Roberto Rocha::
O conceito de Unique Game foi apresentado inicialmente no Keyforge, em que você compra um deck e não pode alterá-lo, tem que jogar do jeito que veio. Sendo assim, você pode jogar eternamente com um deck de US$ 10,00. Logo, esse conceito de Unique Game no Keyforge vai na contramão dos TCGs, onde você tem que gastar centenas ou até milhares de reais para ter um deck competitivo.
Sim, haverá pessoas que comprarão dezenas de decks em busca de um forte, mas isso não tira o mérito da proposta do jogo.
Pensando na proposta do Discover, ele é um jogo com campanha, como Mice and Mystics, Robinson Crusoe, Pathfinder Adventure Card Game, entre outros. No entanto, cada caixa promete apresentar uma experiência diferente da campanha. Vendo pelo lado positivo, se você e mais um amigo de seu grupo tiverem o jogo, vocês poderão jogar as duas campanhas, como se fossem dois jogos distintos, diferente dos outros jogos de campanha que citei. Além desse benefício, você ainda pode trocar o seu Discover com outra pessoa após ambos terem terminado a campanha. E por fim, nada impede de jogar a mesma campanha mais de uma vez, visto que o jogo não é Legacy.
Pode haver pessoas que comprem duas ou três cópias do jogo, mas até aí tudo bem, ela vai jogar até o fim várias campanhas e se divertir.
Com esses argumentos, tenho uma visão justamente contrária a essa do consumismo desenfreado. Me parece que a proposta nos dois jogos é justamente inibir isso.
É absolutamente fato que várias pessoas comprarão vários decks a procura de um deck forte. Com cada deck aleatório, o quão mais difícil isso seria do que comprar cartas avulsas e montando os seus decks com essa liberdade? A menos que os decks do Keyforge possam ser destrinchados e usados para criar decks personalizados, o que foge completamente a proposta inicial.
O grande problema desse sistema do Discover é que achar outra cópia do jogo não será tão fácil assim, pelo menos pensando fora da caixa USA-Europa (ou até mesmo da caixinha SP-RJ).
O que desestimularia repetir a experiência do jogo que você já tenha "zerado" é já saber o caminho certo para ganhar. Confessemos que não sabemos o suficiente do jogo para saber a rejogabilidade dele. E esse é um dos poucos pilares que o sustentam no momento. Eu, pessoalmente, estou no aguardo de mais informações para ter uma possível mudança de opinião quanto à este sistema.