Parabéns pelo podcast! Conciso e relevante. Nunca tinha parado para pensar na diferença de Legacy e Campanha. Uma ótima oportunidade de pensar sobre o tema!
Só para enriquecer um pouco o debate, aparentemente BGG II e o BGG tem definições diferentes do que seja um ou outro. Pelo que eu entendi de vocês, para ser Legacy tem que introduzir uma mecânica nova ao curso das partidas e não apenas alterar o rol de escolhas possíveis. Para o BGG não pode ser repetível com a mesma cópia do jogo. Abaixo, grifos meus.
| LEGACY | CAMPAIGN |
Definição | BGG::Legacy games are board games that change over time based on the outcome of each game played and the choices made by the player(s). They will make physical changes to the board game by, for example: marking the cards, placing stickers, destroying components, opening sealed packages, and so on.
The changes made in a Legacy game are designed to be permanent. A Legacy game's full experience is played out in a campaign that can only be played once. To replay the full experience again, the player(s) would need to purchase another copy of the game.
Official and unofficial methods to circumvent Legacy mechanics are common in popular Legacy games. A Legacy game modified to avoid permanent changes is effectively a game with a campaign instead.
Fonte: Board Game Family: Legacy
| BGG::Games in family have a "campaign mode" where the game and/or characters change over time, such that the results of one game may influence future plays. Expansions should be added here instead of the base game if they provide the campaign mode and the base game did not.
Arguably this could be a mechanic, but as I understand it mechanics are supposed to influence what you do on each turn. Arguably this could be a category, but these games already have other categories (Descent is a dungeon crawl that happens to have a campaign mode.
Fonte: Board Game Family: Campaign
|
Top 10 | Gloomhaven
Pandemic Legacy: Season 1
Pandemic Legacy: Season 2
Charterstone
Risk Legacy
Shadowrun: Crossfire
The Ravens of Thri Sahashri*
First Martians: Adventures on the Red Planet*
SeaFall
The Rise of Queensdale* | Gloomhaven
Pandemic Legacy: Season 1
The 7th Continent
Arkham Horror: The Card Game
Mechs vs. Minions
Star Wars: Imperial Assault
Pandemic Legacy: Season 2
Kingdom Death: Monster
Descent: Journeys in the Dark (Second Edition)
Arcadia Quest |
* Esses jogos não estão listados como da família de jogos campanha.
A princípio eu imaginei que Legacy seria um subgrupo de Campanha, mas 3 dos Top 10 Legacy não estão cadastrados como Campanha. Como não joguei nenhum deles, não sei se seria falha de cadastramento ou se, de fato, há uma grande interseção mas são grupos distintos de jogos. Até fiquei curioso como funcionaria um jogo legacy que não tenha um roteiro de campanha envolvido. Seria um jogo cujo desafio vai aumentando a medida que você vai perdendo recursos até o momento que não se consiga mais vencê-lo?
Acho que o trauma do
TiagoSales no que tange os Legacy não é necessariamente pelo estilo do jogo, mas sim seu apelo. Jogos com campanha possuem um apelo menor para a conclusão ou exaustão do jogo. A família Zombicide tem em cada caixa 10 missões (de certa forma, concatenadas por um enredo muito leve), mas nem todo mundo fica compelido a jogá-las. Quando alguém questiona por que
Descent: Journeys in the Dark (second edition) deixa de ver mesa, o jogador diz sem peso na consciência que "cansou", "enjoou", ou outro motivo qualquer que poderia ser aplicado a qualquer outro tipo de jogo. Já o apelo em concluir a história de um legacy é muito maior e quando se faz a mesma indagação sobre o
SeaFall não ver mesa, a resposta tende a ser de outro gênero. O jogador coloca sentimentos mais negativos dizendo que "desistiu" ou "abandonou" ou ainda qualifica negativamente o jogo. Aparentemente há uma culpa por não concluir um legacy que não está presente num que seja apenas campanha.
Viajei muito?