Vc Leir_Bag::Lpporto::
Bem, a gente vai concordar em discordar então e vou colocar minha posição.
1o - Jogar bem não quer dizer disparar na frente. Jogar bem significa saber quando se deve disparar e quando se deve segurar e armar o bote para dá-lo no momento que não há mais volta. Vai jogar Game of Thrones e conquistar 5 castelos na 2a rodada para ver como vc não vai apanhar de todos os lados. Se quer disparar, garanta que consegue segurar.
2o - Meu grupo jogou 9x em uma semana. Não acho que isso é pouco e possa dizer que ainda não dominamos o jogo. Sinceramente, duvido que a maior parte das pessoas que reclamaram desses problemas tenha jogado muito mais doq 5.
3o - É possível fazer pouca pontuação jogando mal. E aí vai de vc dar para o novato uma raça mais fácil. Ele pode sofrer um pouco mas não vai fazer feio. É normal em quase todo jogo que tem alguém com mais de 10 partidas que a pessoa já domine as estratégias enquanto vc ainda está na tentativa e erro.
Sobre o preço, de fato está caro, mas o mero anúncio da versão nacional pela Meeple BR já fez ele cair.
Acho que não me expressei direito, amigo, vou tentar esclarecer as coisas:
1- Com jogar bem eu não quis dizer ser bom em guardar o jogo pro momento certo. Deveria ter expressado melhor. Acontece que nesses jogos, eu gosto de ser recompensado tomar as melhores escolhas e conseguir um crescimento bacana no tabuleiro, não acho que ser punido por isso a princípio seja prazeroso. Eu entendo que ser aquele que guarda o jogo até o momento certo é o que significa ser bom em determinados jogos (e no caso do root parece ser), eu só não acho que é tão prazeroso quanto ter a liberdade de tomar as decisões que quiser e ter como interagir com o jogo de outros jogadores através de outras opções. Não sei se consegui me fazer claro,mas é mais um lance de preferência do que de falha de mecânica.
2- Não quis fazer o comentário sobre ninguém não saber jogar o não ter jogado o suficiente, não sei se foi a imagem que passei. Repare que eu publiquei isso comentando sobre opiniões colhidas pela internet (principalmente dos gringos porque o hype explodiu quando eles pegaram as cópias), então eu nem ousaria negar a experiência dos outros. Eu quis dizer que parte da magia desse jogo parece ser a descoberta desse ecossistema de raças assimétricas, mas que uma vez que você já se acostumou com isso essa parte se perde.
No fim das contas eu quero muito o jogo pela maneira como ele mescla com o tema (e meu deus eu amo o tema) mas quero um preço camarada e se possível uma versão nacional traduzida pra facilitar introduzir pro grupo.
Vc se expressou direito sim cara. Mas texto é isso, a gente argumenta e parece q tem alguém chateado.
Eu só quis dizer, principalmente no ponto 2, que os jogadores tendem a concluir coisas muito rápido em jogos assimétricos. Então, mesmo qdo uma galera da gringa conclui coisas meio que rápido parece estranho pra mim, pq o jogo saiu há pouco mais de 1 mês, e não imagino que tenha tanta gente especializada no jogo assim. O que seria dominar o jogo e ver os problemas?
Minha experiencia com ele é de que é um jogo de oportunidade. Não dá pra jogar igual sempre pois oq vc faz agora, alguém contra-ataca no próximo jogo.
Obvio que, todo jogo de guerra, se juntar no amiguinho ele vai perder. Mas longe do jogo de se limitar a isso. E de novo, falo após ter jogado, agora, 10 partidas. Que é um número que acho considerável para um jogo que está no mercado há tão pouco tempo.