Há um tempo atrás entrei numa discussão dessas e aqui a gente acabou acrescentando essa regra da casa: "Ao fazer um lance, você coloca as moedas do lance na frente do seu escudo."
Como o manual diz que você não pode apostar mais moedas do que tem, isso não quebra nada na partida (Se você apostou é porque tem, e ninguém sabe quantas moedas ainda estão atrás do seu escudo).
Chegamos nisso porque o jogo já é bem equilibrado. Uma regra de punição na real vai desequilibrar a coisa.
Por exemplo:
a) perde todas a suas moedas:
- Quando um jogador estiver para ganhar vai aparecer alguém disposto a perder todas as moedas só para não deixar. Isso é frustrante porque um dos lados praticamente teria moedas ilimitadas mesmo não tendo nenhuma (?).
b) nao usa o favor do Deus em questão:
- Mesma questão. O jogador nem quer usar o favor do deus, ele quer impedir que outro ganhe.
c) Tudo que o jogador possuir referente a aquele deus é DESTRUÍDO , ex Athena - universidades destruidas e filósofos mortos ( sim..os deuses ficam realmente furiosos se tentarem engana-los:
- Esse aqui é pesado, mas depende demais da estratégia do jogador. Uma estratégia militar, por exemplo, geralmente está focada em Ares e Poseidon, e está pouco se importando com os outros deuses porque ele vai conquistar cidades estado alheias. Tem grande chance do jogador apostar mais do que tem nestes deuses secundários só para o jogo não terminar igual nos exemplos de cima.
E pela experiência aqui, na real nem precisa de uma punição.
Se você deixar claro que é proibido apostar mais moedas do que tem, pronto!
Se mesmo assim alguém apostar mais, ou foi por engano ou má fé. No primeiro caso a regra da casa que comentei lá em cima resolve. No segundo caso trate de tirar esse indivíduo do grupo porque você vai ter problemas nas jogatinas.