Eu comecei no hobby lá no começo de 2014 e acho que como quase todo mundo, a primeira coisa que fiz foi pesquisar, vendo vídeos, entrando no BGG, lendo blogs, etc. Em outras palavras, eu não conhecia nada e tinha pelos uns 20 anos de jogos para pesquisar, examinar e ver qual caia no meu gosto. Depois desse processo de escolha, vem a fazer de experimentação, pois por mais bonito que possa parecer um jogo no papel ou em um gameplay online, você tem que testar você mesmo e com isso muita coisa que você achou o conceito genial acabou que quando você botou na mesa, não caiu tão bem para seu gosto.
Depois destes 4 anos, eu não tenho mais 20 anos de jogos para escolher, eu tenho apenas o presente e o futuro. O que tem de novo, o que estão lançando este ano e além disso, eu já tenho uma visão muito mais precisa do que me agrada e do que não me agrada. Agora aonde quero chegar com isso?
Esse relato, de certa forma, não é muito diferente de qualquer pessoa que entra nesse hobby e coleciona jogos, pois a realidade é que no começo tudo é maravilhoso e você quer jogar e ter tudo, depois seu gosto começa a ficar muito mais restrito e motivo são esses dois, no começo você tem uma amostragem muito maior e já delapidada, junto com sua inexperiência do que te agrada.
Lançar milhares de jogos por ano não é exatamente uma novidade, isso já vem acontecendo a muito tempo, desde que comecei no hobby sempre se falou que em Essen lançam pelo menos 1000 jogos a cada edição da feira. Contudo, vocês já pararam pensar quantos jogos de 2008 que ainda são realmente relevantes ou sobreviveram e são lembrados ou produzidos até os dias de hoje, será que chegam a 10? E jogos de 1998? Se a gente for fazer uma lista de jogos relevantes ano a ano, talvez perceberiamos que não é muito diferente, em quantidade, do que 2017 ou vai ser em 2018. Todo ano vai ter muitos jogos bons lançados, vai ter alguns excelentes, talvez tenha uns poucos que se tornaram bem populares e talvez tenha 1 jogo que se tornará um classico, talvez...
A vantagem de quando você começa no hobby é que as informações já estão "mastigadas", podemos dizer que rankings como o da Ludopedia, BGG e até de midias especializadas em boardgames já fazem uma curadoria do que existe de melhor no hobby. O processo inicial é meio parecido com todos , você entra no BGG/Ludopedia e vê um jogo no ranking, procura resenhas, criticas, videos de gameplay e decide se o jogo lhe agradou, dai experimenta e tira a prova. Contudo, passando um tempo, essa fase muda um pouco, pois você já pesquisou os jogos do passado e agora sua atenção está quase que completamente virada para os jogos lançados recentemente e esses jogos possuem pouquissimas informações e mesmo as que tem não necessariamente são as ideais, quando chegamos neste ponto é que você começa a aplicar mais seu senso critico para encontrar algo que te agrade.
Podem reparar que não usei o temo "euro", pois na minha opinião, essas divisões perderam um pouco o sentido e acho que a pergunta deveria ser respondida de forma mais generalizada, pelo menos pra mim faz mais sentido.