Já faz um tempo desde a última vez que eu joguei o Zombicide "versão dias de hoje", então pode ser que eu não me lembre de algumas regras.
O Black Plague tem algumas diferenças que na minha visão alteram substancialmente a dinâmica do jogo:
1 - Três pontos de vida + a possibilidade de utilizar armaduras e escudos - Permitem que os jogadores não fiquem somente atirando e mantendo distância dos zumbis, e sim partir "pra porrada", o que no meu grupo foi muito bem aceito. Além disso, a regra de não acertar primeiro o companheiro em todos os tiros a distância ainda permite algumas combinações estratégicas diferentes.
2 - Necromancers - Se você não ficar de olho neles, eles podem sim acabar com o seu jogo, mas principalmente, o fato de eles adicionarem entradas extras de zumbis em alguns momentos podem deixar um jogo realmente complicado, por outro lado, matar os necromancers e mover as entradas de zumbis de lugares muitas vezes é essencial para poder vencer. Aliás, se você comprar algum necromante extra ou uma expansão que traga mais necromancers, essa dinâmica fica ainda mais acentuada. No meu caso, jogamos com 4 necromancers diferentes, e a situação realmente complica quando você tem 3 ou 4 saídas extras de zumbis, principalmente quando todas estão no mesmo lugar, e sempre é naquele lugar onde vc precisa ir 
3 - Carta Zumbis em Dobro - Adiciona alguma aleatoriedade extra ao jogo.
Essas diferenças transformam bastante o jogo, porém a chave, na minha opinião, é a diversidade de abominações, necromancers e zumbis diferentes. No meu grupo, jogamos com todas as abominações e necromantes disponíveis, o que deixa o jogo bem mais difícil, pois fica mais complicado prever todos os movimentos dos zumbis (principalmente porque usamos a house rule se que se um personagem morrer, a missão falhou), então, abrir um prédio estando sozinho na porta pode significar o fim do jogo caso os zumbis da primeira sala tenham algum turno extra (malditos lobos), mesmo em um jogo que esteja aparentemente fácil.
Sobre a rejogabilidade, as vezes perdemos três ou quatro vezes a mesma missão, e na próxima tentativa a sorte sorri, não vem nenhum necro e nenhuma abominação logo no começo e a missão que era um pesadelo, vira um passeio no parque de diversões.
Ah, e a catapulta é do Green Horde, expansão que deixa o jogo ainda mais difícil.