Ele chegou aqui e foi pro top 1, acho ele espetacular. Mas nunca joguei TM. Ainda não consegui jogar com muitas facções (foram só 7 partidas em menos de 1 mês).
Sobre a arte eu achei muito boa, lembra muito artistas de zines sci-fi dos anos 90, um amigo olhou o jogo e a primeira coisa que disse foi que os personagens lembravam os de Rock'n'roll Racing (aquele jogo clássico no snes). Por isso acho que ele casa legal com a estética do jogo.
Não achei um jogo tão demorado assim, a última partida foram com 3 pessoas e somando ensinar regras, fazer setup e jogar deu 3 horas, mas acho que com pessoas acostumadas a jogar chega a 1 hora e meia. Guardo tudo nos zips mesmo e o setup leva 10 minutos (muito menos que o Concórdia ou Great Western Trail, por exemplo), pensei em ter insert mas a umidade da minha cidade não tolera coisas em mdf. E acredito que ter um track pra marcar seus produtos facilita o setup e o incoming pq cada jogador controla o seu e não fica aquela coisa de "me da moeda, me da meeple, me vê tal token".
Sobre a trilha de Gaiaformação eu creio que em algumas partidas ela se torna mais fundamental que outras. Isso varia pelo que pontua no jogo, mas muitas facções podem se valer dela muito bem (além dos Terranos e Bal T'aks). Na verdade é a segunda maneira mais barata de se chegar a outro setor.
A única coisa que achei desnecessária em tamanho foi o tabuleiro de marcação das rodadas, o layout é muito grande pra funcionalidade dele. É quase um tabuleiro de jogador. Poderia ser repensado numa forma mais compacta, em uma mesa não tão grande fica aquela sensação de joga ele onde não vai atrapalhar.
Mas isso não tira a maravilha que o Gaia é.