Por Fernando da Taberna do Giba
“O Alto Comando Imperial decidiu que os pilotos das Defenders iriam ser selecionados entre aqueles que voaram com os TIE interceptors em pelo menos vinte missões de combate e sobreviveram. Nós temos aqui os melhores pilotos da armada ou os mais sortudos”.
–Lider do Esquadrão Onyx, Rexler Brath

Um dos mais reconhecidos starfighters de toda mitologia Star Wars fora dos filmes clássicos, o TIE defender representou uma grande mudança na política Imperial.
A tática Imperial clássica caia sobre uma grande quantidade de caças com os relativamente baratos TIE fighters, favorecendo a quantidade sobre a qualidade. Entretanto, quando a Aliança Rebelde conseguiu uma sucessão de vitórias com seus caças mais avançados, o Império decidiu reavaliar o custo de substituir seus caças e pilotos. Essa foi a decisão que os levou a desenvolverem o TIE defender.
Atualizado com um maior poder de fogo e escudos, o TIE defensor provou estar no páreo para suas contrapartes dos Rebeldes. Na verdade, quando o TIE defensor foi introduzido, pouco antes da batalha de Endor, conseguiu ser facilmente o starfighter mais avançado da galáxia. A adição de um hyperdrive permitiu-lhe desempenhar um papel ainda mais flexível dentro da Esquadra Imperial. O investimento significativamente maior que o Império teve de fazer na criação de cada TIE defensor significava que apenas seus melhores pilotos voaria em um.

Uma visão de 360-graus da TIE defender
Trazendo um TIE Defender à vida
Em X-Wing, assim como na mitologia de Star Wars, o TIE defensor representa uma mudança fundamental na doutrina militar Imperial.
Os TIE defensors do jogo são pilotados pelo Delta Squadron Pilot, custando os pesados trinta pontos de esquadrão – mais de duas vezes o custo em pontos de esquadrão de um Academy Pilot dos TIE fighters. Como resultado, qualquer esquadrão Imperial, apresentando um ou mais TIE Defenders vão voar com um número menor de aeronaves, necessitando que cada uma delas dure mais e invista em seus inimigos mais duramente.
Felizmente o TIE defender vem bem equipado para impulsionar os Esquadrões Imperiais para conseguir tirar vantagem de suas habilidades únicas.
Enquanto ambos TIE fighters e TIE defenders possuem três ações em suas barras de ação, o TIE defender deixa de ter a habilidade de evasão do fighter em favor da habilidade de conseguir travar um alvo.
Barra de ação de um TIE Fighter (esquerda) e de um TIE defender (direita)
Em conjunto com o dado extra que o TIE defender recebe com seu ataque primário, sua capacidade de travar o alvo torna-o um atacante mais potente que o fighter. Ele também suporta a maior capacidade de personalização do starfighter. Considerando que a base TIE fighter não pode equipar todas as atualizações que não sejam as modificações, o TIE defensor pode equipar upgrades de canhão e de mísseis.
Barra de upgrade de um Delta Squadron Pilot
Aqui, é importante notar que quanto mais você conseguir personalizar a sua nave, maior será sua eficácia no papel dentro de seu esquadrão. Enquanto você poderia atribuir uma totalmente equipada e cara aeronave para Rexler Brath, é mais provável que os jogadores competitivos queiram experimentar esquadrões com TIE defenders que carreguem apenas uma ou duas atualizações.
Enquanto seu TIE defender equipado com um Ion Cannon, Ion Pulse Missiles, Engine Upgrade, e Predator, e pilotado por Rexler Brath seja extremamente letal e escorregadio, ele também custará cinqüenta pontos de esquadrão, usando metade do seu custo de esquadrão total!
Como um TIE Defender voa?
Então, se o TIE defender é um starfighter melhor usado para caber em um papel específico dentro de sua equipe, quais são algumas das funções que ele pode desempenhar?
Um dos melhores usos do TIE defensor é pilotá-lo como um flanco para um grupo de TIE fighters. Em um esquadrão projetado para utilizar esta estratégia, você encabeçaria o tradicional "Howlrunner" e seu copiloto com uma nave que possa forçar seu oponente a quebrar a sua formação, ou que os pune por não quebrar a formação. Com sua agilidade, casco e escudo com valores de "3", o TIE Defender flanqueador é mais durável do que alguém como "Backstabber", embora possa ser gratificante dividir as atenções do seu oponente em três direções diferentes, flanqueando ambos com um TIE defender e um “Backstabber”.
Você também pode desejar explorar maneiras de tirar proveito do disco de manobras exclusiva do TIE Defender. O primeiro X-Wing starfighter que traz a manobra Koiogran em branco, o TIE defender é excelente em realizar seus ataques rapidamente antes que o inimigo saia de seu alcance, em seguida, retorna na próxima rodada para novas perseguições. Como percebemos, o disco de manobra do TIE defensor é voltado em sua velocidade, e ele pode explorar a oportunidade de avaliarmos o campo de batalha de uma maneira totalmente nova. Você vai cobrirá distâncias maiores em cada rodada e isso pode ajudá-lo a se aproximar em uma distância curta de "1" ou fugir para longe de seus inimigos, mantendo-os a distância para disparar o seu Heavy Laser Cannon e Assault Missiles. Em um esquadrão, você poderá equipar seu TIE defensor com um Engine Upgrade e aliar-se a um Lambda-class que lhe ajudará a fechar a linha de ataque inimiga.
Além disso, qualquer piloto do TIE defensor pode levar grande vantagem com um Ion Cannon e a manobra-K em branco para estabelecer vantagens táticas com antecedência. Uma vez que um piloto na defender tenha travado seu alvo, mostrará ser extremamente difícil desvencilhar-se de seu ataque.

Alternativamente, você poderia simplesmente utilizar sua TIE defender como um perigoso starfighter que evidenciaria os talentos individuais de pilotos como Rexler Brath ou o Coronel Vessery. Talvez você irá usar o Coronel Jendon para reforçar seus ataques, ou poderia simplesmente tirar vantagem das altas habilidades dos valores dos pilotos e as formidáveis melhorias nos talentos que acompanham essa expansão como a Outmaneuver e Predator.
Uma nova peça na engrenagem da Armada Imperial
Tudo dito, o pacote de expansão TIE Defender trás novas estratégias e táticas que os jogadores do Império vão levar em consideração ao construírem seus esquadrões. No entanto, apesar de tudo que o TIE defensor tem para oferecer, sua maior contribuição para a armada Imperial pode ser adicionado a versatilidade que ela oferece. Grupos grandes de TIEs no jogo ainda serão eficazes. Isso não está prestes a desaparecer, mas se tornará menos dominante, enquanto outras estratégias igualmente viáveis se tornam mais prevalentes.
Isso significa que você vai querer montar esquadrões com uma maior flexibilidade para que possa enfrentar uma variedade maior de esquadrões opostas, e poucas aeronaves promovem uma flexibilidade no seu esquadrão da forma como o TIE defender consegue.
Não perca a oportunidade de por suas mãos no pacote de expansão TIE defender. Continuem ligados na Redomanet para novos previews da quarta onda.