Parabéns pelo trabalho, conheci o podcast nessa semana e gostei muito, comecei a maratonar todos e, sem querem menosprezar outros podcasts, o Tabulices realmente leva a discussão a outro nível.
Especificamente sobre este episódio acredito que, embora possa existir um número ideal, a maior parte dos jogos se esforça pra manter uma experiência semelhante dentro de sua faixa de número de jogadores, seja aumentando a dificuldade, seja diminuindo o espaço (como vcs citaram), concordo que eventualmente a experiência do jogo pode mudar muito em decorrência da variação do número de jogadores, mas acredito que nem sempre é tão complexo fazer adaptações, ou mesmo quando algumas alterações de espaço ou competição por recursos ocorrem (mudando a experiência do jogo) elas tendem a ser muito mais evidentes a jogadores com experiência no jogo em questão, e não necessariamente um problema... acredito mesmo que o maior problema relacionado seja o aumento da duração da partida e especialmente do downtime... aqui vale lembrar que nem sempre isso acontece, por exemplo o Catan tende a ter partidas mais rápidas (ou pelo menos sem o aumento da duração) em 5 ou 6 jogadores por permitir construções em qualquer turno.
Vocês até comentaram um pouco, mas vale ressaltar que o jogo é um produto, e como este sofre pressão do mercado, hoje independente dos motivos, um jogo para 4 jogadores é bem aceito, assim a tendência para que a maior parte dos jogos atinja esse parâmetro é grande, como comentaram, um jogo que poderia comportar 5 jogadores tende a “reduzir seu custo” relegando essa opção para uma expansão.
Quando falamos de equipes, um jogo em que vejo isso funcionar muito bem é o Nexus Ops que fica significativamente mas estratégico (ok, exagero, menos aleatório) quando jogado em duplas e aqui depois que jogamos assim não voltamos mais ao modo tradicional.
Novamente, parabéns pelo podcast, continuem com o ótimo trabalho!
Abraço!