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  3. Zombicide
  4. Variantes de contagem de tempo e experiencia

Variantes de contagem de tempo e experiencia

Zombicide
  • avatar
    jushirambo04/10/18 10:11
    avatar
    jushirambo
    04/10/18 10:11
    240 mensagens MD

    Bom dia a todos,

    Vi na BGG uma variante de Zombicide que traz ideias muitos boas para o jogo, principalmente em aspectos que eu considero falhos no jogo, eu vou upar a variante nos arquivos aqui, por hora vou mencionar 2 pontos importantes que se alterados creio eu que melhorariam muito a experiencia do jogo:

     - Um track de controle de tempo:  similar ao de experiencia) que determinaria o nível do spawn dos zumbis, ao invés da experiencia, isso evitaria a tatica de evitar que um jogador avance muito rápido na experiencia pra retardar as entradas de zumbis o que é pouco temático de fato.

    - O nível da habilidade dos personagens avançam ao mesmo tempo e são niveladas pelo jogador que tem menos experiencia: Interessante, não tão temático, creio que seria mais interessante um hibrido de habilidades individuais e habilidades de grupo, porem acho uma proposta boa de qualquer forma e traz um certo equilibrio.


    Aguardo o retorno, gosto muito do jogo, porem com o tempo creio que ele foi ficando muito "raso" pra mim, queria tornar minha experiencia mais completa porem sem perder a essência do jogo ou complicar demais....

     

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  • andreferr
    390 mensagens MD
    avatar
    andreferr04/10/18 11:19
    andreferr » 04/10/18 11:19

    Olá amigo. Acho muito bacana a sua idéia de pensar algo para tornar o jogo mais temático e/ou mais profundo. Não consigo pensar em alternativas às tuas propostas aqui, mas devo dizer que não concordo com elas. 
    A idéia um marcador de tempo parece realmente interessante e temática, mas substituir a experiência como influenciador do spawn dos zumbis não me parece uma boa. Tematicamente, acho interessante a experiência ser esse influenciador.  Se sairmos do micro do cenário e imaginarmos que aqueles quadrados fazem parte de uma cidade maior, a experiência, que é ganha matando zumbis e logo, fazendo barulho e jogando sangue por todos os lados, me parece um fator interessante de atração de zumbis para o local onde está acontecendo aquela zona toda. 
    Nivelar pelo jogador com menos experiência pode deixar o jogo fácil demais, acho. Talvez você não tenha explicado essa parte tão detalhadamente, e tive esta impressão. 
    A única mudança que fiz no Zombicide foi usar a regra de que o ataque à distância só acerta o amiguinho quando se "erra" o valor nos dados. Isso sim, de ter o amiguinho como prioridade na ordem de acerto dos ataques à distância, era totalmente anti-temático. Eu mesmo só comprei o jogo depois que inventarem essa idéia. 
    De qualquer forma, posso estar enganado. Tu já fez experiências com essaa tuas propostas? Como foi?
    Forte abraço

    1
  • caiovidotto
    68 mensagens MD
    avatar
    caiovidotto04/10/18 12:01
    caiovidotto » 04/10/18 12:01

    As Idéias são bacanas.. mas eu também utilizaria de forma diferente.

    O marcador de tempo eu não utilizaria para os Spawns, talvez para algum evento específico no mapa. Por Exemplo: O toque de uma torre Relógio de uma igreja que aumentaria significantemente o nível de barulho em uma determinada região, atraindo mais zumbis para aquela área ou simplesmente surgindo zumbis naquela área, pois estavam nos esgotos ou dentro da própria igreja. Penso também de utilizar para uma missão específica, como um tempo determinado de jogo, se passar de 20 ou 30min a partida, algo muda na história, por exemplo, a queda de disjuntores de energia de um bairro por conta de um raio durante uma tempestade (os disjuntores seriam os objetivos, e assim que passar o tempo determinado na missão eles retornam ao tabuleiro e o grupo teria que cumprir novamente a missão).

    Sobre alinhar com o menor nível, só utilizaria se fosse no contexto explicado de não amarrar o nível de spawn no nível dos personagens.. Pode ser montado um cenário assim, como por exemplo uma corrida contra o tempo para escapar de uma cidade completamente dominada pelos zumbis.

    Acho que o jogo é bem versátil para diversas possibilidades, eu não altero as prioridades de ataque na mesma zona porque sempre levo em consideração que nem todos sabem atirar com armas de fogo, o que é uma realidade, e por isso temos a habilidade Precisão, que seria o personagem que tem treinamento específico para isso. Acho legal pois faz os jogares pensarem estrategicamente antes de "sair pro abate" e não acabar prejudicando o grupo.

    A única regra que tiraram e que dei graças a Deus por isso, foi a de divisão de Zumbis. Eu sempre achei completamente sem sentido um zumbi simplesmente "surgir" do nada só para igualar os grupos divididos.

    Eu curto criar cenários e criar histórias que fazem sentido e têm uma sequência. Na internet tem alguns materiais bem interessantes de idéias para adaptação do jogo. Utilizar marcadores de XP como equipamentos importantes no jogo, como bombas, medicamentos, etc, utilizar carros para abrir paredes colidindo nos prédios ou bater fuga são um exemplo, e também a ideia de 2 grupos de sobreviventes distintos disputando entre si a sobrevivência no mundo pós apocalipse, como um Death Match por exemplo.

    1
  • jushirambo
    240 mensagens MD
    avatar
    jushirambo04/10/18 13:04
    jushirambo » 04/10/18 13:04

    andreferr::Olá amigo. Acho muito bacana a sua idéia de pensar algo para tornar o jogo mais temático e/ou mais profundo. Não consigo pensar em alternativas às tuas propostas aqui, mas devo dizer que não concordo com elas. 
    A idéia um marcador de tempo parece realmente interessante e temática, mas substituir a experiência como influenciador do spawn dos zumbis não me parece uma boa. Tematicamente, acho interessante a experiência ser esse influenciador.  Se sairmos do micro do cenário e imaginarmos que aqueles quadrados fazem parte de uma cidade maior, a experiência, que é ganha matando zumbis e logo, fazendo barulho e jogando sangue por todos os lados, me parece um fator interessante de atração de zumbis para o local onde está acontecendo aquela zona toda. 
    Nivelar pelo jogador com menos experiência pode deixar o jogo fácil demais, acho. Talvez você não tenha explicado essa parte tão detalhadamente, e tive esta impressão. 
    A única mudança que fiz no Zombicide foi usar a regra de que o ataque à distância só acerta o amiguinho quando se "erra" o valor nos dados. Isso sim, de ter o amiguinho como prioridade na ordem de acerto dos ataques à distância, era totalmente anti-temático. Eu mesmo só comprei o jogo depois que inventarem essa idéia. 
    De qualquer forma, posso estar enganado. Tu já fez experiências com essaa tuas propostas? Como foi?
    Forte abraço

    Ainda preciso testar, as ideias não são minhas, (a do tempo eu já havia pensando antes por conta própria) e sim de uma adaptação do BGG, o que vc disse me fez pensar em alterar o nivel do spawn baseado em quantidade de tiles explorados (mas isso é só uma ideia)
    O lance do xp achei curioso, porem não usaria assim não
    Ainda não testei pretendo fazer isso em breve tenho mais ideias pra testar ainda ^^

    0
  • jushirambo
    240 mensagens MD
    avatar
    jushirambo04/10/18 13:06
    jushirambo » 04/10/18 13:06

    caiovidotto::As Idéias são bacanas.. mas eu também utilizaria de forma diferente.

    O marcador de tempo eu não utilizaria para os Spawns, talvez para algum evento específico no mapa. Por Exemplo: O toque de uma torre Relógio de uma igreja que aumentaria significantemente o nível de barulho em uma determinada região, atraindo mais zumbis para aquela área ou simplesmente surgindo zumbis naquela área, pois estavam nos esgotos ou dentro da própria igreja. Penso também de utilizar para uma missão específica, como um tempo determinado de jogo, se passar de 20 ou 30min a partida, algo muda na história, por exemplo, a queda de disjuntores de energia de um bairro por conta de um raio durante uma tempestade (os disjuntores seriam os objetivos, e assim que passar o tempo determinado na missão eles retornam ao tabuleiro e o grupo teria que cumprir novamente a missão).

    Sobre alinhar com o menor nível, só utilizaria se fosse no contexto explicado de não amarrar o nível de spawn no nível dos personagens.. Pode ser montado um cenário assim, como por exemplo uma corrida contra o tempo para escapar de uma cidade completamente dominada pelos zumbis.

    Acho que o jogo é bem versátil para diversas possibilidades, eu não altero as prioridades de ataque na mesma zona porque sempre levo em consideração que nem todos sabem atirar com armas de fogo, o que é uma realidade, e por isso temos a habilidade Precisão, que seria o personagem que tem treinamento específico para isso. Acho legal pois faz os jogares pensarem estrategicamente antes de "sair pro abate" e não acabar prejudicando o grupo.

    A única regra que tiraram e que dei graças a Deus por isso, foi a de divisão de Zumbis. Eu sempre achei completamente sem sentido um zumbi simplesmente "surgir" do nada só para igualar os grupos divididos.

    Eu curto criar cenários e criar histórias que fazem sentido e têm uma sequência. Na internet tem alguns materiais bem interessantes de idéias para adaptação do jogo. Utilizar marcadores de XP como equipamentos importantes no jogo, como bombas, medicamentos, etc, utilizar carros para abrir paredes colidindo nos prédios ou bater fuga são um exemplo, e também a ideia de 2 grupos de sobreviventes distintos disputando entre si a sobrevivência no mundo pós apocalipse, como um Death Match por exemplo.

    Ainda tenho vontade de fazer mais disputas com deathmatch, ou até um MOBA, a regra de prioridade de dano serve só pra nerfar as armas a distancia, porem devia ser uma chance de acerto não algo certo, porem simplesmente tirar isso acaba inutilizando a habilidade precisão né

    0
  • jushirambo
    240 mensagens MD
    avatar
    jushirambo04/10/18 13:25
    jushirambo » 04/10/18 13:25

    O link da variante

    https://mega.nz/#!NVImFYBb!M43aP-n7r39RNvLVg0KfAFnBudXmeb_75I2chOcL4TM

    1
  • caiovidotto
    68 mensagens MD
    avatar
    caiovidotto04/10/18 14:17
    caiovidotto » 04/10/18 14:17

    jushirambo::O link da variante

    https://mega.nz/#!NVImFYBb!M43aP-n7r39RNvLVg0KfAFnBudXmeb_75I2chOcL4TM

    Baixei o material, bem interessante mesmo. Abre algumas possibilidades de jogo bem legais, com a combinação de itens para formar uma coisa mais completa.

    0
  • jushirambo
    240 mensagens MD
    avatar
    jushirambo04/10/18 14:37
    jushirambo » 04/10/18 14:37

    caiovidotto::
    jushirambo::O link da variante

    https://mega.nz/#!NVImFYBb!M43aP-n7r39RNvLVg0KfAFnBudXmeb_75I2chOcL4TM

    Baixei o material, bem interessante mesmo. Abre algumas possibilidades de jogo bem legais, com a combinação de itens para formar uma coisa mais completa.

    Eu nem acho esse lance de craft muito legal, mas adorei o que eles fizeram, sempre achei meio paia as pessoas acharem a motoserra na primeira procurada e sair debulhando td facil, craft combina muito com Zombicide, uma pena eles terem usado um frame meio feio para as cartas 

    0
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