Gugong foi um dos jogos mais badalados de 2018. E veio em uma lindíssima versão de Luxe, que é essa que jogamos no vídeo. Uma qualidade fenomenal.
Tematicamente as áreas no tabuleiro refletem bem o contexto histórico e isso é um dos pontos altos do jogo na minha opinião. Na época o novo Imperador veio para acabar com a onda de corrupção na China, então para não serem sentenciados a morte pelo crime de corrupção, os grandes comerciantes começaram a fazer troca de presentes.
Você tem cartas que representam presentes e você aloca essas cartas em uma das áreas do tabuleiro e executa sua ação. Parece a mecânica de alocação de trabalhadores, mas aqui é uma alocação de cartas, que é a principal mecânica no jogo.
Então Gugong se sustenta em vários mini games em 7 áreas no mapa e cada partida tem 4 turnos ou 4 dias.
Achei bem interessante a mecânica de alocação de cartas em vez de trabalhadores. E o bloqueio acontece quando o valor da sua carta na mão é menor que a que esta na área. A não ser que vc perca 2 trabalhadores ou descarte uma carta da mão pra perder uma ação futura.
E como tudo que reluz não é ouro, o Gugong não é um jogo tão divertido como aparenta ser nos gameplays.
Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, e não adianta preparar a sua jogada com antecedência porque quando chegar a sua vez as cartas na mesa já mudaram e talvez isso possa dar um pouco de AP no jogo.
Na sua mão no começo do jogo tem 4 ações disponíveis por turno (as vezes até menos se você for queimar uma carta), isso é 4 presentes para colocar no tabuleiro, tornando o jogo muito apertado. Mas você consegue ações extras na área de navegação e alguns bônus nos tiles da área de viagem.
Percebi que uma das áreas mais fortes no tabuleiro é a da grande Muralha, ali se ganha muitos pontos, ao contrário do comércio de Jade que parece ser uma distração, com uma estratégia muito fraca e que depende de muitos trabalhadores. Nas duas partidas que joguei os vencedores praticamente ignoraram esse comercio de jade.
Outro lugar sofrível é o caminho até o palácio celestial, você é obrigado a gastar ações preciosas se quiser chegar primeiro no topo do palácio. O designer do jogo poderia ter colocado no caminho alguns benefícios como é nas trilhas de religião no Terra Mystica ou Tzolkin. No Gugong essa trilha está ali sem muito propósito, apenas para reforçar o tema do jogo.
Aliás, eu senti que a maioria das 7 áreas não se conectam muito bem durante a partida. Tirando a Muralha com a área de intrigas que se conectam, aliás, essa é uma das áreas mais interessantes do jogo.
Gugong não é um jogo complexo é até simples depois que você joga mais de uma vez, como foi meu caso. A versão deluxe é realmente uma produção deluxe, um dos jogos mais bonitos que já vi, mas me deixou um sentimento de jogo muito simplório, eu queria ter gostado mais do jogo. Talvez uma futura expansão dê mais conexão as áreas.
Esse jogo me lembrou um pouco Trajan, que acho bem mais divertido. Mas eu entendo a galera que está adorando o Gugong, se você gosta de jogo com pontuação bem apertada ele é seu jogo. Você tem que sofrer pra conseguir as migalhas de pontos.
A arte de presentear e sofrer ao mesmo tempo que coloquei no título não é a toa. Eu gosto de ser bem recompensado pelas minhas ações e quando não se tem esse sentimento de recompensa no jogo, tudo fica bem frustrante pra mim.
Enfim, joguei duas partidas do Gugong antes de escrever essa análise. Gostei mais do jogo na segunda vez. Ainda quero jogar com 3 players e pode ser que minha nota suba (ou não).
Será que sai expansão? Peguei a versão retail mas queria mesmo é a versão deluxe. Mas será que se sair expansão não será um problema já que os tokens da versão deluxe são de madeira? A não ser que a expansão seja um tabuleiro ou algo o tipo.
Gostei da sua análise, mas não acho que o jogo seja tão sofrido assim. Você marca poucos pontos, porque esse é um jogo de poucos pontos mesmo. A área de jade é realmente a área mais morta do tabuleiro, parece ser útil apenas com 4-5 jogadores e se saírem os decretos de jade, daí sim pode ser bem interessante. Mas já marquei 49 pontos concentrando principalmente em jade com a saída desses decretos numa partida de 2 jogadores. Eu daria 4,5 estrelas de nota pra ele.
Boa resenha e acho que o Gugong merece uma mini expansao, com mais decretos e algo que faça valer mais a acao de jade (pagar 2 trabalhadores para 1 jade, ok; 3 pode até ser se for para obter o 4o ou 5o jade...nao me vejo pagando 4 ou muito menos 5 trabalhadores). E concordo em especial com o que colocou aqui:
Mas eu entendo a galera que está adorando o Gugong, se você gosta de jogo com pontuação bem apertada ele é seu jogo. Você tem que sofrer pra conseguir as migalhas de pontos.
É exatamente o que acho. Gosto do cobertor curto e da dificuldade relativa dos pontos. Por essa razao eu adicionaria uma estrela na nota final, mas entendo que esse aspecto do jogo pode afastar jogadores, pela frustração.