Mestre dos Dados Resenha #72: Broom Service
Olá galera, voltando com mais uma resenha aqui no canal para vocês, e dessa vez trazendo um jogo que peguei recentemente e foi um dos quais não fui procurar muito sobre a sua jogabilidade, apenas vi suas mecânicas e tema, porém quando foi à mesa virou uma grande surpresa para o meu grupo, hoje trago o Broom Service.
Sobre o Jogo
Broom Service é um jogo para 2 a 5 jogadores, com tempo médio de 75 minutos por partida, e foi lançado aqui no Brasil pela Grow Jogos. Ele traz como suas principais mecânicas a ação simultânea, pegar e entregar, e o force a sua sorte (press your luck), ambas muito bem combinadas em um jogo muito divertido e dinâmico.
O objetivo do jogo é bem simples, cada jogador possui um serviço de entrega de poções mágicas, onde ao longo do jogo eles terão que usar as bruxas ou druidas para fazerem essas entregas nas torres mágicas espalhadas pelos diferentes tipos de terrenos no tabuleiro. Existem dois tipos de torres, as que são de entrega única, podendo receber apenas uma entrega durante toda a partida; e as de entrega livre, que podem receber entregas durante toda a partida. Cada uma dessas torres espalhadas pelo mapa pedem um tipo de poção e dão ao jogador uma determinada quantidade de pontos, no final do jogo quem tiver uma maior quantidade de pontos vence a partida.
Sequência do Turno
Cada jogador possui um baralho de 10 cartas de personagens que fazem ações diferentes dentro de jogo, no início de cada turno uma das cartas de eventos do jogo é puxada e tem seu efeito revelado (10 tipos de cartas de eventos estão na caixa base, mas apenas 7 são usadas a cada partida). Após isso todos os jogadores escolhem secretamente 4 cartas de personagens dentre essas 10 que ele possui. O primeiro jogador escolhe uma das suas cartas de personagens e coloca aberta na mesa, ele diz se vai fazer a ação covarde ou corajosa do personagem (a ação covarde dá menos bônus, porém não pode ser cortada, e a corajosa dá mais bônus, mas pode ser cortada por outro jogador). Em sentido horário os jogadores vão dizendo se têm ou não a carta de personagem jogada na mesa, se não tiverem eles apenas passam, mas caso tenham, eles são obrigados a jogar a carta de personagem e escolher se vão fazer a jogada corajosa ou covarde. O turno segue assim até que todos os jogadores tenham jogado todas as suas cartas de personagens na mesa.
Todas as cartas de personagens que fazem parte dos baralhos de ações dos jogadores. As cartas de personagens diz quais ações os jogadores podem fazer, elas são quem define quais ações os jogador vai ter na rodada de acordo com as cartas que escolheu.
Vou falar um pouco sobre como funcionam as ações corajosas e covardes do jogo, basicamente quando o jogador jogar uma carta na mesa ele escolhe se vai fazer a ação corajosa ou covarde, se ele escolher a ação covarde ele ganha menos bônus, porém você pode executá-la imediatamente; caso você escolha a ação corajosa que lhe dá muito mais vantagens que a ação covarde, você deve esperar que todos os jogadores da mesa digam se tem ou não a carta de personagem jogada por você, se alguém tiver a mesma carta e quiser fazer a ação corajosa, ele lhe corta, fazendo você perder completamente a rodada. É nesse ponto onde entra o press your luck do jogo, uma ação corajosa pode ser uma faca de dois gumes, você pode adiantar bastante o seu jogo conseguindo executá-la, porém caso alguém corte a sua ação no meio do caminho isso vai lhe atrasar bastante também. Uma boa análise do jogo para saber se os jogadores podem ter ou não escolhido a carta faz toda a diferença aqui.
Componentes
O jogo não possui muitos componentes, mas dentre eles temos um tabuleiro dupla face, onde um pode ser usado no jogo base e o outro no modo avançado, baralhos de personagens para todos os jogadores, cartas de eventos e marcadores para as suas bruxas e poções.
Tabuleiro do jogo, essa na foto e o lado A, o lado B pode ser usado para um modo avançado de jogo.
Meeple de Bruxas dos jogadores.
Marcadores de poções.
Cartas de eventos que são reveladas a cada rodada, elas fazem muita diferença em jogo.
Gostei bastante do material de vários componentes do jogo, porém achei que a qualidade das cartas e caixa um pouco baixa, deixando-as meio moles e frágeis a qualquer tipo de incidente, não são das piores que já vi, porém também não são as melhores. Como o jogo possui uma pequena quantidade de cartas, eles poderiam ter melhorado mais pelo menos nesse ponto, de resto todos os componentes são de boa qualidade.
Um ponto que fazia tempo que não mencionava nas resenhas e que vou voltar aqui é sobre a arte em geral do jogo. Broom Service possui uma arte que se encaixa muito bem no estilo do jogo, não é a melhor arte do mundo, porém seu estilo foi muito bem escolhido para o jogo, se encaixando perfeitamente em sua temática.
Considerações sobre o Jogo
Como falei bem acima, Broom Service foi um jogo que peguei sem muitas pretensões, foi um dos poucos que peguei ultimamente sem ver detalhes sobre ele, como gameplay, review ou regras, apenas dei uma olhada bem rápida na quantidade de jogadores, tempo de partida e suas mecânicas. Ele chegou junto com outros jogos os quais já tinha visto algo sobre eles e que são até mais conhecidos, como o Noria e o Fotossíntese, porém decidir testá-lo primeiro, e para mim foi uma grande surpresa.
Uma breve amostra de uma partida em andamento.
O jogo é muito simples, podendo ser apresentado até para novos jogadores; rápido, quando se está jogando com pessoas que conhecem o jogo; e muito, muito divertido, o seu sistema de press your luck foi muito bem utilizado aqui, fazendo a mecânica não ser simplesmente uma mecânica de sorte (como em muitos jogos que já joguei e que a possuem), mas apresentando também uma parte estratégica, pois se você conseguir analisar as outras ações, recursos e locais onde estão as bruxas do jogadores, você pode ter uma boa base para saber se eles têm as cartas de personagens que você tem na mão. Essa análise pode lhe ajudar muito na hora de escolher se vai jogar a ação covarde ou corajosa de um personagem, logo, ficar bem atento ao jogo e observar o que seus oponentes estão fazendo é algo bem crucial nesse jogo.
Todos os componentes do jogo.
A sua parte divertida para mim fica a cargo também da mecânica press your luck, que tirou na minha mesa de jogos muitas gargalhadas quando uma ação corajosa é cortada por outro jogador, ou até quando um jogador faz uma certa estratégia com uma carta de personagem, mas é obrigado a jogá-la em uma hora errada, frustrando assim uma parte da sua estratégia naquela rodada.
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