Introdução:
Eu particularmente DETESTO ler estratégias prontas - principalmente de jogadores profissionais (acho que existe isso, né?). Pra mim é como se fosse um spoiler do jogo.
Eu gosto de descobrir meus jogos, de fazer erros bestas nas primeiras partidas e pensar "da próxima vez, eu não devo fazer isso", de discutir com meus colegas de mesa alguma ação que seria boa, inclusive nos turnos uns dos outros...
Eu detesto esses spoilers de jogo. Detesto as estatísticas da Snellman pro Terra Mystica onde eu descobri que [atenção, SPOILER (pelo menos pra mim): os Faquires geralmente têm pontuação baixa e os Darklings pontuação alta].
Pode ser que você, jogador de Terra Mystica, já sabia disso, mas eu fiquei um pouco chateado ao descobrir tal informação, pois automaticamente eu tenho uma certa antipatia por Raça X ou Y, mesmo que ainda assim queira descobrir novas estratégias com elas.
Que fique claro que não estou discutindo a funcionalidade das estatísticas, já que elas servem até mesmo para trazer um balanceamento a mais pro jogo - apenas gosto de ver isso na mesa com meus próprios olhos.
Não li de jeito nenhum aquele livrão de estratégia do Twilight Struggle! Não quero saber quais construções você deve fazer primeiro no Puerto Rico para ganhar sempre! Não quero. Posso apanhar nas primeiras partidas, mas faz parte da evolução estratégica e da descoberta dos seus jogos!
Vocês hão de concordar que isso não é o mesmo de jogadores mais experientes na mesa darem uma dica ou outra, ou de pegarem leve ao jogar com quem está aprendendo as regras - até mesmo pra não desencorajá-los a terem outras partidas em outras oportunidades.
Isso não é o mesmo que saber que em A Guerra do Anel o exército de Sauron tem mais poderio militar e a Sociedade deve buscar um meio alternativo pra vitória, ou que você tem que cuidar (muito!) da comida da sua família no Agrícola. Não, isso faz parte do aprendizado.
Ora, eu costumo jogar com não-gamers e não-ludopedianos [/neologismo]. Pessoas que não tem tanto conhecimento de termos técnicos do mundo dos tabuleiros e coisas do tipo, então me aprofundar demais nessas estratégias também tiraria o gostinho de crescer junto com o resto da mesa.
Eu poderia explicar aqui longamente meu desapreço por essas "estratégias matadoras em PDF" e como elas afetam (pelo menos) a minha diversão. Nem sempre uma partida que você perde e fica em último foi ruim - que o digam os jogadores de Twilight Imperium.
Mas por que eu falei tudo isso?
Porque eu pensei: não quero cair nesses spoilers do Projeto Gaia.
Sim, eu quero descobrir cada facção por mim mesmo. Não quero me deixar influenciar, mesmo que inconscientemente, pelas opiniões de "jogueiros profissionais" - sem desmerecê-las, obviamente.
Já gostava bastante de TM e, pelo menos pra mim, PG vem com mais equilíbrio e muita coisa interessante - apesar do setup ser um saco maior do que em TM!
Então quero apresentar minhas primeiras impressões com cada raça que joguei no modo solo. Os erros e acertos que fiz, quais caminhos tomei e quais aprendizados deixo pras próximas partidas.
Estou me contradizendo? Vou dar "spoilers" também?
Na verdade, o que até me tranquiliza é que a primeira partida a gente aqui do meu grupo nunca leva em consideração. Também gostamos de registrar as estatísticas e pontuações, mas nunca da primeira partida. A partida introdutória nunca conta pros nossos registros.
A primeira impressão de cada raça não é necessariamente o que vai perdurar ao longo dos outros jogos com ela.
Então, relaxem: nada de estratégias profundas, já que isso você provavelmente não vai conseguir na primeira vez que jogar.
Chega de papo! Como pretendo organizar essa lista:
Primeiramente, essa é uma lista que intenciono atualizar periodicamente, já que a cada partida com novas facções, novos relatórios eu terei. Provavelmente não vou dar tantos detalhes da partida, como fichas de pontuação, ou como o tabuleiro foi construído. A ordem no tópico será de acordo com a ordem que joguei, ou seja, primeira facção será a primeira entrada e assim por diante.
Aqui vão as análises:
- Hadsch Hallas -
Minha primeira partida foi a introdutória sugerida no manual, sendo o Automa a raça dos Taklons.
Essa é uma raça muito versátil. Minha impressão é que o dinheiro é muito mais fácil de adquirir no PG do que no TM - o que ajuda isso é o fato desta facção ter uma renda extra de 3 créditos a cada turno, ao contrário de outras, além de já começarem com 1 na trilha de Pesquisa de Economia.
Os Hadsch Hallas são uma raça focada na economia, sendo que o poder do Instituto Planetário é você gastar dinheiro como se fosse ações livres de poder.
E isso é muito bom!
Normalmente você não consegue transformar dinheiro em nada e é bem possível que você esteja cheio da grana, mas sem um mineriozinho sequer para construir aquela mina. Assim, essa raça minimiza o problema e te faz queimar dinheiro com minério, CIQs ou seja lá o que você estiver precisando.
Gostei bastante dessa facção e achei uma ótima escolha dos designers de fazê-la uma facção de jogos introdutórios, já que ela é bem fácil de jogar. É muito possível que eu tenha cometido vários erros ("será que eu pontuei o Automa ou não?"), mas faz parte, já que é muita coisa que você tem que controlar nesse jogo!
Acabei perdendo (acho que) de 127 a 111. Mas lembrem-se: a primeira partida não conta pras estatísticas, haha.
O próximo Edit será sobre minha partida com os Bescods/Mad Androids e a lambança que eu fiz...
Espero que tenham gostado e que acompanhem!