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  3. Os eurogames estão em declínio?

Os eurogames estão em declínio?

  • avatar
    rodrego27/09/18 20:00
    avatar
    rodrego
    27/09/18 20:00
    345 mensagens MD


    Todo ano 3500 jogos são lançados no mundo, os financiamentos no Kickstarter batem um recorde atrás do outro, cada dia mais gente descobre e se encanta pelos jogos modernos … e no entanto, a pergunta do título vem me assombrando há algum tempo. Tenho a impressão que a fórmula do jogo euro tradicional está se esgotando.

    Dizem que a última nova mecânica inventada foi o deck-building, nos idos de 2008. Mas logo antes foram várias outras criadas em espaços pequenos de tempo: worker placement, pontos de ação, maioria de áreas, ação simultânea, entre outras.

    Agora, estamos num vazio de 10 anos sem nenhuma nova mecânica criada, e é de mecânica que o euro se alimenta. Por isso vejo uma certa fadiga no jogador euro. Ele começa a achar que não há grande novidade nos lançamentos, nada que justifique a compra de um jogo recém-lançado. Joga para conhecer mas não vê motivo para repetir.

    O mercado sente isso e começa a tentar conquistá-lo de outras formas.

    A principal delas são jogos com foco narrativo. Os legacies são o maior exemplo: Pandemic Legacy, Gloomheaven, Charterstone. A justificativa da compra do jogo deixa de ser a experiência cerebral, de desvendar e otimizar os mecanismos do jogo, e passa a ser a curiosidade narrativa: qual será o próximo evento, a próxima revelação.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4bbd1_v7pznq.jpg

    Risk Legacy, de 2011, o primeiro jogo nesse estilo


    Outra forma são os jogos-puzzle. São jogos que só podem ser jogados uma vez. Alguns emulam Escape Rooms, como o Exit, outros são jogos investigativos, como Detective e Time Stories, outros ainda resgatam a fórmula do livro-jogo.

    Esses dois tipos de jogos tiraram boa parte dos holofotes dos euros em Essen e na GenCon. E é justo, pois é neles que está a inovação, enquanto os euros repetem e recombinam as mesmas mecânicas há 10 anos.

    Quem segue apostando na fórmula euro usa outros recursos para chamar nossa atenção, e nenhum deles me parece benéfico a longo prazo para o estilo.

    Vários entram na corrida armamentista dos componentes. Até poucos anos atrás, todo euro era com cubinho de madeira e meeple no formato padrão. Hoje os recursos têm formatos diferentes, os meeples são personalizados e qualquer jogo menos bem produzido imediatamente nos parece genérico. Alguns, como Everdell e Sçythe, já deram um passo além e começam a usar recursos ainda mais realistas, com material, textura e pintura especiais. Sem falar dos euros com miniaturas. Se os jogos continuarem a seguir esse caminho para se diferenciar, vão ficar cada vez mais caros e menos acessíveis.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1f42f_v7pznq.jpg

    Recursos superproduzidos do Scythe


    Um número ainda maior de euros tenta se diferenciar pela complexidade. Feudum, Agra e os jogos do Vital Lacerda são alguns dos que me vêm à mente. Nos anos 90, os euros eram identificados como jogos para toda a família. Simples de entender, elegantes nas regras mas ainda assim com profundidade. Na década seguinte, o sucesso de Caylus e Puerto Rico, jogos bem mais complexos que seus antecessores, talvez tenha sido o responsável por uma escalada que tornou a complexidade um chamariz por si só.

    É fácil de entender: jogadores euro adoram desvendar e otimizar os sistemas dos jogos. Aumentar a complexidade dos sistemas significa aumentar o desafio, o que é bom. Mas se você só aumenta a escala sem mudar o tipo de desafio, não faz cosquinha nova na cabeça do jogador: ele está fazendo a mesma coisa que em jogos mais simples, só que numa proporção maior. Acaba sendo como montar um quebra-cabeças de 1000 peças depois de fazer um de 500 – mais difícil, mais demorado, talvez até mais gratificante, mas a experiência é similar.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/02eda_v7pznq.jpg

    O tabuleiro hipercomplexo do Agra


    E essa super abundância de experiências similares, com componentes superproduzidos e complexidade exacerbada é que, na minha opinião, começa a confinar os eurogames a um nicho cada vez mais segmentado dentro do já pequeno nicho dos jogos de tabuleiro.

    Dar a volta por cima depende de novidade mecânica. O ecossistema euro, ao contrário do ameritrash, depende demais de inovação, e cambaleia a cada euro genérico colocado no mercado.

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    Comentários:

  • Delano
    17 mensagens MD
    avatar
    Delano27/09/18 20:09
    Delano » 27/09/18 20:09

    Vejo bastante coerência no que você falou.
    Não sei se é o caso dos jogos euros estarem em declínio, mas várias vezes já me peguei me interessando por um jogo, indo ver fotos ou as regras e pensando "ah, é só mais um euro genérico".

    6
  • audi
    109 mensagens MD
    avatar
    audi27/09/18 20:11
    audi » 27/09/18 20:11

    Belo post! Ja estava saturado de Euros, mas não sou muito fã de Ameritrash.

    Eu confesso que ja enjoei os euros, é sempre as mesmisses... estou em outra vibe, comprando somente os dungeon Crawler, 

    6
  • joetantobr
    148 mensagens MD
    avatar
    joetantobr27/09/18 20:18
    joetantobr » 27/09/18 20:18

    Eu não sei se é o gênero Euro que está em declínio, mas vejo que, dos 3500 lançamentos citados, são 2 ou 3 somente que não são mediocres.
    Essa enxurrada de lançamentos só produz jogo qualquer-coisa.

    Entre jogar um Tigris e Eufrates e um, sei lá, Everdell, prefiro o design sólido do Tigris do que a firula pra tentar passar um jogo medíocre como aceitável do Everdell.

    Acho que a bolha está formada: Muito jogo saindo, muita frescura pra vender jogo merda por U$60. Não sei o que será quando estourar.

    17
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa27/09/18 20:33
    crdpa » 27/09/18 20:33

    Não acho que a saturação ocorre só com os euros. Legacy é onda, em breve outra entra no lugar. Tudo é cíclico. Euros vão voltar, vão passar, hypes vêm e vão.

    Todo o hobby ta saturado. Mesmo em ameritrash ou legacy, o que se vê de tão diferente? História? Muita gente reclama de que a história de Pandemic Legacy e Gloomhaven são bem genéricas e sem sal.

    O problema é muito lançamento pra pouca invenção. Criam um hype pra gerar preço. Na hora que o jogo sai, é bem qualquer coisa. Até lançamento nacional cai nessa, lembra do tão esperado jogo dos dois dragõezinhos brigando com uma mancala? Cadê que ninguém nem se importa mais? Isso serve pra videogames também. Dos milhares de jogos saindo, qual deles é realmente algo inovador?

    Eu parei de ligar tanto pra lançamento, só vou mais atrás dos jogos que sobreviveram ao tempo. Quando vejo muito hype e alarde, já passo longe.

    22
  • rodrego
    345 mensagens MD
    avatar
    rodrego27/09/18 21:06
    rodrego » 27/09/18 21:06

    h0ttentot::Não acho que a saturação ocorre só com os euros. Legacy é onda, em breve outra entra no lugar. Tudo é cíclico. Euros vão voltar, vão passar, hypes vêm e vão.

    Todo o hobby ta saturado. Mesmo em ameritrash ou legacy, o que se vê de tão diferente? História? Muita gente reclama de que a história de Pandemic Legacy e Gloomhaven são bem genéricas e sem sal.

    O problema é muito lançamento pra pouca invenção. Criam um hype pra gerar preço. Na hora que o jogo sai, é bem qualquer coisa. Até lançamento nacional cai nessa, lembra do tão esperado jogo dos dois dragõezinhos brigando com uma mancala? Cadê que ninguém nem se importa mais? Isso serve pra videogames também. Dos milhares de jogos saindo, qual deles é realmente algo inovador?

    Eu parei de ligar tanto pra lançamento, só vou mais atrás dos jogos que sobreviveram ao tempo. Quando vejo muito hype e alarde, já passo longe.

    Ainda não joguei muitos Legacy pra ter certeza, mas também acho que tem cara de que esgota rápido. Mas nos últimos anos foi o que de mais inovador apareceu, fugindo do rame-rame dos euros. Não é à toa que roubaram a cena.

    Sobre o Tao Long, acho um jogão. Na cena de jogos brasileiros, pra mim é um dos melhores. O tempo vai dizer se ele vai continuar sendo falado, mas eu apostaria que sim.

    2
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa27/09/18 21:15
    crdpa » 27/09/18 21:15

    rodrego::Sobre o Tao Long, acho um jogão. Na cena de jogos brasileiros, pra mim é um dos melhores. O tempo vai dizer se ele vai continuar sendo falado, mas eu apostaria que sim.

    Eu não ouvi falar mais dele desde que efetivamente lançou.

    0
  • Eric Costa
    121 mensagens MD
    avatar
    Eric Costa27/09/18 21:19
    Eric Costa » 27/09/18 21:19

    Tenho a mesma sensação.

    Ultimamente tenho me limitado a comprar jogos clássicos, Tikal, Colonial, viagens de marco polo, stone age, etc...

    Eu tenho preferência por euros, mas não me limito a eles. (Jogo sword and Sorcery, Arcadia quest e Star wars legion com a mesma empolgação). Mas de fato, os últimos lançamentos de euros que eu joguei foram decepcionantes.

    Mecânicas impecáveis, jogo bonito, mas sem diversao.

    Joguei Everdell e Pulsar no mesmo dia e não me diverti nem um pouco com os dois.

    Trocaria os dois por uma partida de Tikal ou ou puerto rico.

    O último euro  novo que me deixou empolgado de verdade e com vontade de jogar toda semama foi o Great Western Trail.  Ele não trouxe nenhum novidade mecânica, mas trás mecânicas classicas e consolidadas muito bem implementadas.

    7
  • RMaia8
    2264 mensagens MD
    avatar
    RMaia827/09/18 21:30
    RMaia8 » 27/09/18 21:30

    Delano::Vejo bastante coerência no que você falou.
    Não sei se é o caso dos jogos euros estarem em declínio, mas várias vezes já me peguei me interessando por um jogo, indo ver fotos ou as regras e pensando "ah, é só mais um euro genérico".

    Eu respeito o texto bem escrito, a proposta do diálogo, mas vejo pouca (ou nenhuma) coerência no argumento.
    2017 foi ano de, por exemplo, Riverboat e Heaven and Ale (entre vários outros).
    "Componentes superproduzidos e complexidade exacerbada"? Nem de perto!
    2018 é ano de Coimbra, Teotihuacan, Newton, Carpe Diem, Forum Trajanum, e tem até wargame (Root) se disfarçando de euro pra ganhar atenção... (ok, talvez o último exemplo seja meio forçado :))...
    "Componentes superproduzidos e complexidade exacerbada"? Bem pelo contrário...
    Pra mim o que está acontecendo é mercado: virou hobby, ganhou espaço, público via de regra é colecionista e com poder aquisitivo médio-alto... por isso produz-se também os Agras, Feudums, edições Deluxe, etc. Mas isso não é de agora... a Splotter tá aí com os jogos caríssimos há muito tempo, a EGG com as super produções...
    Há uma bolha? Claro! Está perto de estourar? Talvez. Euros em declínio? Duvido muito. Acho que inclusive está acontecendo o contrário... qual foi o último grande lançamento que não era euro? Quais os jogos que tem ganho as premiações de melhores do ano e que não são euros? Cadê o novo Zombicide?
    E sim, todos os meus comentários são tendenciosos pq eu sou eurogamer xiita, e acho mesmo que Feld é Deus!!!   :devil:

    40
  • RMaia8
    2264 mensagens MD
    avatar
    RMaia827/09/18 21:36
    RMaia8 » 27/09/18 21:36

    Ah, e pra mim o que tem sim aí é uma discussão "disfarçada" sobre esses picaretas que investem na produção em detrimento (ou na falta de) uma idéia ou mecânica inovadora ou genial. Stonemayer e seus infindáveis cacarecos pro fraquinho Scythe, Eric Lang e seus Blood Rages e derivados com bonequinhos de plástico enfeitando sem necessidade seus euros-like medianos.
    Hoje um amigo que respeito muito comentou "o Jamey Steg é o cara que mais entende de marketing desse mercado", e é fato. O cara só copia, não inventa nada, enfia um monte de "componentes realistas" e faz rios de dinheiro com jogos esquecíveis.
    Isso aí, hj eu tô pistola. Mas duvido que não se tire alguma reflexão que preste daí...   :D

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