantagens ao longo da partida e pontos de vitória no final do jogo. Tudo isso vai ditar o que fazer pra ser dar melhor.
    Pelo pouco que joguei (4 vezes com 2 players + automa e + 2 só contra automa) não achei desbalanceado, não. Joguei tanto com personagens com muita virtude e com pouca e segui estratégias completamente diferentes e só não me dei melhor como malvado porque cometi uns vacilos por causa do sono. 

    Pelo visto você não jogou com a assimetria. Acho que não é um jogo pra jogar sem, na verdade.

    E como eu disse, vai depender muito de muitas variáveis. Se você pegar um personagem do mal você dificilmente vai querer ir na Catedral. O mercado negro pode ser muito mais vantajoso que as cartas da catedral. E dependendo dos ajudantes que você contratar e das construções que você fizer, sai fácil da parte negativa da trilha de virtude no final do jogo.

    Abraços

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique13/01/19 21:06
    bhenrique » 13/01/19 21:06

    danguimaraess::
    bhenrique::
    EderNovacki::Concordo bastante com você.

    Arquitetos me trouxe essa impressão de sempre fazer o mesmo, correr pra pegar recurso e construir as cartas, que dependendo da sua mão, é um sacrifício conseguir (aí resta a catedral). Eu gostei do jogo, é bem divertido sim, tem mecânicas bacanas. Mas, saindo do mercado nacional e do que está disponível aqui, gostei muito mais do Coimbra ou Endeavor do que Arquitetos... Ao meu ver, são jogos que se encaixam na mesma premissa de regras super fáceis de explicar, gameplay fluído.. Sendo que Endeavor e Coimbra oferecem mais opções e mais camadas de estratégia.

    Mas o tamanho da caixa do Arquitetos é um ponto bem positivo. :D

    O maior problema do jogo pra mim fica sendo a sensação de ser um jogo com muitas possibilidades mas com pouca execução, seja na catedral ou não, a sensação de corrida é mais forte que a sensação de interação do take that que a inovação na mecânica traz, também prefiro coimbra e endeavor eu acredito estar em um patamar completamente diferente rs (é muito mais jogo)


    danguimaraess:: Não acho necessariamente que investir na Catedral vai ser uma estratégia vencedora. Vai depender do seu personagem (Eu sempre jogo com poderes variáveis. se joga sem, talvez sim, mas não vejo graça jogar sem habilidades diferentes), do setup dos ajudantes e das cartas de construção que aparecem na sua mão.

    Realmente ele me parece um jogo bem mais tático do que estratégico. É fazer o melhor com o que aparece na mesa (cartas de ajudante) e na sua mão (cartas de construção). Dependendo como você comba essas cartas, pode ficar muito mais fácil fazer várias construções que vão te dar uma boa pontuação de fim de jogo.

    Eu gosto bastante do Arquitetos. Ainda quero jogar com mesa cheia. No mais a crítica é bem escrita, boa e relevante pra quem tá pensando em adquirir o jogo.

    Fala @danguimaraess beleza? Não quis dizer que a Catedral é uma estratégia vencedora, mas que há uma tendência na corrida ali por ser muito mais fácil e bonificar muito mais (principalmente enquanto há cartas de bonificação) do que as outras construções (dependentes inclusive do que surge na sua mão) . Só quis dizer que é desbalanceado (na minha opiniao) mas concordo que a assimetria pode facilitar algumas coisas.
    Obrigado pelo feedback e recomendo muito jogar ele com a mesa cheia, aumenta as interações e deixa o jogo mais divertido :)

    Do mesmo jeito que há uma tendência por uma certa estratégia em vários jogos. Marco Polo nas viagens, Village no Mercado, entre outros. Não vejo problema nisso.
    Acho que Arquitetos não tem a intenção de ser uma salada de pontos, não quer ser complexo. Muito pelo contrário. Quer ser um euro interativo e rápido. A sacada do jogo tá na interação e em como você monta seu deck de ajudantes e construções pra ganhar recursos e vantagens ao longo da partida e pontos de vitória no final do jogo. Tudo isso vai ditar o que fazer pra ser dar melhor.
    Pelo pouco que joguei (4 vezes com 2 players + automa e + 2 só contra automa) não achei desbalanceado, não. Joguei tanto com personagens com muita virtude e com pouca e segui estratégias completamente diferentes e só não me dei melhor como malvado porque cometi uns vacilos por causa do sono. 

    Pelo visto você não jogou com a assimetria. Acho que não é um jogo pra jogar sem, na verdade.

    E como eu disse, vai depender muito de muitas variáveis. Se você pegar um personagem do mal você dificilmente vai querer ir na Catedral. O mercado negro pode ser muito mais vantajoso que as cartas da catedral. E dependendo dos ajudantes que você contratar e das construções que você fizer, sai fácil da parte negativa da trilha de virtude no final do jogo.

    Abraços


    Opa, na verdade já passei da 10 partida de arquitetos rs. Joguei de todas as formas possiveis, com assimetria e sem, solo, 2, 3, 4 e 5 jogadores, e jogadores bem diferentes, de mais experientes a novos no hobbie. Testei bastante o jogo como faço sempre antes de tentar dividir minha opinião aqui. A assimetria ajuda nem é necessária pros jogadores adotarem um roleplay, as mecanicas basicas do jogo já facilitam isso e foi um dos pontos que destaquei como positivos, mas não acho que ela traz nenhuma profundidade diferente ao jogo. Minha crítica ao jogo é simples, acho que ele traz muito e entrega pouco, principalmente por ter um refresh de cartas baixo e um tempo de partida curto. Mas conforme disse na review as impressões com os jogos são muito variadas e dependem muito de gostos, referências etc... Achei arquitetos um jogo divertido, mas funciona mais como filler, uma boa opção para aquelas horas que se quer jogar algo legal e com pouco tempo. :)

    2
  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido07/02/19 20:38
    anjocaido » 07/02/19 20:38

    Após jogar várias partidas posso dizer que concordo com a sua análise. As cartas azuis quase não são usadas nas partidas que jogamos, o foco é sempre a catedral, inclusive em partidas que ninguém usa o centro da cidade o jogo fica travado, pois é mais vantajoso para o jogador pegar de volta todos os trabalhadores na prisão sem pagar nada do que ter que gastar um turno para reaver 1 meeple. De certa forma, principalmente em partidas com 4 ou 5, estamos ajudando os outros jogadores ao capiturá-los. O jogo é muito bom sim mas se torna muito repetitivo após algumas partidas.

    1
  • rOrtiz
    146 mensagens MD
    avatar
    rOrtiz25/03/19 16:08
    rOrtiz » 25/03/19 16:08

    bhenrique::
    danguimaraess::
    bhenrique::
    EderNovacki::Concordo bastante com você.

    Arquitetos me trouxe essa impressão de sempre fazer o mesmo, correr pra pegar recurso e construir as cartas, que dependendo da sua mão, é um sacrifício conseguir (aí resta a catedral). Eu gostei do jogo, é bem divertido sim, tem mecânicas bacanas. Mas, saindo do mercado nacional e do que está disponível aqui, gostei muito mais do Coimbra ou Endeavor do que Arquitetos... Ao meu ver, são jogos que se encaixam na mesma premissa de regras super fáceis de explicar, gameplay fluído.. Sendo que Endeavor e Coimbra oferecem mais opções e mais camadas de estratégia.

    Mas o tamanho da caixa do Arquitetos é um ponto bem positivo. :D

    O maior problema do jogo pra mim fica sendo a sensação de ser um jogo com muitas possibilidades mas com pouca execução, seja na catedral ou não, a sensação de corrida é mais forte que a sensação de interação do take that que a inovação na mecânica traz, também prefiro coimbra e endeavor eu acredito estar em um patamar completamente diferente rs (é muito mais jogo)



    danguimaraess:: Não acho necessariamente que investir na Catedral vai ser uma estratégia vencedora. Vai depender do seu personagem (Eu sempre jogo com poderes variáveis. se joga sem, talvez sim, mas não vejo graça jogar sem habilidades diferentes), do setup dos ajudantes e das cartas de construção que aparecem na sua mão.

    Realmente ele me parece um jogo bem mais tático do que estratégico. É fazer o melhor com o que aparece na mesa (cartas de ajudante) e na sua mão (cartas de construção). Dependendo como você comba essas cartas, pode ficar muito mais fácil fazer várias construções que vão te dar uma boa pontuação de fim de jogo.

    Eu gosto bastante do Arquitetos. Ainda quero jogar com mesa cheia. No mais a crítica é bem escrita, boa e relevante pra quem tá pensando em adquirir o jogo.

    Fala @danguimaraess beleza? Não quis dizer que a Catedral é uma estratégia vencedora, mas que há uma tendência na corrida ali por ser muito mais fácil e bonificar muito mais (principalmente enquanto há cartas de bonificação) do que as outras construções (dependentes inclusive do que surge na sua mão) . Só quis dizer que é desbalanceado (na minha opiniao) mas concordo que a assimetria pode facilitar algumas coisas.
    Obrigado pelo feedback e recomendo muito jogar ele com a mesa cheia, aumenta as interações e deixa o jogo mais divertido :)

    Do mesmo jeito que há uma tendência por uma certa estratégia em vários jogos. Marco Polo nas viagens, Village no Mercado, entre outros. Não vejo problema nisso.
    Acho que Arquitetos não tem a intenção de ser uma salada de pontos, não quer ser complexo. Muito pelo contrário. Quer ser um euro interativo e rápido. A sacada do jogo tá na interação e em como você monta seu deck de ajudantes e construções pra ganhar recursos e vantagens ao longo da partida e pontos de vitória no final do jogo. Tudo isso vai ditar o que fazer pra ser dar melhor.
    Pelo pouco que joguei (4 vezes com 2 players + automa e + 2 só contra automa) não achei desbalanceado, não. Joguei tanto com personagens com muita virtude e com pouca e segui estratégias completamente diferentes e só não me dei melhor como malvado porque cometi uns vacilos por causa do sono. 

    Pelo visto você não jogou com a assimetria. Acho que não é um jogo pra jogar sem, na verdade.

    E como eu disse, vai depender muito de muitas variáveis. Se você pegar um personagem do mal você dificilmente vai querer ir na Catedral. O mercado negro pode ser muito mais vantajoso que as cartas da catedral. E dependendo dos ajudantes que você contratar e das construções que você fizer, sai fácil da parte negativa da trilha de virtude no final do jogo.

    Abraços


    Opa, na verdade já passei da 10 partida de arquitetos rs. Joguei de todas as formas possiveis, com assimetria e sem, solo, 2, 3, 4 e 5 jogadores, e jogadores bem diferentes, de mais experientes a novos no hobbie. Testei bastante o jogo como faço sempre antes de tentar dividir minha opinião aqui. A assimetria ajuda nem é necessária pros jogadores adotarem um roleplay, as mecanicas basicas do jogo já facilitam isso e foi um dos pontos que destaquei como positivos, mas não acho que ela traz nenhuma profundidade diferente ao jogo. Minha crítica ao jogo é simples, acho que ele traz muito e entrega pouco, principalmente por ter um refresh de cartas baixo e um tempo de partida curto. Mas conforme disse na review as impressões com os jogos são muito variadas e dependem muito de gostos, referências etc... Achei arquitetos um jogo divertido, mas funciona mais como filler, uma boa opção para aquelas horas que se quer jogar algo legal e com pouco tempo. :)

    @bhenrique tudo bem?
    Li o tópico inteiro pois estava na iminência de adquirir este jogo. Sou novato no ramo e esse game seria meu primeiro WK. Só tive experiência com Stone Age em luderia, mas o mesmo encontra-se esgotado para compra (prefiro comprar novo do que usado). Vi em AdRO uma alternativa mais completa que encontramos em Stone Age, que entre outras tem aquela crítica do fator sorte ser alto.
    Suas experiências com AdRO continuaram ou você desistiu do jogo? Foi criada alguma rule house para talvez corrigir algum ponto fraco citado por ti? Ademais, há algum WK no mercado nacional que possua no máximo peso médio, que ao seu ver seja superior que AdRO?
    Desculpa a enxurrada de perguntas. Mas antes pesquisar bem, do que arriscar e se arrepender.
    Att

    0
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique26/03/19 01:41
    bhenrique » 26/03/19 01:41

    Rhydon7::@bhenrique tudo bem?
    Li o tópico inteiro pois estava na iminência de adquirir este jogo. Sou novato no ramo e esse game seria meu primeiro WK. Só tive experiência com Stone Age em luderia, mas o mesmo encontra-se esgotado para compra (prefiro comprar novo do que usado). Vi em AdRO uma alternativa mais completa que encontramos em Stone Age, que entre outras tem aquela crítica do fator sorte ser alto.
    Suas experiências com AdRO continuaram ou você desistiu do jogo? Foi criada alguma rule house para talvez corrigir algum ponto fraco citado por ti? Ademais, há algum WK no mercado nacional que possua no máximo peso médio, que ao seu ver seja superior que AdRO?
    Desculpa a enxurrada de perguntas. Mas antes pesquisar bem, do que arriscar e se arrepender.
    Att

    Fala @Rhydon7 tudo bem? 
    Então, a primeira sugestão que farei é para que independentemente da minha ou qualquer outra análise / opiniao, se está em dúvida com relação a compra ou não do jogo, é que experimente ele. A sua percepção pode ser completamente diferente da minha. E é bastante normal as pessoas irem desenvolvendo gostos diferentes através das referências que vão acumulando.
    AdRO vai um pouco além do Stone Age que é um worker placement mais básico, principalmente por inserir uma interação incomum ao gênero. Após a review ainda joguei mais algumas vezes o Arquitetos mas ele acabou se tornando um "filler" ou um jogo para ir a mesa com pouco tempo e com uma mesa mais descompromissada. Não criei nenhuma house rule pois eu realmente não sou adepto a isso, mas ainda assim eu te sugiro tentar jogar o jogo.  
    Sou péssimo em dar sugestões de compras, mas um dos jogos que mais gosto de alocação de trabalhadores e tem no mercado nacional é o tzolkin, mas pode ser que talvez seja um pouco além do peso que procura (apesar de considerá-lo um euro médio). Outro que adoro é o endeavor, acho esse jogo sensacional por fazer muito com pouco, (tem review dele no canal) e se conseguir achar um viticulture com a expansao tuscany eu também recomendaria bastante para um jogo mais simples de alocação de trabalhadores (mas ai teria que comprar usado)

    0
  • rOrtiz
    146 mensagens MD
    avatar
    rOrtiz26/03/19 17:56
    rOrtiz » 26/03/19 17:56

    bhenrique::
    Rhydon7::@bhenrique tudo bem?
    Li o tópico inteiro pois estava na iminência de adquirir este jogo. Sou novato no ramo e esse game seria meu primeiro WK. Só tive experiência com Stone Age em luderia, mas o mesmo encontra-se esgotado para compra (prefiro comprar novo do que usado). Vi em AdRO uma alternativa mais completa que encontramos em Stone Age, que entre outras tem aquela crítica do fator sorte ser alto.
    Suas experiências com AdRO continuaram ou você desistiu do jogo? Foi criada alguma rule house para talvez corrigir algum ponto fraco citado por ti? Ademais, há algum WK no mercado nacional que possua no máximo peso médio, que ao seu ver seja superior que AdRO?
    Desculpa a enxurrada de perguntas. Mas antes pesquisar bem, do que arriscar e se arrepender.
    Att

    Fala @Rhydon7 tudo bem? 
    Então, a primeira sugestão que farei é para que independentemente da minha ou qualquer outra análise / opiniao, se está em dúvida com relação a compra ou não do jogo, é que experimente ele. A sua percepção pode ser completamente diferente da minha. E é bastante normal as pessoas irem desenvolvendo gostos diferentes através das referências que vão acumulando.
    AdRO vai um pouco além do Stone Age que é um worker placement mais básico, principalmente por inserir uma interação incomum ao gênero. Após a review ainda joguei mais algumas vezes o Arquitetos mas ele acabou se tornando um "filler" ou um jogo para ir a mesa com pouco tempo e com uma mesa mais descompromissada. Não criei nenhuma house rule pois eu realmente não sou adepto a isso, mas ainda assim eu te sugiro tentar jogar o jogo.  
    Sou péssimo em dar sugestões de compras, mas um dos jogos que mais gosto de alocação de trabalhadores e tem no mercado nacional é o tzolkin, mas pode ser que talvez seja um pouco além do peso que procura (apesar de considerá-lo um euro médio). Outro que adoro é o endeavor, acho esse jogo sensacional por fazer muito com pouco, (tem review dele no canal) e se conseguir achar um viticulture com a expansao tuscany eu também recomendaria bastante para um jogo mais simples de alocação de trabalhadores (mas ai teria que comprar usado)

    Agradeço muito a resposta @bhenrique!!!
    O fato de morar em uma cidade sem luderia e a grana ser curta, faz com que eu faça uma pesquisa exaustiva para tentar dar um tiro certeiro, rs! E acabo sendo uma pessoa bem chata com isso! Pode ver em meu perfil que possuo poucos jogos! 
    Stone Age e AdRO saíram do meu radar.

    Das suas dicas:
    Viticulture Essencial Edition - Tenho no meu radar faz tempo. Pena que também ta out of print. Também carrega críticas quanto ao fator sorte, mas é tão bem avaliado quanto o SA e ainda tenho interesse.
    Tzolkin - não pesquisei muito sobre, mas verei. O medo é que assuste a minha mesa de jogadores.
    Endeavor - eu li tua review e fiquei muito atiçado em querer saber mais e jogar (vou procurar vídeos). Me pareceu um jogo leve e viciante - O que pesou contra foi o preço, algo em torno de 430 reais. 
    Jogos que também procurei:
    Champions of Midgard - Achei lindo o jogo. O que pesa contra: ainda não foi lançado no BR e as críticas dizem que ele sem a expansão é um jogo muito comum.
    Invasores do Mar do Norte - Também curti o game, vi gameplay. A crítica dele é menor que a do irmão mais velho AdRO, e está em torno de ter pouca estratégia.
    Agrícola (edição revisada) - Graças a um comentário muito random que vi em algum tópico, fui ver esse jogo que até então na minha mente era impensável pois parecia pesado. Tive uma grata surpresa de ver uma gameplay e entender de primeira. Só não sei se a Devir já corrigiu os erros de tradução que encontrei em alguns tópicos do fórum, rs!
    No momento Endeavor e Agrícola (edição revisada) estão na mira. 
    Obrigado pela ajuda e atenção! =)

    0
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7626/03/19 18:28
    ricardosantos76 » 26/03/19 18:28


    @Rhydon7, outros dois ótimos jogos com a mecânica de alocação de trabalhadores, além dos que você mencionou, são Luna e Village.

    Ambos já saíram no Brasil e são jogos de peso médio. Infelizmente Village está esgotado faz uns anos e não há previsão de reimpressão, pois a editora que o trouxe já fechou - mas se conseguir jogar, vale muito à pena.

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique26/03/19 22:09
    bhenrique » 26/03/19 22:09

    ricardosantos76::
    @Rhydon7, outros dois ótimos jogos com a mecânica de alocação de trabalhadores, além dos que você mencionou, são Luna e Village.

    Ambos já saíram no Brasil e são jogos de peso médio. Infelizmente Village está esgotado faz uns anos e não há previsão de reimpressão, pois a editora que o trouxe já fechou - mas se conseguir jogar, vale muito à pena.


    Po Village é uma otima pedida.
    Avalia o ganges tb

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  • Ignatius
    287 mensagens MD
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    Ignatius26/03/19 23:06
    Ignatius » 26/03/19 23:06

    Só uma coisa. Como o Rhydon, q perguntou, é novo no hobby e não tem lá tanta experiência com a mecânica (experimentou o Stone Age, q é bem reconhecido como jogo de entrada), eu não sugeriria pra ele jogos q são, de cara, mais pesados e ainda por cima mais caros, tipo Agricola (q ainda por cima, é um jogo punitivo).

    Na boa, a minha sugestão é experimentar mais da mecânica, pra ver se realmente gosta. Pra isso a luderia mesmo ajuda. MAS, se for pra indicar um jogo pra comprar, eu sugeriria algo q, além de simples, sai mais em conta. Tipo, Rock N Roll Manager, Blacksmith Brothers ou Jorvik. São jogos que são fáceis de achar, dá pra pegar por menos de 100 reais e são todos leves mecanicamente. Todos devem ter vídeo de gameplay pro caso de querer ver como funciona e tal. Se a mecânica de fato agradar, aí sim daria um outro passo.

    Outra dica, veja a pesquisa avançada do ranking da ludopedia, selecione a mecânica e veja o q aparece. São muitos jogos, embora eu ache q nem sempre a descrição é apurada. Aparece coisas como Viagens de Marco Polo, mas q é uma alocação de dados, eles funcionam como trabalhadores, mas o número do dado é relevante, então pra mim é outra mecânica (q aparece em Burgundy, Space Cantina, etc.). Faça a pesquisa, mas sempre se aprofunde mais naquilo q interessar.

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  • RFreitas
    1594 mensagens MD
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    RFreitas21/04/19 00:54
    RFreitas » 21/04/19 00:54

    Adorei a resenha! Queria saber mais sobre ser jogo, e achei legal ver um texto que parece ter escapado da influência de todo o hype ao redor do autor.

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