O Peão de Tabuleiro: primeiras impressões sobre Schotten Totten
Introdução:
Schotten Totten é um jogo de cartas lançado no Brasil pela Red Box. Criado por Reiner Knizia e com arte de Djib, o jogo é feito especialmente para 2 jogadores de 8 anos ou mais segundo a editora, e de 14 anos ou mais segundo o INMETRO. A caixa informa partidas durando 20min.
Componentes:
Caixa:
A caixa é confeccionada em matertal bastante resistente, sendo relativamente difícil de abrir, bem próximo das caixas à prova de bala da Mandala/Funbox. Pequena, a caixa tem 10,0 x 14,5 x 4,0 cm por medidas.
A arte cartunesca da caixa dá a impressão de que os jogadores irão enfrentar uma contenda divertida ao jogar Schotten Totten. É o que espero. Um detalhe especial, que não muda em nada o jogo ou a qualidade dos componentes, mas que merece destaque, é o fundo da caixa. Ao invés de deixar o papel paraná apenas, colocaram uma ilustração cobrindo o fundo e as laterais internas da parte de baixo da caixa. Ficou bonito.
Achei curioso o fato de a editora indicar o jogo para 8+ anos, e na lateral da caixa haver uma informação do INMETRO de que o jogo é indicado para 14+ anos.
Tokens:
Os tokens vieram bem grossos, o que facilita sua manipulação. O corte dos punchboards estava perfeito, e os tokens destacados não ficaram com nenhuma rebarba de papel ou falhas devido a um destacamento difícil.
Mais um destaque para a arte deste jogo: todos os tokens tem imagens diferentes com pequeninos detalhes de animais, pedaços de roupas, acho que uma cueca, rasgados, sinais da contenda que está a ocorrer/ocorreu por ali. O aspecto cômico pode ser encontrado a todo o momento e dá ares divertidos ao que parece ser uma disputa bem acirrada.
Cartas:
As cartas são confeccionadas em material aparentemente bem resistente e que agrada muito ao toque. São cartas numeradas de 1 a 9 e, para cada número há uma imagem diferente. Mesmo que todos os números iguais tenham imagens iguais, o artista teve cuidado de que as cores de cada naipe se destacassem não somente nos números, mas também nas roupas dos personagens presentes nas imagens, o que facilita muito a identificação. Ainda sobre diferenciar cartas, os daltônicos foram levados em consideração no momento da elaboração das cartas: cada um dos 6 naipes tem, alem de uma cor própria, um símbolo próprio, que permite distinguir entre naipes mesmo que a pessoa não consiga enxergar cores.
Novamente o destaque da arte cartunesca, muito divertida. Cada personagem tem pequenos detalhes com os quais interage ao seu redor, mostrando um verdadeiro carinho do artista ao criar as ilustrações das cartas.
Minha única observação negativa vai para a cor de fundo das cartas. São todas de um branco profundo, cândido. A manipulação certamente irá deixar marcas e sujidades. Como não uso sleeves, meio que gosto de ver a marca de uso nas minhas cartas. São os sinais de que aquele jogo tem história, de que ele foi usado mesmo muitas vezes e me fez feliz. Mas quem não gosta disso, certamente gostará de sleeves para este jogo. E a Red Box, já pensando nisso, colocou na caixa a quantidade e o tamanho de sleeves para o jogo. Achei legal.
Manual:
Pequeno, enxuto, com informações claras e ilustrações de exemplos em número suficiente. Confeccionado em papel de boa qualidade.
Extras:
A Red Box incluiu na caixa do Schotten Totten um personagem promocional do jogo Welcome To The Dungeon, o Sapo. Achei legal a ideia de mandar um brinde junto com jogo mas, infelizmente, não penso em comprá-lo, então não fez diferença nenhuma pra mim. Não sei se é um investimento válido enviar este tipo de brinde. Talvez se fosse algo promocional do próprio Schotten Totten o efeito seria diferente. Talvez tenha algum valor de revenda, não sei.
Conclusão:
Pra começar, se é um jogo do Knizia, já fico doido de vontade de experimentar. Tudo o que já joguei dele hoje foi, no mínimo, muito bom. Aí alia-se a isso um jogo absolutamente lindo, com qualidade de produção indefectível, bastante portátil e com a promessa de ser fácil de se aprender e difícil de dominar. É comigo mesmo.
Esta foi minha segunda avaliação de primeiras impressões. espero ter colaborado em sua busca por informações. Todos os comentários e sugestões são bem-vindos.
Seguura, peão!