Oi pessoal, tudo beleza. Mandei o manual para a sessão arquivos. O manual da expansão traz 3 variantes:
1ª) Europa expandida: 19 rotas regulares da expansão + as 46 rotas do jogo base. A quantidade de rotas para cada jogador no começo do jogo permanece iguais (uma azul e três regulares e cada um deve ficar com pelo menos duas). No decorrer do jogo, o jogador que decide pegar tickets compra três e tem que ficar com pelo menos um. Não jogamos esta opção.
2ª) Grande cidades: Retiram-se todas as rotas logas e joga-se apenas com as rotas verdes (grandes cidades) + mais as rotas que possuem o selo verde do lado esquerdo. São cinco rotas para cada jogador e e tem que ficar com pelo menos duas. Durante o jogo, ele pode comprar quatro tickets e ficar com pelo menos um. Não jogamos esta opção.
3ª) Mega Europa: São todas as rotas do jogo (no nosso baralho, 115 rotas). No começo do jogo são sete rotas para jogador, 2 azuis e 5 das demais cores, embaralhadas. O jogador pode ficar com uma azul ou nenhuma, mas nunca com as duas. Tem que ficar com pelo menos três rotas. No decorrer do jogo, ao comprar mais rotas, ele tem que pegar três do monte e ficar com pelo menos uma. Para distribuir, fazemos 8 montes, usando as 16 rotas azuis (duas em cada) e completando com as demais rotas. Cada jogador escolhe um monte. No nosso jogo, sobram 3 montes, que serão totalmente descartados. As demais rotas compõem o monte de compra de tickets (59 rotas = 20 compras). Lembrando que rotas descartas pelos jogadores não retornam ao jogo. Só jogamos esta versão.
O mais bacana é que o jogo pode oferecer mais variantes a partir da criatividade dos jogadores. Na boardgamegeek.com tem muitas sugestões de jogadores mundo afora. Aqui na nossa liga adotamos e criamos algumas variantes, e a partida pode conter ou não esta opções. A gente decide antes de começar a série. Atualmente estamos com a 1ª e 2ª divisões, cada uma com 5 jogadores.
Seguem nossas variantes que jogamos atualmente. Primeiramente, decidimos sobre as estações (só pode escolher uma opção):
1ª) Jogo tradicional: Sem alteração na quantidade de estações.
2ª) Jogo seco: Retiram-se todas as estações. O nível de dificuldade sobe porque os jogadores se sabotam muito. O negócio aqui é não ser muito ganancioso.
3ª) Uma chance: Cada jogador joga com apenas uma estação, que vale 10 pontos. É bem mais estratégico, mas não deixa de ter sabotagens.
Demais variantes (pode-se escolher várias delas):
1ª) Multi-bônus: Pagam-se bônus, que variam de 5 a 10 pontos para as situações: 1 - Quem possuir a maior rota contínua; 2 - Quem tiver o maior número de bilhetes concluídos; 3 - Para quem interligar o maior número de cidades na mesma rota. Em várias partidas os jogadores decidem que quem tem o maior número de bilhetes concluídos ganha 10 pontos, e nas outras duas opções, 5 pontos, para que os jogadores tenham mais tickets nas suas mãos, e assim, possam errar mais. Quando se dá um peso maior para a interligação de cidades, os jogadores procuram interligar cidades com rotas mais curtas. Estas opções mexem com as estratégias. Você pode optar jogar com uma ou duas destas variantes, ou todas.
2ª) Bônus de túnel curto: Os túneis de 2 ou 3 vagões pagam um ponto extra para quem os completa. A intenção é deixar os túneis mais atraentes para os jogadores. São 14 pontos distribuídos no tabuleiro (9 túneis de 2 vagões e 5 túneis de 3 vagões). Você também pode optar por fazê-lo apenas nos túneis de 2 vagões. Quando o jogador completar um túnel entregue a ele uma pequena ficha de um ponto, para contagem no final.
3ª) Cidades-bônus: Utilizamos um site de sorteios (sorteador.com.br), para sortear de 6 a 10 cidades dentre as 47 que oferecerão um ponto para o jogador que passar ali primeiro. Marque as cidades com pequenas fichas em cima do símbolo indicador da cidade. O jogador que passar ali pega a ficha e os pontos serão contados no final. Se interligar duas cidades que tenham o bônus o jogador recebe os dois pontos.
4ª) Rotas comuns: Quando terminamos de fazer a distribuição de rotas nos 8 montes, antes dos jogadores escolherem o seu monte, abrimos 3 rotas no centro da mesa que serão comuns a todos os jogadores. Quem completar a rota primeiro, sem a ajuda de estações, tomará a rota para si e ganhará o seus pontos no fim do jogo. Se a rota for concluída com a ajuda de estações, o jogador não poderá reivindicá-la e ela permanecerá na mesa. A rota adquirida não será reposta e ela contará a favor do jogador caso estejam jogando com o bônus de maior quantidade de tickets concluídos. As rotas que sobrarem no fim do jogo não dará penalidade a ninguém.
E como decidir tudo isto? No começo de nossa série fazemos votações com cada item entre os jogadores e anotamos em um quadro o que esta valendo para a série de três jogos.
Como funciona nossa liga:
Cada série de divisão é composta de três partidas disputadas na mesma variante combinada entre os jogadores. O vencedor da 1ª e 2ª divisões ganham um pequeno prêmio em dinheiro arrecadado pelos jogadores (R$ 50,00 na 1ª, R$ 25,00 na segunda) e os dois piores caem de divisão . Em ambas as divisões, vencedor de uma partida ganha 9 pts, o 2ª ganha 6pts, o 3ª ganha 4pts, o 4º ganha 3pts e o 5ª ganha 2pts. Caso um jogador da 1ª divisão falte a um encontro, o melhor jogador da série anterior da 2ª divisão que não subiu vem para a 1ª, e um jogador de fora é convidado para a 2ª (ninguém vem de fora e já entra direto no 1ª). O jogador faltoso cai para a 2ª divisão no próximo encontro. Há ainda os rankings de pontuadores, concluidores de tickets e títulos da 1ª e 2ª divisões.
A galera não joga somente para ganhar. Disputam para permanecer na 1