O que dá para Jogar? #19: Epic Cardgame
Olá galera, de volta com mais um material do “O que dá para Jogar?”, post dedicado a falar brevemente sobre jogos rápidos que podem ser jogados antes ou depois daquele jogo mais longo, e para o post de hoje vou falar de Epic, um jogo que possui muita similaridade com Magic, um cardgame que joguei por muito tempo, mas que infelizmente tive que me afastar devido ao seu valor de custo.
Sobre o Jogo
Epic cardgame é um jogo para 2 a 4 jogadores com um tempo médio de 20 minutos por partida. No jogo, cada jogador terá um baralho com 30 cartas, entre eventos e campeões, que podem ser escolhidas aleatoriamente ou serem pegas todas as cartas de um alinhamento a sua escolha. Os jogadores nesse jogo são deuses que invocarão seus exércitos e eventos para travar batalhas por eles no mundo mortal. O objetivo do jogo é simples, eliminar seu oponente e ser o deus vitorioso dessa guerra.
O sistema do jogo é bem simples, no começo do seu turno o jogador recebe uma moeda de ouro que pode ser usada para baixar cartas de campeões e eventos mais poderosos. O jogador pode invocar cartas de evento e campeões a vontade, pois muitas dessas cartas possui custo zero, porém as cartas que custam ouro para serem baixadas estão limitadas a apenas uma por turno.
Como o jogo só possui dois tipos de cartas, não há muita complicação para se aprender essa parte, as cartas de campeões ficam em jogo e podem ser usadas para atacar o seu oponente ou lhe auxiliar na defesa contra o ataque do seu inimigo, já as cartas de eventos têm um efeito imediato, que é resolvido assim que é usado e depois é descartado.
O jogo segue nesse esquema, onde os jogadores vão alternando seus turnos e baixando seus campeões e eventos para derrotar o inimigo, até alguém perder 30 pontos de vida, declarando um dos jogadores como o vitorioso da partida.
Considerações sobre o Jogo
Epic cardgame é um jogo que logo de cara lembra muito o Magic. Para aqueles que jogaram Magic, ao ver o Epic, logo virá à memória as suas semelhanças com suas criaturas e magias. No entanto, Epic não é colecionável, o que o torna muito mais acessível a todos.
Epic também é um jogo muito mais rápido que Magic, sua partida pode acabar muito rápido, podendo até mesmo durar menos de 20 minutos, já que suas criaturas e eventos possuem efeitos bem destrutivos em jogo. Um ponto que eu e meu grupo observamos é que não há um balanceamento muito bem feito no jogo, mas isso é uma opinião nossa, pode ser muito bem que estejamos errados.
Playmat que vinha na versão de Kickstarter do jogo (se não me engano).
À primeira vista, um dos principais pontos fracos de Epic é que jogadores mais iniciantes podem se confundir um pouco com a grande quantidade de habilidades e poderes que as criaturas do jogo podem ter e seus diferentes modos de utilizá-los, isso pode complicar a vida de alguns jogadores logo de cara, porém todas as habilidades do jogo são simples de explicar e bem fáceis de entender, após umas duas partidas já dá para se pegar bem seus efeitos e começar a fazer grandes combos com as habilidades dos campeões e dos efeitos dos eventos.
Outro ponto interessante que achei em Epic é que os jogadores podem jogar diversos modos de jogo, e além disso, caso os jogadores possuam mais de um baralho, eles podem adicioná-lo para que mais pessoas possam jogar.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: