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  3. The Climbers
  4. Divergências entre manuais Capstone e Mamute

Divergências entre manuais Capstone e Mamute

The Climbers
  • avatar
    lxndrnn07/11/18 13:04
    avatar
    lxndrnn
    07/11/18 13:04
    356 mensagens MD

    Oi pessoal, notei algumas divergências meio estranhas (e uma bem importante) no manual da Mamute, quando comparado com o manual da segunda edição da Capstone Games.

    1. A única (e muito) importante, na minha opinião, tá na última página.

    Manual da Mamute (errado):

    O jogo continua até que um jogador NÃO CONSIGA mover nenhum bloco. (...)


    Manual da Capstone (certo):

    Play continues until each player consecutively fails to move their Climber upward on their respective turn.


    Tradução do manual correto:

    O jogo continua até que todos os jogadores, consecutivamente, não consigam fazer seu Alpinista subir em seus respectivos turnos.


    Isso muda MUITO o jogo.

     
    2. Aqui é algo que não consta no manual da Capstone.

    Na seção "Movendo o Alpinista" consta do manual da Mamute que "Mover o alpinista é opcional". Isso não tem no manual da Capstone, mas acho que não altera em nada.

    Edit: o manual original usa "may move", o que pode ser traduzido como "pode".

    3. Idem ao 2.

    No manual da Mamute, na seção "Movendo Blocos" existe a informação de que "o jogador deve mover um bloco em seu turno". No da Capstone não diz nada sobre isso. De novo, acho que não muda muito a jogabilidade.

    Edit: o estranho aqui é que o manual original também usa "may", mas no manual brasileiro eles resolveram traduzir para que o movimento seja obrigatório.

    EDIT: Alterei o nome do tópico e qualquer menção a “erro” pois tudo indica que foi uma alteração proposital com aval do designer.

    3
    1
    5
  • mhunter
    214 mensagens MD
    avatar
    mhunter07/11/18 13:39
    mhunter » 07/11/18 13:39

    Joguei com a regra: "Se o jogador não puder mover seu alpinista, quem está no topo vence".
    No entanto, ainda sinto que estou jogando errado.
    No BGSP nós jogamos com a regra: " O jogo continua até que todos os jogadores, consecutivamente, não consigam fazer seu Alpinista subir em seus respectivos turnos.". Essa regra aqui deixou o jogo mais divertido

    2
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn07/11/18 14:54
    lxndrnn » 07/11/18 14:54

    Falei com o pessoal da Mamute e eles me deram uma resposta bem completa.

    Aparentemente, o erro está nas regras em inglês, quem quiser pode acessar aqui o detalhamento.

    Só achei curioso que essa alteração na regra (chancelada pelo próprio designer) aparentemente só aconteceu na edição brasileira, não encontrei referência nenhuma em nenhum outro lugar.

    1
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR07/11/18 15:20
    norDicoBR » 07/11/18 15:20

    Que erro Épico!!!

    2
  • Pedrograla
    5 mensagens MD
    avatar
    Pedrograla07/11/18 15:40
    Pedrograla » 07/11/18 15:40

    Pessoal, há algum tempo previmos que pudesse haver algum possível "descontentamento" com relação à diferença de regras entre os manuais brasileiro e americano, por isso decidi escrever na época mesmo um artigo completo para explicar com clareza o que realmente aconteceu. Como previsto, esse dia chegou, e segue abaixo o artigo, que também foi postado pelo Ixndrnn acima, mas aqui ele está aberto. Este é o posicionamento oficial da Mamute Jogos. 


    Sobre o manual de regras do The Climbers
     
    Alguns jogadores que acessaram as regras em português do The Climbers vieram conversar conosco sobre um possível erro de tradução, com relação ao manual em inglês da Simply Complex. A resposta para essa pergunta é “não”. Há diferenças nos manuais sim, e vamos discutir elas nesta postagem.
     
    Primeiramente, gostaria de explicar que existem duas versões em inglês do manual do The Climbers: a 1.0 que é a versão impressa e entregue no jogo; e a 2.0 que é a versão corrigida, lançada após a produção do jogo, a qual foi utilizada para a versão brasileira do jogo. Seguem aqui as diferenças entre as versões em inglês:

    Versão 1.0
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5756c_3r6ig2.png
     
    Versão 2.0
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/571f4_3r6ig2.png
     
    Como é possível observar, na versão 2.0 fica mais fácil o entendimento do turno do jogador. Fora pequenas e pontuais correções e alinhamentos, essa é a principal mudança entre as versões 1.0 e 2.0. No entanto, ambas as versões não deixam claro que o movimento do Climber é opcional e que o movimento do bloco é obrigatório. 
    A regra de que mover o alpinista (a qual foi confirmada com Holger Lanz via e-mail) é opcional foi adicionada na seção “Movendo o Alpinista”.

    Versão 2.0:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/870b9_3r6ig2.png

     
    Versão em português:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f6872_3r6ig2.png

     
    Já a questão de que é obrigatório mover o bloco (também confirmado com Holger Lanz) segue na seção movendo blocos:
     
     

    Versão 2.0:Versão em português:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dcfa2_3r6ig2.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/ee155_3r6ig2.png

    Mas o que muitos vieram conversar conosco foi sobre a seção “Fim do Jogo”. Na versão em inglês está escrito que caso nenhum jogador mova seu Climber durante uma rodada inteira, o jogo acaba. Na versão em português, é apresentado que o jogo acaba caso nenhum jogador consiga mover um bloco em seu turno. Isso não foi um erro de tradução, e sim proposital. E vamos explicar em detalhes.
     
    Versão 2.0:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/171c9_3r6ig2.png

     
    Versão em português:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3a3f2_3r6ig2.png
     
    Enquanto estávamos traduzindo as regras, foram surgindo algumas dúvidas, as quais fomos discutindo com o autor do jogo Holger Lanz. Uma dessas dúvidas era sobre como o jogo vai terminar baseado em algo que é opcional? Aí o Holger comentou que o jogo deveria acabar quando um bloco não pudesse ser mexido:
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9d88d_3r6ig2.png

     
    Então respondemos que no manual não estava assim colamos a regra descrita na versão 2.0. A resposta do Holger foi (citando o trecho do manual 2.0, sendo em vermelho o que ele discorda):

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/97642_3r6ig2.png
     
    Baseado nessas respostas, optamos por alterar a regra na versão em português. Na prática, acreditamos que não muda muito o resultado final, mas tira a definição de fim do jogo de uma ação opcional e a coloca em uma obrigatória. 
    No entanto, após jogarmos outras vezes, observamos que poderiam haver casos em que houvessem dois blocos “mexíveis” e nenhum disco de bloqueio para usar (principalmente em jogos de três jogadores). Assim, mesmo não se mexendo o último bloco, o jogador seguinte mexeria o outro bloco e assim por diante. Caso esse loop aconteça e ninguém consiga se mover nos próximos turnos, aí sim o jogo também acaba. Essa sem dúvida é uma atualização a ser feita no próximo manual.
     
    Esperamos que esta postagem tenha esclarecido suas dúvidas quanto às diferenças entre os manuais. Lembrando que The Climbers é um jogo totalmente customizável e que há regras paralelas que usam escadas como pontes, por exemplo. Ou seja, o céu é o limite e o jogo é aberto a várias regras caseiras também! Boa escalada, alpinistas!
     
     
     


    12
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn07/11/18 17:06
    lxndrnn » 07/11/18 17:06

    @Pedrograla, show!

    A intenção era de alertar sobre um suposto erro, como é uma alteração proposital com aval do designer, acho que tá tudo certo. Cada um pode escolher o jeito que quer jogar.

    Em razão disso alterei o nome do tópico e exclui menções a "erro", pra não dar a impressão errada.

    Tudo resolvido, grande abraço!

    3
  • Wild Joker
    1004 mensagens MD
    avatar
    Wild Joker07/11/18 19:15
    Wild Joker » 07/11/18 19:15

    Pedrograla::Pessoal, há algum tempo previmos que pudesse haver algum possível "descontentamento" com relação à diferença de regras entre os manuais brasileiro e americano, por isso decidi escrever na época mesmo um artigo completo para explicar com clareza o que realmente aconteceu. Como previsto, esse dia chegou, e segue abaixo o artigo, que também foi postado pelo Ixndrnn acima, mas aqui ele está aberto. Este é o posicionamento oficial da Mamute Jogos. 


    Sobre o manual de regras do The Climbers
     
    Alguns jogadores que acessaram as regras em português do The Climbers vieram conversar conosco sobre um possível erro de tradução, com relação ao manual em inglês da Simply Complex. A resposta para essa pergunta é “não”. Há diferenças nos manuais sim, e vamos discutir elas nesta postagem.
     
    Primeiramente, gostaria de explicar que existem duas versões em inglês do manual do The Climbers: a 1.0 que é a versão impressa e entregue no jogo; e a 2.0 que é a versão corrigida, lançada após a produção do jogo, a qual foi utilizada para a versão brasileira do jogo. Seguem aqui as diferenças entre as versões em inglês:

    Versão 1.0
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5756c_3r6ig2.png
     
    Versão 2.0
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/571f4_3r6ig2.png
     
    Como é possível observar, na versão 2.0 fica mais fácil o entendimento do turno do jogador. Fora pequenas e pontuais correções e alinhamentos, essa é a principal mudança entre as versões 1.0 e 2.0. No entanto, ambas as versões não deixam claro que o movimento do Climber é opcional e que o movimento do bloco é obrigatório. 
    A regra de que mover o alpinista (a qual foi confirmada com Holger Lanz via e-mail) é opcional foi adicionada na seção “Movendo o Alpinista”.

    Versão 2.0:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/870b9_3r6ig2.png

     
    Versão em português:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f6872_3r6ig2.png

     
    Já a questão de que é obrigatório mover o bloco (também confirmado com Holger Lanz) segue na seção movendo blocos:
     
     


    Versão 2.0:Versão em português:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dcfa2_3r6ig2.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/ee155_3r6ig2.png

    Mas o que muitos vieram conversar conosco foi sobre a seção “Fim do Jogo”. Na versão em inglês está escrito que caso nenhum jogador mova seu Climber durante uma rodada inteira, o jogo acaba. Na versão em português, é apresentado que o jogo acaba caso nenhum jogador consiga mover um bloco em seu turno. Isso não foi um erro de tradução, e sim proposital. E vamos explicar em detalhes.
     
    Versão 2.0:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/171c9_3r6ig2.png

     
    Versão em português:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3a3f2_3r6ig2.png
     
    Enquanto estávamos traduzindo as regras, foram surgindo algumas dúvidas, as quais fomos discutindo com o autor do jogo Holger Lanz. Uma dessas dúvidas era sobre como o jogo vai terminar baseado em algo que é opcional? Aí o Holger comentou que o jogo deveria acabar quando um bloco não pudesse ser mexido:
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9d88d_3r6ig2.png

     
    Então respondemos que no manual não estava assim colamos a regra descrita na versão 2.0. A resposta do Holger foi (citando o trecho do manual 2.0, sendo em vermelho o que ele discorda):

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/97642_3r6ig2.png
     
    Baseado nessas respostas, optamos por alterar a regra na versão em português. Na prática, acreditamos que não muda muito o resultado final, mas tira a definição de fim do jogo de uma ação opcional e a coloca em uma obrigatória. 
    No entanto, após jogarmos outras vezes, observamos que poderiam haver casos em que houvessem dois blocos “mexíveis” e nenhum disco de bloqueio para usar (principalmente em jogos de três jogadores). Assim, mesmo não se mexendo o último bloco, o jogador seguinte mexeria o outro bloco e assim por diante. Caso esse loop aconteça e ninguém consiga se mover nos próximos turnos, aí sim o jogo também acaba. Essa sem dúvida é uma atualização a ser feita no próximo manual.
     
    Esperamos que esta postagem tenha esclarecido suas dúvidas quanto às diferenças entre os manuais. Lembrando que The Climbers é um jogo totalmente customizável e que há regras paralelas que usam escadas como pontes, por exemplo. Ou seja, o céu é o limite e o jogo é aberto a várias regras caseiras também! Boa escalada, alpinistas!
     
     
     



    Obrigado pela explicação Épica, Pedrograla.

    Haters Gonna Hate ;)

    2
  • lyuhi
    442 mensagens MD
    avatar
    lyuhi16/11/18 16:07
    lyuhi » 16/11/18 16:07

    Agora eu fiquei com uma duvida, "Se possivel os jogadores podem mover seu alpinista para cima no turno do jogador ativo, na ordem de turno"? como assim?
    Se o jogador 1 vira um bloco pra neutro e sobe, todo mundo que ta perto pode subir na ação do cara? joguei com você podendo mover seu alpinista apenas no seu turno O.o.

    E também, você no seu turno pode subir o mais longe que puder seguindo a regra, então se eu tiver 4 blocos neutros na minha frente formando uma escadinha eu posso subir os 4 no meu turno de uma vez? ou tem uma limitação de 1 bloco por turno independente de?



    Também não sabia da regra da escada servindo como ponte, ou usando 2 escadas ao mesmo tempo rsrs preciso ler esse manual =x

    1
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn16/11/18 16:44
    lxndrnn » 16/11/18 16:44

    @lyuhi, vamos lá:

    1. Isso, sempre depois do turno "normal" de um jogador os outros podem mover seu alpinista, geralmente isso vai acontecer como você mencionou... o jogador da vez mexe um bloco que cria movimentos legais para os demais, daí eles podem andar, se quiserem.

    2. Não existe limitação de número de blocos que você pode subir ou andar, você pode ir até o mais alto possível em um único movimento (lembrando que você nunca pode descer com o seu alpinista).

    3. A regra da escada servindo como ponte é uma variante, sugerida pelo autor do jogo, mas não está no manual!

    4. Você não pode usar duas escadas ao mesmo tempo. Você pode usar duas escadas no mesmo turno, mas tem que usar uma de cada vez. Do tipo: usa uma escada para chegar em alguma superfície de bloco e depois usa a outra para subir novamente. Você pode subir 2 e 4 de altura de cada vez (usando as respectivas escadas) mas não pode "empilhar" as escadas para subir 6 de uma vez.

    0
  • Trinda
    20 mensagens MD
    avatar
    Trinda12/06/20 12:56
    Trinda » 12/06/20 12:56

    O grande problema dessa alteração é que com 2 ou 3 jogadores, pelo menos, podem ocorrer casos em que sempre terão blocos possíveis de mexer e aí o jogo não acabará nunca. 

    Acredito que a regra mais sensata para fim de jogo seja:"Ninguém conseguiu subir por uma rodada,  jogo acaba". 

    Uma regra interessante de se usar é: "Não se pode mover um bloco para uma posição abaixo do último jogador", 
    isso impede aqueles movimentos para baixo que só servem para enrolar e quebra esse infinitude de movimentos que não acabam com o jogo. 

    testei as duas regras citadas e ficaram muito boas, a segunda aumenta muito o grau de dificuldade, a primeira, ao meu ver, é essencial. 

    0
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