Arquitetos do Reino Ocidental é um jogo dos designers S J Macdonald e Shem Phillips (o mesmo da trilogia “Mar do Norte). A linda arte fica por conta do já conhecido Mihajlo Dimitrievski.
Arquitetos do Reino Ocidental foi lançado recentemente no Brasil pela Meeple BR, que também entregou as cópias dos apoiadores do KS.
AdRO é um jogo de alocação de trabalhadores e de colecionar componentes, de 1 a 5 pessoas, e a duração de partida não passa de 90min, mesmo com 5 jogadores.
Em AdRO somos arquitetos (é mesmo??) que competimos para impressionar o Rei, coletando recursos e contratando ajudantes para construir nossas próprias construções ou ajudando na contrução da Basílica do Arcebispo.
A sacada de AdRO é que os meeples ficam no tabuleiro, então no seu próximo turno, você pode colocar outro meeple no mesmo espaço, aumentando assim o valor da ação daquele espaço. Por exemplo: você aloca um trabalhador no espaço de ação de coletar madeiras, e pega 1 madeira. No seu próximo turno, você pode alocar outro trabalhador e pegar 2 madeiras (pois tem 2 meeples seus naquele espaço). Se tivesse 3 trabalhadores, você iria pegar 3 madeiras, e assim por diante.
Então podemos usar estes recursos para construir nossos prédios ou ajudar na construção da Basílica. Algumas construções necessitam de alguns ajudantes específicos, que precisam ser contratados.
Porém estes ajudantes dão bônus a cada vez que você realizar uma ação (+1 pedra na pedreira, ou +1 madeira na floresta, -1 moeda no mercado, etc.)
Mas não ache que é assim tão fácil coletar recursos. Pois existe uma ação que os oponentes podem capturar seus meeples. Então se seu amiguinho sacana ver que você está muito forte em uma determinada ação, pode ir lá e capturar todos os seus meeples daquele espaço de uma só vez. Esses meeples capturados vão para os tabuleiros individuais dos jogadores. O seu oponente por manda-los posteriormente para prisão, ganhando 1 moeda por meeple capturado, ou, se ele não quiser liberta-los, os meeples ficam como o oponente até você gastar uma ação e 6 moedas para pagar pelo resgate.
Outra coisa bem legal é a trilha da virtude. Algumas ações, ajudantes ou construções fazem você perder ou ganhar virtude. Por exemplo: Sempre que tem uma ação com uma moeda vermelha, significa que você deve pagar ao Posto Fiscal, então um jogador pode ir nesse espaço é roubar todas as moedas de lá, com o custo de perder 2 pontos na trilha de influência.
Há também o mercado negro, onde você pode contratar ajudantes mais baratos, coletar mais recursos, etc. Só que sempre quando você faz essa ação, perde 1 ponto de virtude. E sempre que todos os espaços de Mercado Negro são completos, todos os meeples que estão ali vão para a Prisão, simbolizando que a Prefeitura passou o rapa, temático não?!
E quando os jogadores estão muito abaixo na trilha da virtude, além de perder pontos no final da partida, ainda ficam impedidos de realizar algumas ações no tabuleiro, como por exemplo, ajudar a construir a Basílica, afinal o Rei não quer os serviços de um Arquitetos com má fama.
Arquitetos do Reino Ocidental é um jogo bem simples e que serve como um excelente gateway. Os turnos são rápidos com os jogadores colocando um meeple por vez e realizando a ação imediatamente, com pouco down time entre os turnos dos jogadores. É bem fácil de explicar e rápido de jogar. Os componentes são de ótima qualidade e o tabuleiro e a arte do jogo é muito bonita. Os jogadores casuais irão gostar, e os mais hardcore, desde que não sejam ranzinzas, também pode gostar.
E o já foi anunciado um novo jogo dessa nova trilogia "West Kingdom":