“Nós, que servimos ao Banco de Ferro, enfrentamos a morte com tanta frequência quanto você que serve ao Trono de Ferro.”
– Tycho Nestoris, A Dança dos dragões
Em
A Guerra dos Tronos: Board Game, os Lords e Ladies de Westeros vão para o campo de batalha, lutando pelo Trono de Ferro que foi deixado vago após a morte de Robert Baratheon. Agora, na expansão
Mãe dos Dragções, a
Casa Targaryen entra na briga, atravessando o Mar Estreito para recuperar seu trono. Mas a Rainha dos Dragões precisa de homens e navios, e ela não está sozinha nisso. O rei Robert deixou a coroa com uma enorme dívida, que foi passada para sua viúva Cersei e os Lannister, e em Westeros todo conflito afunda o reino em problemas financeiros mais profundos. Se um líder desejar fazer sua reivindicação, talvez precise procurar ajuda de um poder externo…
Hoje, temos o prazer de apresentar a você uma visão mais detalhada do
Trono de Ferro de Braavos na expansão
Mãe dos Dragções de A Game of Thrones: The Board Game.
As Riquezas de Essos
O Banco de Ferro é uma das instituições mais ricas do mundo, usando seu alcance não apenas para aumentar sua própria riqueza, mas para afetar o fluxo de poder em Westeros. Qualquer um pode conseguir ajuda de seus agiotas com a introdução dos novos tokens de ordem do Banco de Ferro. Os tokens do Banco de Ferro são fichas de ordem marítima que os Lords e Ladies de Westeros podem usar para pegar empréstimos do Banco de Ferro. Essas fichas podem sofrer ataques e o seu mensageiro ser morto, mas como essa violência ocorre antes que o enviado possa garantir o empréstimo, seu oponente não roubará poder ao atacar essas fichas. Mas se o seu mensageiro puder chegar com segurança à baía do norte de Braavos, eles terão a chance de negociar com o notório Banco de Ferro, trazendo todo o seu poder para as suas mãos ... por um preço.
Ao resolver um token de ordem do Banco de Ferro, você ganha o direito de obter um empréstimo do Banco de Ferro, que pode fornecer uma ajuda poderosa contra seus inimigos. Por exemplo, os Sea Raiders ou Vanguard Cavalry permitem reunir forças adicionais nas áreas que você controla, enquanto um Loyal Meester ou Master-At-Arms lhe dão a rara oportunidade de melhorar algumas áreas, aumentando permanentemente sua eficácia com suprimentos bônus ou fortalezas reforçadas. Ou se você está precisando de uma solução mais simples e limpa, você pode contratar os famosos assassinos, The Faceless Men, para destruir um cavaleiro e um soldado em qualquer área, independentemente de que casa pertencem ou onde eles estão localizados. Com as sempre instáveis alianças de A Guerra dos Tronos, isso pode ajudá-lo a reivindicar a vitória em um conflito importante ou obter favor de outra Casa, caso você envie os assassinos para matar um inimigo em comum.
A Cidade Secreta
No mundo das Crônicas de Gelo e Fogo, Essos é tão cruel e perverso quanto Westeros, o que significa que a força é sempre uma maneira de ajudar a facilitar suas escolhas nos empréstimos. Embora não seja uma tarefa fácil, é possível ganhar vantagem em negociar com o Banco de Ferro controlando a cidade de Braavos, onde o banco reside. Se você for o primeiro jogador a conquistar a cidade, você reivindicará seu token e, desde que mantenha o controle, pagará um token de poder a menos por cada empréstimo adquirido. Se, no entanto, um dos seus rivais capturar a cidade de você, eles imediatamente recebem esse desconto.

Você não pode simplesmente pegar o empréstimo que quiser, mas deve escolher o que o Banco de Ferro está disposto a oferecer. Para fazer um empréstimo, você pode escolher uma das três cartas de empréstimo exibidos no tabuleiro do Banco de Ferro, usando seus tokens de poder para pagar seu custo inicial, marcado acima do slot do empréstimo no display. Depois de ter garantido seu empréstimo, você pode usar o efeito imediatamente, tornando-se uma ameaça, mesmo que seus inimigos pensem que eles o empurraram para o esquecimento.
No início de cada rodada, as cartas de empréstimo do Banco de Ferro deslocam um espaço para a esquerda, diminuindo de preço ou movendo-se para o fundo do deck de empréstimo, pois não foram reivindicados. Mesmo se não há opções favoráveis, você deve estar sempre atento. Tome cuidado para não esperar muito, para que um rival não roube o empréstimo ideal de você e deixe você se debatendo por um novo plano sem a ajuda do banco.
Pagando Taxas
Garantir um empréstimo pode conferir uma vantagem em sua batalha pelo Trono de Ferro, mas, embora esses empréstimos lhe ofereçam habilidades poderosas, eles não devem ser esquecidos. Além de seus custos iniciais, cada empréstimo exige que você pague juros, e os agiotas do Banco de Ferro não perdoam a dívida facilmente. Se você tomou um empréstimo, você deve descartar um de seus tokens de poder no início da Fase de Westeros para cada empréstimo que você pegou, e você deve continuar a pagar esse juros até o final do jogo! Se você não conseguir fazer isso, o jogador que segura a Lâmina de Aço Valiriano escolhe uma de suas unidades para ser destruída.
O Banco de Ferro tem uma reputação assustadora de cobrar suas dívidas. Quando os devedores deixam de honrar seus acordos, o banco é rápido em ajudar os rivais a derrubá-lo com a simples promessa de honrar a dívida. Você deve tomar cuidado para não retirar mais do que pode pagar, ou as Casas inimigas podem ser a menor das suas preocupações.

Um Humilde Servo
O Banco de Ferro está sempre feliz em prestar seus serviços. Os agiotas podem ajudá-lo a se tornar o soberano de Westeros, mas esse lugar pode se tornar desconfortável quando você perceber quem detém o verdadeiro poder.