Olá amigo, vamos lá:
Miguel Menino::No manual fala que podemos vende-las no fim de nosso turno e conseguir moedas (de acordo com uma tabela). No entanto, na pontuação final tem um espaço para o score das cartas (que entendo, tenham ficado em nossa mão, e não vendidas), devo entender que essas cartas valem a mesma pontuação da tabela usada para a venda, também no fim do jogo?
Sobre essa questão, é sim, valem a mesma pontuação! Na verdade, na ótica de jogo, as cartas foram feitas para pontuar usando aquela tabela somente no final do jogo, a opção de vender no meio do jogo é apenas um adendo para quando a pessoa precisa desesperadamente de dinheiro para dar lance na ordem de turno... Claro que em alguns casos pode ser estratégico desfazer de cartas repetidas pra conseguir garantir certa posição na próxima ordem de turno (principalmente no final do jogo), mas como via de regra, deve-se guardar até o fim, por ter chance de conseguir mais pontos e também pra ocultar dos outros jogadores sua pontuação com elas.
Miguel Menino::Outra dúvida, quando tomamos o controle de um tile através do poder de um Gênio (não me lembro qual), nós ativamos também aquele tile (colocamos palmeiras e palácios) ou levamos em conta a que apenas ativamos o tile onde terminamos o movimento (e neste caso, o tile que deveria conter uma palmeira/palácio ficará sem eles?
São dois que dão controle de tiles, Leta e Utug. E você somente faz ativação de tile, na etapa "Ação de Tile", usando como referência o último movimento de meeple. Em nenhum outro momento você ativa tiles. Essa parte das regras deixa claro isso:
"2.5 Tile Actions
Once your Meeples’ Tribe actions are over, perform the Action for the Tile your last Meeple ended on, regardless of whether you then took control of that Tile or not.
If you took control of a second Tile this turn using Assassins, you do not get to perform the actions of that Tile; only those of the Tile you ended your move on."
O tile poderá ficar sem Palmeira/Palácio momentaneamente ou até o final do jogo, sem problemas.
Abraços
fahr