ON BOARD: A Fire on Board apareceu na semana passada do nada, juntamente com a campanha do Kickstarter de The Gallerist de Vital Lacerda, um dos jogos mais antecipados do ano. Ou seja, temos um grande título de um grande designer, com distribuição no Brasil através da Fire on Board. Isto é sinal de um grande trabalho de bastidores. Conte para nossos leitores, onde, quando e como surgiu a ideia da empresa?
JOÃO BARCELOS: Olá, primeiramente, obrigado por nos dar esse espaço para apresentarmos a Fire on Board Jogos. Já faz algum tempo que sou apaixonado por board games e, além de ser colecionador, sou jogador. Desde antes de ir morar no exterior, já tinha vários amigos jogadores e diferentes grupos de jogatina. Então, sempre que eu voltava ao Brasil, trazia malas cheias de jogos tanto para mim quanto para meus amigos. Eu percebia que, mesmo já havendo alguns board games modernos vendendo no Brasil, a variedade era muito pequena, os valores nem sempre eram justificáveis e “os nossos board games modernos” não seriam vendidos por aqui. Então, logo que eu voltei de vez ao Brasil, a ideia de criar uma empresa de board games surgiu. Quis abrir uma empresa que facilitasse aos jogadores brasileiros o acesso a uma variedade de jogos de tabuleiro modernos de diferentes estilos, mantendo um preço acessível e realizando as melhores traduções possíveis. A Fire on Board Jogos veio para incendiar o mercado nacional. Nós trouxemos a centelha e queremos que esse fogo se espalhe pelos jogadores.

ON BOARD: Sobre a leitura do mercado brasileiro atual em relação aos jogos de tabuleiro. Este é o momento? Uns falam em expansão, outros falam em saturação pelo excesso de lançamentos em pouco tempo. Como a Fire on Board enxerga o cenário local, ou seja, este é o momento certo?
JOÃO BARCELOS: Acredito que sim. O aumento de lançamentos só demonstra que o mercado está crescendo. Não vejo uma saturação em si, mesmo porque todos os jogos são diferentes e, devido ao seu estilo, abrangem, muitas vezes, um público de jogadores diversos. Logo, isso é muito bom para os jogadores, afinal eles poderão ter acesso a uma variedade maior de jogos. Realmente acredito que esse é um mercado em expansão, pois quem já está inserido no hobby, vai continuar jogando sempre e, consequentemente, vai conhecer outros jogos. Além do fato de que muita gente ainda vai ter sua primeira experiência com os board games modernos e entrar no nosso hobby. Afinal, juntar os amigos para uma jogatina é incrível.
O designer Vital Lacerda
ON BOARD: Especificamente sobre o contato com Vital Lacerda, como aconteceu?
JOÃO BARCELOS: Nosso contato se deu por intermédio do Presidente da Eagle-Gryphon Games. Quando fechamos a parceria, ele rapidamente me colocou em contato com o Vital, que demonstrou bastante interesse pelo nosso projeto e feliz de ver que seu jogo iria sair em Português e iria vir para o Brasil. O apoio do Vital tem sido constante durante todo o processo do nosso The Gallerist brasileiro.
ON BOARD: Como foi o processo de pré-venda e logística de The Gallerist? Queremos saber de prazos em relação à produção internacional e envio para o Brasil.
JOÃO BARCELOS: No sábado passado, dia 20, abrimos a pré-venda e está sendo um sucesso. Estamos com prazo máximo estimado para começar a mandar os jogos para os compradores em meados de outubro, mas caso chegue antes (porque tem uma parte da logística que infelizmente não depende de nós) iremos enviá-los prontamente. Queremos nossos consumidores satisfeitos com nossos serviços e sabemos da ansiedade que se passa para a chegada de um jogo muito esperado como o The Gallerist.
ON BOARD: A tradução no Brasil é sempre um assunto delicado. O que podemos esperar do processo de tradução e revisão deste jogo e de possíveis próximos?
JOÃO BARCELOS: Realmente, esse é um assunto delicado, devido aos vários erros que algumas empresas vêm cometendo. Entretanto, nós temos uma equipe de tradução profissional, e melhor: todos são experientes jogadores de board games, acostumados com manuais e interpretações de jogos. Ademais de que, durante o nosso processo de tradução, os board games são jogados inúmeras vezes, o que aumenta a qualidade da tradução final.
No caso do The Gallerist, a tradução foi feita pela nossa equipe, mas foi revisada e aprovada pelo próprio designer do jogo, Vital Lacerda. Como o Vital é português, isso não significa que o jogo será em português de Portugal. O Vital revisou o texto para conferir se as regras estavam corretas e de acordo, visto que a nossa tradução foi feita utilizando o manual em inglês. Portanto, tanto o The Gallerist quanto nossos futuros lançamentos serão totalmente em português do Brasil.
Visão geral de The Gallerist
ON BOARD: Ao contrário do que alguns sugeriram, a distribuição de Through the Ages ano passado no Brasil não foi tarefa de vocês. Falando nele, todos os add-ons disponíveis na campanha do Kickstarter de The Gallerist também poderão ser encontrados pela Fire on Board? Como e quando será isso?
JOÃO BARCELOS: Esses boatos surgem rápido, né (risos). A Fire on Board Jogos é uma empresa nova, sendo que o The Gallerist é nosso primeiro produto oficial. Nós não fomos os responsáveis pela distribuição doThrough the Ages anteriormente como você disse.
Falando nos add-ons disponíveis na campanha do Kickstarter, esses são um caso à parte. Nós não somos responsáveis por eles (como somos com o The Gallerist), uma vez que seremos apenas os distribuidores deles. Devido a um pedido da Eagle-Gryphon Games, estamos tentando possibilitar que nossos clientes tenham acesso a esses add-ons. Porém, a decisão final de enviar ou não (depois de analisada a quantidade de pedidos e custos) é da Eagle-Gryphon Games e não nossa.
Então, por enquanto, todos que comprarem o The Gallerist até o dia 3 de Julho terão a possibilidade de adquirir os add-ons ofertados. Se tudo der certo, o envio dos add-ons será feito por nós, logo nossos clientes não precisam ficar preocupados com alfândega e nem frete internacional.
Alguns add-ons da campanha do Kickstarter de The Gallerist
ON BOARD: E preços? A curiosidade do público é muito grande quanto a isso. Comparando com o valor dopledge, mais frete e com taxas, teremos boas notícias?
JOÃO BARCELOS: Como foi anunciado, o preço do The Gallerist na pré-venda é de R$ 239,90. Eu sou suspeito de falar, mas comparado com outros jogos no mercado e levando em consideração o fato de:
• Ser um lançamento mundial simultâneo;
• Ter todos os stretch goals alcançados;
• Ser um jogo com um valor acima do mercado (no caso do mercado internacional)
• Possuir uma infinidade de componentes (40 mini-meeples, 10 meeples, 60 fichas de tíquetes, 3 mini-cavaletes, 20 marcadores de reputação, 20 marcadores de promoção e etc.);
• Ter sido revisado e aprovado pelo próprio designer, Vital Lacerda;
• Ter a mesma qualidade internacional;
• Pesar quase 4 quilos.
O preço está realmente muito abaixo do mercado. E este é um dos nossos objetivos. Nós vamos trabalhar com os melhores valores no mercado, pois queremos disponibilizar os board games modernos para todos a um preço acessível.
ON BOARD: O que podemos esperar dos próximos passos da Fire on Board? Mesmo não podendo citar nomes de jogos (ou pode?), qual linha e qual janela de lançamentos estão previstas? Com quais empresas as parcerias já estão firmadas?
JOÃO BARCELOS: A Fire on Board Jogos não pretende criar boatos, mas desejamos, sim, criar expectativas. Por enquanto, não posso citar nomes (por questões contratuais), mas já temos os nossos próximos lançamentos garantidos. Posso dizer que são jogos referências em seus estilos (lançamentos e jogos conceituados no mercado). Vai chegar muita coisa boa esse ano ainda. Enfim, vamos trazer os mais diversos estilos. Queremos que se crie no Brasil uma cultura de board game como lá fora, no exterior. Queremos fazer parte disso.