muito bom o bate papo.
sempre gosto de ouvir essas historias de como o hobby ja foi e como esta hoje
Sobre o perfil dos jogadores brasileiros já vi em alguns outros lugares sobre essa "preferencia" pelo Take That, até em canais extrangeiros (tanto que um dos jogos de designer brasileiro mais bem posicionado no BGG é o Sheriff of Nottingham do Halaban).
acredito que um perfil comum que tem crescido bastante é o dos jogos festivos e possivelmente isso seja uma herança do Imagem & Ação, que todo mundo conhece.
E a influencia do truco é muito visivel no perfil e preferencias desses outros jogadores, mais focados no "take that" que em alguns casos eu achei bem nocivo pra experiencia de todos se não for um jogo festivo ou um jogo que o objetivo seja sacanear o coleguinha (tipo Munchkin). Várias vezes já tive experiencias ruins tentando apresentar jogos pra esse perfil de pessoa e senti que uma grande diferença do "jogador de truco" pro jogador mais gamer que joga pela experiência é que o jogador de truco joga somente para vencer, então ele não vê problema nenhum em roubar algo no jogo pra vencer. Algumas tentativas de apresentar jogos pra esse perfil de jogador acabaram desastrosas: pessoa não pagando recursos pra construir no 7 Wonders, ou pegar recursos a mais em alguns jogos, etc.